-1934:
Presidente: José Bastos Padilha.
Títulos:
Futebol: Torneio Extra do Rio de Janeiro
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Brasileiro Masculino
Remo: Campeonato Cario (Liga Carioca de Remo)
Prova Clássica Pereira Passos
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal
Halterofilismo: Campeonato Carioca
Esgrima: Campeonato Carioca.
Provavelmente, o fato mais importante nesse ano tenha sido a eleição de José Bastos Padilha para presidência do Flamengo. Durante sua gestão, Padilha conseguiu aumentar e muito a popularidade do Flamengo, trazendo craques como Domingos da Guia e Leônidas da Silva, os maiores craques do Brasil, para jogarem pelo Flamengo e também conseguiu melhorar a parte social do clube, inaugurando a sede da Gávea. Com certeza, foi um dos maiores presidentes da história do Flamengo.
No futebol, com o início do profissionalismo, que ainda provocava protestos por parte daqueles mais tradicionalistas, o Flamengo tentava recuperar as conquistas de antes, pois desde 1927 o time não conquistava um título carioca. Porém, ainda não possuía um time capaz de ser campeão. Tanto que não fez uma grande campanha e terminou o campeonato em sexto lugar. O único fato que merece ser relatado é que o jogador Alfredinho foi o artilheiro do campeonato, com 9 gols.
A grande novidade no futebol carioca foi a criação do Torneio Extra, que visava o aumento da quantidade de jogos e consequentemente da arrecadação, já que agora era necessário pagar salários aos atletas. Esse torneio ocorreu após o Campeonato Carioca, a partir de setembro, sendo disputado pelos clubes que eram ligados a Liga Carioca de Futebol, que apoiava o profissionalismo. O Flamengo estréia vencendo o São Cristóvão por 4 x 0. Após perder para o América por 2 x 1, o Flamengo engrena e vence o Fluminense por 2 x 0, o Bonsucesso por 5 x 1 e o Vasco da Gama por 4 x 1. Como o torneio tinha dois turnos, o Flamengo obtém nova vitória sobre o Fluminense, por 2 x 1. O Vasco da Gama não comparece para jogar com o Flamengo e perde por W x 0. Ao final do ano, o Flamengo termina empatado em pontos com o Fluminense e como não havia mais datas, a decisão ficou para o ano seguinte. Para quem diz que o futebol brasileiro não é bem administrado, podemos ver que a desorganização não é de hoje. Só para adiantar, o Flamengo se sagrou campeão desse primeiro Torneio Extra.
No Basquete, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro Masculino.
No Remo, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca pela Liga Carioca de Remo, a Prova Clássica Pereira Passos e o Bicampeonato da Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal.
No Halterofilismo, o Flamengo sagra-se Campeão Carioca.
Na Esgrima, o Flamengo sagra-se Pentacampeão Carioca.
-1935:
Presidente: José Bastos Padilha.
Títulos:
Futebol: Taça Goulart (RJ)
Campeonato Carioca de 2º Quadro
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Remo: Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal
Campeonato Carioca (Liga Carioca)
Halterofilismo: Campeonato Carioca
Esgrima: Campeonato Carioca.
Campeonato Carioca Individual de Sabre
Campeonato Carioca Individual de Florete
Hockey: Campeonato Carioca
Campeonato Rio-São Paulo
Em 10 de fevereiro, no campo do América, na Rua Campos Salles, Flamengo e Fluminense disputam o título do Torneio Extra do ano anterior. O Flamengo formou com Germano, Carlos Alves, Marin, Alemão, Barbosa, Reinaldo, Sá, Doca, Alfredo, Nelson e Jarbas. A 1 minuto de jogo, o Fluminense faz 1 x 0 com Vicentinho. Aos 20 minutos, Sá empata o jogo e aos 25 do segundo tempo, Jarbas marca o gol da vitória do Flamengo. O Flamengo ia aos poucos montando um time para ser campeão carioca, já que sua torcida já sentia a falta de um título.
Como novidade, mais um torneio foi criado. O Torneio Aberto do Rio de Janeiro, que poderia ser disputado por equipes profissionais e amadoras da cidade. Até o time do Corpo de Fuzileiros Navais participou desse torneio, assim como o Byron de Niterói, o Anchieta, o Bandeirantes e o Modesto. Infelizmente o Flamengo não conseguiu esse título.
No Campeonato Carioca, mais uma vez ocorre uma cisão. Em substituição a AMEA, que ainda era ligada ao Amadorismo, é criada a Federação Metropolitana de Desportos(FMD), que contava com a participação de Botafogo, Vasco, Olaria, Bangu, Brasil, São Cristóvão, Carioca, Madureira e Andaraí, sendo o campeonato reconhecido pela CBD. O campeão foi o Botafogo. Do outro lado, o campeonato da Liga Carioca de Futebol (LCF), que era ligada ao Profissionalismo, contava com Flamengo, Fluminense, América, Portuguesa, Bonsucesso, e Modesto. O Flamengo apresentou altos e baixos durante o campeonato e não conseguiu chegar ao título mais uma vez. Como o campeonato contava com poucos times, foram realizados três turnos, sendo o América o campeão.
Nesse ano, o jogador Arthur Friedenreich voltou a vestir a camisa do Flamengo. Já em fim de carreira, jogou algumas partidas, porém sem mostrar o grande futebol que sempre o caracterizou, sendo reconhecido até fora do país, como o maior jogador brasileiro da fase do amadorismo.
Em amistoso realizado em 11 de julho, o Flamengo vence a Seleção de Niterói (ou Nictheroy, como se escrevia na época) por 4 x 2 e conquista a Taça Goulart.
O time de 2º Quadro de futebol conquista o Campeonato Carioca, já pertencendo a Liga Carioca de Futebol, que apoiava o profissionalismo.
No Basquete, o Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca.
No Halterofilismo, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca.
