Os Hinos do Futebol Carioca, de Coelho Neto a Lamartine Babo

Os Hinos do Futebol Carioca, de Coelho Neto a Lamartine Babo

 

Título: Os Hinos do Futebol Carioca, de Coelho Neto a Lamartine Babo

Ano de Lançamento: 2012

Número de Páginas:

Autor(es): Bruno de Castro Souza

Editora: SEI

É claro que não se trata, aqui, de nenhuma partida de futebol, não, não é futebol, mas, sim, um dos temperos que se misturará àquela paixão, fazendo de cada agremiação – de acordo com seus “cozinheiros” – a mais representativa de seus súditos, pois é exatamente a partir deles que se perpetuará a unidade esportiva, cujo símbolo de união se chama o hino de cada clube.

Espraiando-se sobre esse apaixonante tema, o escritor Bruno Castro apresenta a origem, a história e o valor dos hinos dos clubes cariocas, bem como – baseado em estudo de seriedade inconteste – faz desfilar, ao longo da obra, os nomes de seus criadores, sejam dos hinos oficiais, sejam dos populares, como as imortais obras de Lamartine Babo.

Assim, com desenvoltura e conhecimento, o autor traz, numa linguagem simples, um momento de verdadeiro lazer esportivo, mostrando a todos nós nossas falácias clubísticas, o que, de certo modo, se torna prazeroso, pois leva o leitor a buscar outras informações, guiando-se pelo caminho aberto pelo belo trabalho, aqui exposto, sobre o hinário oficial e popular dos clubes cariocas.

Não podemos deixar de citar a maestria do autor ao se preocupar com a parte musical das obras referidas, além dos conteúdos social, político e econômico abordados nos mesmos.

O embrião de cada agremiação, surgindo como força eterna de paixão, levará cada torcedor-leitor a saber o motivo pelo qual entra em transe ao estar diante de seu clube nos estádios. Isso porque entidades como Fluminense, Botafogo, América, Flamengo e Vasco da Gama, acompanhadas de seus símbolos, conotam prontidão por parte de seus legionários, pois, conforme cita nosso escritor,
“os hinos entoados pelas torcidas apresentam ícones musicais de identidade coletiva que constroem e reconstroem sistematicamente a paixão do torcedor”.

Portanto, vamos mergulhar nesse convidativo e leve livro que Bruno Castro, desintencionalmente, presenteia a biblioteca esportiva e literária do Brasil.