No Remo, o Flamengo conquista o Tricampeonato da Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal. Também conquista o Tricampeonato Carioca pela Liga Carioca de Remo.
Na Esgrima, o Flamengo sagra-se Hexacampeão Carioca. Conquista também o Campeonato Individual de Sabre e Florete.
No Hockey, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca de 1935 e o Campeonato Rio-São Paulo.
-1936:
Presidente: José Bastos Padilha
Títulos:
Futebol: Torneio Aberto do Rio de Janeiro
Campeonato Carioca Juvenil
Taça Professor Souza e Silva (PR)
Taça João Viana Seiller (PR)
Atletismo: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Infantil B, Infantil A, de Novos, de Novíssimos e de Estreantes.
Remo: Prova Clássica Pereira Passos
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal
Prova Clássica Montevidéu Rowing Club
Prova Clássica Comandante Midosi
Campeonato Carioca (Liga Carioca)
Prova Clássica Montevidéu Rowing Club de Novíssimos
Pólo Aquático: Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro
Torneio Início do Rio de Janeiro
Torneio Início da 2ª divisão do Rio de Janeiro
Halterofilismo: Campeonato Carioca
Esgrima: Campeonato Carioca.
Em 1936, o presidente José Bastos Padilha contrata Domingos da Guia, o maior zagueiro do futebol brasileiro de todos os tempos. Jogador de toque refinado e grande categoria técnica, que era capaz de dominar uma bola dentro de sua área e ao invés de dar um chutão para a frente, saía driblando seus adversários, sempre demonstrando grande frieza. Por sinal a família da Guia teve outros representantes no futebol rubro-negro, como o jogador Médio (Mamede Antônio da Guia) e Ladislau (Ladislau Antônio da Guia), porém o grande Domingos foi insuperável. Jogou durante oito anos pelo Flamengo.
Outro jogador contratado pelo Flamengo, Leônidas da Silva, foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, considerado e respeitado por todo o mundo, tendo como sua maior glória a participação na Copa do Mundo de 1938, na França. Ficou famoso também por criar uma jogada conhecida até hoje como bicicleta, que consistia em jogar o corpo para trás e chutar a bola por cima da cabeça, fazendo um movimento como de uma pedalada, com o corpo suspenso no ar. Ganhou dois apelidos: Homem de Borracha e Diamante Negro, sendo homenageado por uma fábrica de chocolates com o nome em um de seus produtos, apreciados até hoje. Dizia-se até que o Brasil possuía três grandes ídolos: Getúlio Vargas, Orlando Silva, o "Cantor das Multidões" e Leônidas da Silva.
Finalmente, o Flamengo contrata Fausto, chamado de “A Maravilha Negra”. Jogador técnico, de toque refinado, que reforçou e muito o time. Com estes três jogadores citados, a popularidade do Flamengo, que já era enorme, aumentou demais.
A eles se juntavam jogadores como Yustrich, goleiro que fez nome no Flamengo e mais tarde, na década de setenta, viria a ser um de seus técnicos. Também se destacavam os jogadores Sá e Jarbas. Com esse time, o Flamengo definitivamente recuperava o seu prestígio no futebol, levando verdadeiras multidões aos seus jogos e aumentando o número de torcedores em todo o Brasil.
O time inicia a campanha disputando amistosos no Paraná. Conquista a Taça Professor Souza e Silva, derrotando um combinado paranaense por 3 x 0 e conquista o Troféu João Viana Seiller, derrotando o time do Coritiba por 7 x 2. Ao retornar ao Rio de Janeiro, o Flamengo disputa o Torneio Aberto e passa facilmente pelos seus adversários, até chegar a última rodada empatado com o Fluminense, que possuía um grande time, onde despontavam os jogadores Hércules e Russo. O jogo disputado em 13 de setembro, no Estádio das Laranjeiras, termina empatado em 1 x 1, com gols de Hércules e Jarbas. É marcado então, um jogo decisivo, que foi realizado no Estádio das Laranjeiras e vencido pelo Flamengo, por 1 x 0, gol de Sá. O time campeão formou com Yustrich, Domingos da Guia, Marin, Oto, Fausto, Médio, Sá, Caldeira, Alfredo, Leônidas da Silva e Jarbas.
No Campeonato Carioca, o Flamengo realizou uma boa campanha e chegou ao final da competição empatado com o Fluminense, sendo necessário uma decisão. No primeiro jogo, houve empate de 2 x 2, em jogo realizado em 20 de dezembro, no Estádio das Laranjeiras, com gols de Leônidas para o Flamengo e Russo e Hércules para o Fluminense. No segundo jogo, realizado em 23 de dezembro, o Flamengo foi derrotado por 4 x 1. No último jogo, realizado em 27 de dezembro, após empate de 1 x 1, com gols de Leônidas e Hércules, o Fluminense sagrava-se campeão carioca, ficando o Flamengo com o vice-campeonato. Pelo menos, mesmo perdendo o título, o Flamengo apresentava um time competitivo, que conseguiu lutar pelo título, o que não ocorria há 9 anos.
O Flamengo conquistou o título carioca de futebol juvenil.
No Atletismo, o Flamengo começa a despontar com uma equipe de jovens atletas, que futuramente daria muitos títulos ao Clube. Foi campeão nesse ano nas categorias Infantil A e B, de Novos, Novíssimos e Estreantes, sem contar o título da categoria Adulta.
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Pereira Passos, a Prova Clássica Montevidéu Rowing Club, a Prova Clássica Comandante Midosi e pela quarta vez consecutiva a Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal. Também conquista o Tetracampeonato Carioca pela Liga Carioca de Remo. Na categoria Novíssimos, o Flamengo conquista a Prova Clássica Montevidéu Rowing Club.
No Pólo Aquático, o Flamengo conquista o Torneio Relâmpago, o Torneio Início e o Torneio Início da 2ª divisão.
No Halterofilismo, o Flamengo sagra-se Tricampeão Carioca.
Na Esgrima, o Flamengo conquistava o Heptacampeonato Carioca.
-1937:
Presidente: José Bastos Padilha.
Títulos:
Futebol: Taça da Paz (Taça Armando Salles Oliveira)
Remo: Prova Clássica Pereira Passos
Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal
Campeonato Carioca (Liga Carioca)
Atletismo: Prova Rústica da Lagoa
Esgrima: Campeonato Carioca
Campeonato Carioca Individual de Sabre
Campeonato Carioca Individual de Florete
Halterofilismo: Campeonato Carioca
Jiu Jitsu: Campeonato Carioca Peso Médio
Campeonato Carioca Peso Mosca
Luta Livre: Campeonato Carioca Peso Médio
Campeonato Carioca Peso Mosca
Boxe: Campeonato Carioca Peso Médio
Campeonato Carioca Peso Pesado
O ano de 1937 apresenta uma grande novidade no futebol rubro-negro. O Flamengo contrata um técnico estrangeiro para dirigir o time. Traz da Europa o húngaro Dori Krueschner, que implanta um novo esquema de jogo conhecido por WM e promete transformar o Flamengo no melhor time de futebol do mundo.
No início, várias pessoas acharam uma excentricidade o Flamengo trazer o técnico e logo começaram a achar estranho o método de treinamento implantado, como por exemplo o treino sem bola. Na verdade Krueschner estava a alguns anos à frente do futebol brasileiro e muitos não o entendiam. Somente a visão inovadora de José Bastos Padilha fez com que ele continuasse a treinar o Flamengo.
O time começa o ano como um dos grandes favoritos a conquista do campeonato carioca e já passa a contar com quatro jogadores argentinos no elenco: Novo, Valido, Villa e Arcádio Lopez. Esses jogadores fizeram parte do Combinado Beccar-Varela, composto por jogadores argentinos que se rebelaram em seu país e fizeram amistosos no Rio de Janeiro. Dos quatro, somente Valido viria a fazer história e a entrar para sempre na galeria dos grandes heróis rubro-negros. Porém, o time não inicia bem o ano e é desclassificado do Torneio Aberto, ao perder de 4 x 1 para o Fluminense, que na época, contava com o melhor time do Rio de Janeiro.
Finalmente, em 1937 a paz volta a reinar no futebol do Rio de Janeiro. Ocorre a unificação dos campeonatos, sendo criada a Liga de Futebol do Rio de Janeiro, com todos os clubes já tendo implantado o profissionalismo e seguindo juntos na mesma direção. Antes do início do Campeonato Carioca, o Flamengo disputa alguns amistosos e num desses, contra o Botafogo, em 28 de agosto, no Estádio das Laranjeiras, ganha por 3 x 2, com gols de Valido e dois de Cosso e ganha a Taça da Paz, também chamada de Taça Armando Salles Oliveira.
A sede da Gávea estava sendo construída e o novo estádio do Flamengo já estava quase pronto. O campo ficaria às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo um grande lance de arquibancadas construído em um dos lados do campo. Se compararmos as fotos da época com as de hoje, vamos notar que a atual sede da Gávea ocupa uma grande área que foi construída sobre aterro, inclusive a nova sede.
Outra novidade no futebol rubro-negro foi a inclusão do segundo uniforme, para facilitar a visão dos jogadores nos jogos noturnos. Como a iluminação não era de grande qualidade, o Flamengo instituiu um uniforme com camisas brancas, com apenas uma listra vermelha e outra preta no meio do peito, com o escudo colocado sobre as listras, calções brancos e meias brancas. O escudo dessa camisa era diferente da camisa rubro-negra, que apenas apresentava as letras CRF estilizadas sobre o coração, enquanto que na nova camisa o escudo era o oficial do futebol, já que o remo tinha seu escudo, que apresentava duas pás de remos cruzadas sobre uma âncora e as letras CRF separadas. Porém, o Flamengo utilizaria pela primeira vez o seu segundo uniforme apenas em 9 de janeiro de 1938, na vitória de 3 x 2 sobre o América, em jogo ainda válido pelo Campeonato Carioca de 1937.
O Flamengo inicia o Campeonato após excursão ao sul, quando empatou com o Grêmio por 1 x 1, enfrentou duas vezes o Internacional, empatando por 2 x 2 e vencendo por 2 x 1 e venceu o Cruzeiro de Porto Alegre por 3 x 1. No início, dois tropeços: perde de 4 x 0 para o São Cristóvão e empata em 3 x 3 com o Vasco da Gama, jogando pela primeira vez em São Januário. A seguir, o Flamengo tem uma grande recuperação e vence a grande maioria dos jogos. Porém, o campeonato não consegue terminar em 1937, sendo complementado em 1938.
Na Natação, o fato marcante é a contratação do técnico Luís Lima, que monta uma equipe de grandes nadadores revelados no clube, que leva à conquista do tricampeonato carioca, de 1938 a 1940.
No Halterofilismo, o Flamengo sagra-se Tetracampeão Carioca.
Na Esgrima, o Flamengo conquista o Octacampeonato Carioca. Também conquista o Campeonato Individual de Florete e Sabre
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Pereira Passos pela segunda vez consecutiva e a Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal pela quinta vez consecutiva. Também conquista o Pentacampeonato Carioca pela Liga Carioca de Remo.
No Atletismo, o Flamengo conquista a Prova Rústica da Lagoa.
No Jiu Jitsu, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca nas categorias Peso Médio e Mosca.
Na Luta Livre, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca nas categorias Peso Médio e Mosca.
No Boxe, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca nas categorias Peso Médio e Pesado.
-1938:
Presidente: José Bastos Padilha (renunciou) e Raul Dias Gonçalves.
Títulos:
Futebol: Troféu Flamengo x Bahia (BA)
Troféu Sulacap (BA)
Troféu Assiscurcizioni Generali (BA)
Natação: Campeonato Carioca Absoluto.
Remo: Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira
Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira de Novíssimos
Esgrima: Torneio de Florete Juvenil
Boxe: Campeonato Carioca
O campeonato carioca de 1937 continua a ser disputado e em 02 de janeiro de 1938, o Flamengo derrota o Andaraí por 9 x 3. A seguir, vence de 3 x 2 o América, na partida que marcou a estréia do segundo uniforme. Posteriormente, vitórias de 7 x 0 sobre o Bonsucesso e 5 x 1 sobre o Vasco da Gama dão a impressão de que o time vai conseguir chegar finalmente ao tão sonhado título. Porém, havia o Fluminense no caminho e após empatar por 1 x 1 em 26 de janeiro, no Estádio das Laranjeiras, o Flamengo amargava mais um vice-campeonato.
Após vencer o Vasco por 5 x 2 em amistoso, o Flamengo disputa amistosos na Bahia, conquistando o Troféu Assiscurcizioni Generali ao vencer o Botafogo da Bahia por 7 x 1 em 20 de março, o Troféu Bahia x Flamengo em 27 de março, na vitória por 5 x 2 sobre o tricolor baiano e o Troféu Sulacap, ao vencer em 03 de abril o Galícia por 4 x 2. Posteriormente, retorna para a disputa do primeiro Torneio Municipal. Era mais um campeonato que seria disputado pelos times da cidade do Rio de Janeiro.
O time do Flamengo perde três de seus principais jogadores para a Seleção Brasileira que foi disputar a Copa do Mundo da França: Leônidas da Silva, Domingos da Guia e o goleiro Walter Goulart. Com isso, a participação no Torneio Municipal foi decepcionante, obtendo 10 derrotas. Logo após, inicia-se o Campeonato Carioca e o Flamengo na segunda rodada enfrenta o Vasco da Gama, inaugurando seu novo estádio, na Gávea, em 04 de setembro. Foi realizada uma grande festa para a inauguração da nova sede, que veio coroar a administração de José Bastos Padilha. Só faltava o título carioca. Nesse primeiro jogo, infelizmente o Flamengo é derrotado pelo Vasco da Gama por 2 x 0 e a situação do técnico Dori Krueschner fica insustentável.
Além dos resultados desfavoráveis, houve também um fato marcante para a saída do técnico. O jogador Fausto foi deslocado para a zaga pelo treinador, pois via que o mesmo não conseguia ter fôlego para jogar no ataque. O jogador começou a fazer pressão sobre o treinador, contrariado com a situação, o que fazia a diretoria exigir a saída do técnico. O que todos não sabiam, era que Fausto sofria de Tuberculose Pulmonar, o que viria a acabar com sua carreira e com sua vida em muito breve. O que o técnico fez foi correto, porém, como não contava com a simpatia de muitos dentro do clube, foi forçado a rescindir o contrato com o Flamengo, após ser derrotado pelo Fluminense.
O posto de técnico foi ocupado por Hilton Santos, que posteriormente viria a assumir a presidência do Flamengo, nas décadas de 40 e 50. Com Hilton Santos, a paz volta a reinar e o Flamengo engrena no campeonato, conseguindo inclusive vitórias por 5 x 0 sobre o Botafogo, 3 x 1 sobre o América, 5 x 2 sobre o Fluminense e 2 x 0 sobre o Botafogo. Mas o campeonato mais uma vez não terminaria no mesmo ano. Como não havia datas, a fase final foi realizada no início de 1939.
Em amistosos realizados contra times de São Paulo, o Flamengo venceu o Corinthians por 3 x 1 e o São Paulo por 4 x 2, jogando na capital paulista. A partir de setembro, o Flamengo disputa o Torneio Extra, em dois turnos, contra América, Botafogo, Vasco e São Cristóvão. O Flamengo joga o torneio com um time mesclado com reservas e não consegue conquistá-lo.
No esporte amador, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca de Natação. Nesse esporte, o Flamengo apresentava uma fortíssima equipe, praticamente invencível, que contava com nadadores do porte de Piedade Coutinho, Scyla Venâncio, Lygia Cordovil e Geysa Carvalho, conhecidas como as "Fortalezas Voadoras", e Armando Coelho de Freitas, Hugo Uruguay, Moacir Marques Machado, Túlio Saramarcos, Ivan Freysleben, Aldo Barilari, Oscar Zaniga, Guilherme Bunguer e Eduardo Laplan.
Em 1938, chega ao Flamengo a nadadora Piedade Coutinho. Chamada carinhosamente de "Filhinha" pelos companheiros de clube, sagra-se tricampeã de 1938 a 1940, foi tetracampeã sul-americana e chegou às finais em duas das três Olimpíadas que disputou (Berlim em 1936, Londres em 1948 e Helsinque em 1952). Estabeleceu recordes brasileiros e sul-americanos nos 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m nado livre. Também foi recordista do revezamento 4 x 100m livre, juntamente com as companheiras que formavam as "Fortalezas Voadoras".
Armando Coelho de Freitas foi o primeiro nadador da América do Sul a baixar o minuto nos 100m livres. Sagrou-se tetracampeão de 1937 a 1940 e ganhou a Taça Peter Fick, dada ao nadador mais veloz do país. Outro nome de destaque é de Moacir Marques Machado, que chegou ao Flamengo em 1927. Foi o introdutor do nado borboleta. Bateu 2 vezes o recorde nos 400m no nado de peito.
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira. Na categoria de Novíssimos, o Flamengo conquista a Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira.
No Vôlei, o Flamengo Conquista o Campeonato Carioca Feminino Adulto
Na Esgrima, o Flamengo conquista o Torneio de Florete Juvenil.
No Boxe, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca.
-1939:
Presidente: Gustavo Adolpho de Carvalho.
Títulos:
Futebol: Campeão Carioca
Natação: Campeão Carioca Absoluto.
Remo: Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal
Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira
Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira de Novíssimos
Boxe: Campeão Carioca
Esgrima: Campeonato Carioca Individual de Florete
Campeonato Carioca Individual de Sabre
As duas últimas rodadas do campeonato de 1938 foram disputadas em 3 e 5 de janeiro, com o Flamengo empatando por 2 x 2 com o Bangu e vencendo o São Cristóvão por 4 x 2. Com isso, o Flamengo ficava mais uma vez com o vice-campeonato, tendo o Fluminense conquistado o tricampeonato carioca. Leônidas da Silva foi o artilheiro do Flamengo com 15 gols. O artilheiro do campeonato foi Carvalho Leite do Botafogo, com 16 gols.
O Flamengo monta um grande time, que além de vencer o campeonato de 1939, serviria de base para a conquista do seu primeiro tricampeonato carioca. O time era formado por Yustrich, Domingos da Guia, Newton Canegal, Artigas, Volante, Médio, Sá, Valido, Leônidas, Gonzales e Jarbas.
Antes do Campeonato Carioca, o Flamengo disputou o Torneio Início e ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Madureira no desempate por escanteios. No Campeonato Carioca, o time jogou muito bem, crescendo durante a competição e obteve vitórias importantes como por 4 x 1 no Botafogo, 2 x 1 no Fluminense, 2 x 1 no América, 3 x 0 no Vasco da Gama e 2 x 1 no Fluminense. O time era dirigido por Flavio Costa.
Em 03 de dezembro, o Flamengo entra no Estádio das Laranjeiras para disputar o último jogo contra o Vasco, já portando as faixas de campeão, desfilando no campo do Fluminense, sob aplausos e chuva de confetes e serpentinas. O time ficou perfilado para as tradicionais fotografias, enquanto era ovacionado pela torcida presente. O estádio recebe um público enorme, deixando várias pessoas de fora, que lutavam para presenciar o título do Flamengo. Afinal, desde 1927, o Flamengo não conquistava o campeonato da cidade, o que deixava sua imensa torcida frustrada. Aos 7 minutos, Valido abre o placar para o Flamengo e o primeiro tempo fica assim. No segundo tempo, o Flamengo parte para cima do Vasco e Gonzales aos 31, Leônidas aos 34 e Gonzales aos 39 minutos decretam o fim do jejum e a goleada sobre o rival. A festa que se seguiu foi enorme. A torcida enlouquecida saiu pelas ruas do Rio de Janeiro, em grande comemoração. O trânsito na Praia do Flamengo ficou interditado devido a multidão que comemorava nas ruas.
Para terminar o ano, o Flamengo recebe o time do Independiente da Argentina para dois amistosos, no Estádio de São Januário. No primeiro, o Flamengo é derrotado por 4 x 3 e no segundo vence por 2 x 1. O fato marcante nesses jogos é que o Flamengo lança em seu time um jovem jogador, vindo de Niterói, onde atuou pelo time do Byron e que impressionara o técnico Flavio Costa em seu primeiro treino, na Gávea. Seu nome era Thomaz Soares da Silva, que ficou conhecido pelo nome de Zizinho. Zizinho foi o maior jogador brasileiro de sua época, formando com Friedenreich, Leônidas da Silva, Domingos da Guia e posteriormente Zico os maiores jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra, juntamente com tantos outros craques inesquecíveis. Até Pelé, que viria a vestir a camisa do Flamengo em 1979, para um amistoso, sempre disse que Zizinho havia sido seu grande ídolo na infância.
A Natação rubro-negra conquista o Bicampeonato Carioca, com sua equipe fantástica. Ivan Freysleben foi o recordista brasileiro e sul-americano nos 200 m costas. Em 1940, bateu o recorde sul-americano dos 400 m costas e foi campeão pan-americano dos 100 m costas.
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Prefeitura do Distrito Federal e a Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira pela segunda vez consecutiva. Na categoria de Novíssimos, o Flamengo conquista a Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira.
No Boxe, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca.
Na Esgrima, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca Individual de Sabe e Florete.
-1940:
Presidente: Gustavo Adolpho de Carvalho
Títulos:
Futebol: Torneio Rio-São Paulo
Taça Royal (SP)
Basquete: Torneio do Brasil (Masculino)
Remo: Campeonato Carioca
Vôlei: Campeonato Carioca da 2ªDivisão Masculino
Natação: Campeonato Carioca Absoluto.
Boxe: Campeonato Carioca
Esgrima: Campeonato Metropolitano de Sabre
O Flamengo apresentava em sua presidência desde o ano anterior uma figura que ficou marcada na história do clube. Gustavo de Carvalho foi o jogador que marcou o primeiro gol do Flamengo em 1912, na goleada de 15 x 2 sobre o Mangueira (durante muitos anos o placar deste jogo foi considerado como 16 x 2) e sob sua administração, o Flamengo conseguia ser campeão carioca novamente, em 1939.
No ano de 1940 ocorreu um torneio, que foi o precursor do Torneio Rio-São Paulo, que seria disputado anos mais tarde. Os times do Rio de Janeiro e de São Paulo disputariam esse torneio em dois turnos, sendo que os jogos entre os times da mesma cidade seriam válidos pelo segundo turno do campeonato de cada cidade e pelo Torneio Rio-São Paulo. Assim, o Flamengo inicia o Campeonato Carioca e obtém alguns resultados importantes como 8 x 1 no Madureira, 3 x 2 no Botafogo, 4 x 2 no Bangu, 2 x 1 no Fluminense, mas tropeça no América e no Vasco. A partir do segundo turno os jogos seriam válidos para os dois campeonatos, tendo o Flamengo um excelente desempenho, como nas vitórias de 6 x 3 sobre o América, 3 x 1 sobre o Palestra Itália (atual Palmeiras), 3 x 1 sobre o Corinthians, 3 x 2 sobre o Botafogo e 9 x 1 sobre a Portuguesa de Desportos, jogando no Pacaembu e na vitória de 3 x 0 sobre o Vasco da Gama.
A partir daí ocorrem dois fatos marcantes: o Torneio Rio-São-Paulo não estava dando retorno financeiro aos clubes paulistas e como não haveria datas para o segundo turno, pois o Campeonato Brasileiro de Seleções estava prestes a começar, os paulistas resolvem abandonar o torneio Com isso, o torneio foi suspenso. Como Flamengo e Fluminense estavam empatados em primeiro lugar, foram considerados os campeões, mesmo que de forma não oficial. Mas, caso houvesse critérios de desempate, o Flamengo seria campeão sozinho, pois ganhava do Fluminense em todos os critérios.
O outro fato foi que após a vitória de 9 x 1 sobre a Portuguesa, o jogador argentino Júlio Castillo, não apareceu para treinar, o que revoltou os diretores do Flamengo, que multaram o jogador. No dia seguinte, o jogador era levado às pressas para o Hospital São Sebastião, onde foi constatado Diabetes e cinco dias após, em 15 de setembro, veio a falecer, deixando a todos no Flamengo transtornados. Nesse mesmo dia, o Flamengo derrotava o Vasco por 3 x 0. Apesar da grande perda, o Flamengo seguiu bem no campeonato, derrotando o América por 1 x 0, o Fluminense por 2 x 1 e o Bangu por 6 x 2 . Mesmo assim, ficou com o vice-campeonato, sendo o Fluminense campeão da cidade. Leônidas foi o artilheiro do campeonato com 30 gols. Em 14 de maio, o Flamengo vai ao Pacaembu e vence o São Paulo por 2 x 0, conquistando a Taça Royal, oferecida pela casa Odeon.
No esporte amador, a grande notícia fica por conta do Remo, que após sete anos, vence o Campeonato Carioca, dando início ao Tetracampeonato que viria a seguir.
A Natação do Flamengo é Tricampeã da cidade do Rio de Janeiro.
O Flamengo conquista também o título do Campeonato Carioca Masculino de Vôlei da 2ª divisão.
O Basquete conquista o Torneio do Brasil.
No Boxe, o Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca.
-1941:
Presidente: Gustavo Adolpho de Carvalho.
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca Infantil
Remo: Campeonato Carioca
Prova Clássica Dr. Luiz Aranha
Prova Clássica Dr. Luiz Aranha de Novíssimos.
Em 1941, o Flamengo disputa a sua primeira competição internacional. O time vai a Argentina para disputar o Torneio Hexagonal da Argentina. Durante a competição, o Flamengo é derrotado pelo Independiente por 6 x 5, vence o San Lorenzo por 2 x 0 e perde para o Huracan por 3 x 1.
Para o Campeonato Carioca, o Flamengo contrata o jogador Silvio Pirillo, do Internacional de Porto Alegre, que se tornaria um dos maiores artilheiros da história rubro-negra e o maior artilheiro da história dos campeonatos cariocas, com 39 gols, exatamente no campeonato de 1941. Mas este fato criou um grande problema, pois Ari Barroso, rubro-negro até a alma, fez uma grande campanha contra Pirillo, pois não concordava com o fato do Flamengo se desfazer de Leônidas da Silva. Somente após os gols do artilheiro, foi que Ari passou a não atacar mais o jogador. O problema com Leônidas começou quando ele foi punido com 8 meses de prisão, por ter falsificado um atestado de reservista. Como o jogador não tinha mais um clima favorável dentro do clube, desagradando vários dirigentes com suas atitudes polêmicas, isso fez com que o Flamengo vendesse o passe de Leônidas no ano seguinte, para o São Paulo, por cifras altíssimas para a época.
No Campeonato Carioca, o Flamengo vence jogos importantes, como contra o Fluminense por 3 x 1 , o Vasco por 3 x 1, o Bangu por 7 x 0, o Fluminense por 4 x 1, o Vasco por 2 x 1, o São Cristóvão por 6 x 0, o Bangu por 6 x 2 e chega ao final do campeonato 1 ponto atrás do Fluminense.
No último jogo, o Flamengo entra no campo do Estádio da Gávea precisando da vitória para ser campeão. O empate daria o título ao Fluminense. O jogo é muito disputado e no primeiro tempo, o Fluminense faz 2 x 0 com gols de Pedro Amorim e Russo. Pirillo ainda faz o primeiro gol do Flamengo no primeiro tempo e deixa para o segundo tempo a decisão. No segundo tempo, o Flamengo parte para cima do Fluminense precisando virar o jogo. Após grande pressão, o Fluminense fica sem o jogador Carreiro, expulso após falta violenta. O goleiro do Fluminense joga lesionado e o Fluminense começa a dar chutões para todos os lados, para sustentar o resultado. Mas, aos 38 minutos, o artilheiro Pirillo marca o segundo gol do Flamengo e o jogo fica dramático. A partir daí, os jogadores do Fluminense, completamente dominados pelo Flamengo, acham uma alternativa. Chutar a bola por cima da grade que separava o campo do Flamengo da Lagoa Rodrigo de Freitas. Com isso, o cronometrista que marcava o tempo fora do campo era obrigado a parar o relógio, sob grande pressão dos jogadores do Flamengo. O jogo ficava parado por alguns minutos, até que a bola fosse resgatada da Lagoa. O jogo recomeçava e na primeira oportunidade, lá ia a bola de volta para as águas da Lagoa. E assim, o Fluminense foi levando o jogo até seu final e se sagrou campeão carioca em pleno Estádio da Gávea.
No final do ano, foi disputado o Torneio Extra em que o Flamengo ainda abalado pela perda do título, acaba fazendo uma campanha fraca.
Neste ano, chegam à Gávea os jogadores Biguá e Perácio, que entrariam para a galeria dos grandes atletas rubro-negros. Começava a se desenhar o famoso ataque Valido Pirillo, Zizinho Perácio e Vevé, sem contar a grande linha média com Jayme de Almeida e Biguá, que seria completada posteriormente com Bria. Estava nascendo o grande time do primeiro tricampeonato carioca.
Um fato interessante: a partir de 1941, os jogos passaram a ter 45 minutos de duração em cada tempo.
No esporte amador, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca de Remo e a Prova Clássica Dr. Luiz Aranha. Na categoria de Novíssimos, o Flamengo conquista a Prova Clássica Dr. Luiz Aranha. No futebol, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Infantil.
-1942:
Presidente: Gustavo Adolpho de Carvalho
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca
Troféu Elixir Sanativo
Campeonato Carioca Juvenil
Remo: Campeonato Carioca
Natação: Torneio Carioca Masculino
Boxe: Campeonato Carioca
Esgrima: Campeonato Carioca Individual de Florete
Em 1942, o Flamengo dá a partida para um grande feito: o primeiro tricampeonato carioca de futebol. Com uma equipe bem montada, o Flamengo literalmente atropela todos os seus adversários. O time foi formado com Yustrich (Jurandir), Domingos da Guia, Newton, Biguá, Volante, Jaime, Valido, Zizinho, Pirilo, Perácio e Vevé. A equipe é reforçada com a chegada de Jurandir, goleiro que se destacou no futebol paulista, inclusive defendendo a Seleção de São Paulo, e Perácio. Esse jogador estava meio esquecido, porém Flavio Costa viu nele a possibilidade de jogar com sucesso na equipe do Flamengo e praticamente exigiu a sua contratação.
No início do ano, o Flamengo disputou o Torneio Quinela de Ouro, que também ficou conhecido como Quinela de Ases ou Troféu Supremacia. Tomaram parte do torneio Flamengo, Fluminense, São Paulo, Corinthians e Palestra Itália. E por pouco o Flamengo não conquistou esse torneio, chegando em segundo lugar. Logo após, começa o Campeonato Carioca e de cara o Flamengo vence por 6 x 0 o Canto do Rio. Porém, tropeça com empates de 1 x 1 contra Botafogo e Vasco e 3 x 3 contra o Madureira. Aos poucos a equipe se acerta e vai vencendo todos os seus adversários, com destaque para as vitórias de 1 x 0 sobre o Vasco, 4 x 3 sobre o América, 6 x 0 sobre o Bangu, 1 x 0 sobre o Fluminense, 4 x 0 sobre o Botafogo, 2 x 1 sobre o Vasco e 8 x 5 sobre o América.
Até ser derrotado por 4 x 0 pelo Flamengo, o Botafogo liderava o campeonato de forma invicta e era um grande candidato ao título. O Flamengo já não contava com Leônidas da Silva, que fora negociado com o São Paulo. Na última rodada, o Flamengo precisava de um empate no jogo contra o Fluminense. O jogo realizado em 11 de outubro, no Estádio das Laranjeiras, foi muito disputado e com o Botafogo torcendo contra, para conquistar o título. O Flamengo entrou em campo com Jurandir, Domingos da Guia, Newton, Biguá, Volante, Jaime, Valido, Zizinho, Pirillo, Nandinho e Vevé. Aos 21 minutos, Pirillo marca 1 x 0 para o Flamengo. Aos 43 minutos, Carreiro empata para o Fluminense. O segundo tempo transcorre sobre grande pressão, porém o Flamengo consegue levar o resultado até o final e sagra-se Campeão Carioca de 1942.
Após grande hegemonia do Fluminense, que só não foi hexa-campeão carioca devido ao campeonato de 1939 (que foi conquistado pelo Flamengo), quebrando a sequência do tricampeonato conquistado em 1938, o Flamengo iniciava a sua hegemonia. Mesmo com a grande festa realizada pela torcida rubro-negra, o Botafogo tentou acabar com a festa do Flamengo, entrando com um recurso na Federação, solicitando os pontos do jogo em que empatou em 3 x 3 com o São Cristóvão. Em decisão unânime, por 8 votos a zero, o Flamengo conquista de fato e de direito o título de 1942.
Outro fato marcante nesse ano, foi a criação da primeira torcida organizada do Brasil. O baiano Jayme de Carvalho, torcedor ferrenho do Flamengo, resolve reunir alguns músicos amadores e leva a bandinha para as arquibancadas. Em 09 de agosto, no jogo contra o Fluminense, a bandinha se colocou atrás do gol do Fluminense e não aguentando o barulho, o goleiro tricolor interrompe a partida e reclama com o juiz da algazarra que a bandinha fazia. Não adiantou a reclamação, pois a bandinha não arredou pé. O Flamengo venceu por 1 x 0 e não parou mais.
O radialista Ary Barroso, grande torcedor do Flamengo e que também era músico, inclusive compondo "Aquarela do Brasil", não se conforma com o barulho causado por aqueles músicos amadores. Ao reclamar com o próprio Jayme de Carvalho, chamou aquela bandinha desafinada de charanga. Pois bem, sem querer, Ary dava o nome pelo qual ficou conhecida essa torcida, que tanto sucesso fez no Rio de Janeiro. A Charanga do Flamengo ou do Jayme de Carvalho, marcou uma época e Jayme ficaria conhecido como torcedor símbolo do Flamengo durante décadas.
Como também ficou conhecida a figura do Marinheiro Popeye, que foi escolhido como o mascote do Flamengo. Os jornais esportivos da época criaram personagens para divertidas histórias em quadrinhos, criadas pelo cartunista argentino Mollas, durante o campeonato. O Botafogo era representado pelo Pato Donald, o Fluminense por uma figura elegante com uma grande cartola, o Vasco era representado pela figura de um almirante gordo e bigodudo e o Flamengo teve no marinheiro Popeye seu mascote.
A figura de Ary Barroso também seria de grande importância no cenário esportivo, pois também narrava jogos de futebol, utilizando uma gaitinha, que tocava a cada gol ocorrido. Porém, era mais que evidente a paixão pelo Flamengo e o grande entusiasmo com que narrava os jogos, torcendo descaradamente para o rubro-negro. Chegava a se negar a narrar lances de perigo contra a meta do Flamengo ou a narrar gols contra seu time de coração. Odiado por muitos, mas amado por todos os rubro-negros, Ary também teve grande importância na criação de um grupo de notáveis rubro-negros, como José Lins do Rego, que se reuniam na Confeitaria Colombo, lugar tradicional do Rio de Janeiro, denominado de Dragões Negros. Esse grupo teve grande importância nas decisões internas do Flamengo e na contratação de grandes jogadores, como no caso da contratação ou quase sequestro do jogador Modesto Bria, no Paraguai. No ano de 1943, Ary Barroso consegue um avião e vai ao Paraguai, onde convence o jogador Modesto Bria a ir com ele para o Rio de Janeiro e jogar no Flamengo, tornando-se um dos grandes jogadores da história rubro-negra.
No Campeonato Carioca de Futebol Juvenil, o Flamengo também conquista o título, de forma brilhante.
O Remo conquista o Tricampeonato Carioca e volta a ter destaque nas raias de competição. Mais uma vez o Flamengo é considerado campeão de Terra e Mar, denominação dada desde a década de 20 ao clube que era campeão carioca de Futebol e de Remo.
Na Natação, o Flamengo conquista o Torneio Carioca Masculino.
No Boxe, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca.
-1943:
Presidente: Dario de Melo Pinto
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca
Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro
Campeonato Carioca Juvenil
Torneio Início Juvenil
Torneio Início da Primeira Divisão de Amadores
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Juvenil
Remo: Campeonato Carioca
Prova Clássica Dr. Luiz Aranha
Prova Clássica Dr. Luiz Aranha de Novíssimos.
Pugilismo: Campeonato Carioca.
Esgrima: Torneio de Promoção
O Flamengo inicia o ano de 1943 disputando um novo torneio, chamado de Torneio Relâmpago. Ele foi disputado em apenas uma semana e contou com a presença de Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e América. Ao derrotar o Botafogo por 4 x 1 e o América por 2 x 0 e empatar com o Vasco por 1 x 1, o time já entra campeão na última rodada contra o Fluminense. Mesmo sendo derrotado por 5 x 1, o Flamengo sagra-se campeão do primeiro Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro. Só para confirmar o título, o Flamengo disputa a seguir um amistoso com o mesmo Fluminense, no campo das Laranjeiras e o derrota por 1 x 0, gol de Pirillo.
Logo após, o Flamengo inicia a disputa do Torneio Municipal, que havia sido disputado apenas em 1938. Inicialmente, consegue vencer o Madureira por 3 x 1 e Canto do Rio por 4 x 1, porém perde pontos para América, Fluminense e São Cristóvão. Mesmo derrotando o Vasco por 2 x 0 e o Bangu por 5 x 1, o Flamengo não consegue conquistar esse título.
Para o Campeonato Carioca, o Flamengo tenta nova conquista, o que lhe daria o bicampeonato. O time já não contava com Valido, que havia se aposentado no final de 1942 e foi tocar a vida em sua gráfica. A campanha não foi tão brilhante, porém obteve resultados marcantes, como nas vitórias de 4 x 1 e 4 x 2 sobre o Botafogo, 2 x 0 sobre o Fluminense, 3 x 1 sobre o América e a grande vitória na penúltima rodada, de 6 x 2 sobre o Vasco da Gama. O jogo foi realizado no Estádio de General Severiano em 3 de outubro e o Flamengo jogou com Jurandir, Domingos da Guia, Newton, Biguá, Bria e Jaime, Jacir, Zizinho, Pirillo, Perácio e Vevé. Os gols foram marcados por Perácio(2), Pirillo(2), Vevé e Zizinho.
Na última rodada, o Flamengo joga contra o Bangu no Estádio da Gávea e vence por 5 x 0. A única alteração nesse time foi a entrada de Jarbas no lugar de Vevé. Os gols foram marcados por Perácio(3) e Pirillo(2). Logo após o jogo, a torcida do Flamengo invade as ruas do Rio de Janeiro, para comemorar o título de bicampeão carioca. Após uma semana, é realizado um jogo comemorativo contra uma Seleção Carioca e o Flamengo confirma o título de campeão com a vitória de 2 x 0.
A partir do final do ano, o Flamengo fica sem Domingos da Guia, que foi negociado a peso de ouro para o Corinthians.
No Campeonato Carioca Juvenil, o Flamengo também conquista o Bicampeonato. O time juvenil também conquista o Torneio Início pela primeira vez.
No Basquete, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Masculino Juvenil.
No Remo, o Flamengo é Tetracampeão Carioca, mantendo seus domínios em terra e mar. Conquista também a Prova Clássica Dr. Luiz Aranha. Na categoria de Novíssimos, o Flamengo conquista a Prova Clássica Dr. Luiz Aranha.
A partir desse ano, o Flamengo também passa a dominar os ringues de boxe, conquistando o Campeonato Carioca.
-1944:
Presidente: Dario de Melo Pinto.
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca
Remo: Prova Clássica Pereira Passos
Prova Clássica General Firmo Freire
Prova Clássica Luiz Aranha
Prova Clássica Firmo Freire de Estreantes
Pugilismo: Campeonato Carioca.
Esgrima: Taça Thomaz Carrilho.
Taça Eficiência
Torneio de Promoção
Torneio de Estreantes
Campeonato Carioca Individual de Florete
Campeonato Carioca Individual de Sabre
O Flamengo inicia 1944 com um time um pouco mais enfraquecido, já mostrando deficiências na defesa e ataque, apesar de contar com a famosa linha média Biguá, Bria e Jaime, e com Zizinho, Pirillo, Perácio e Vevé. Ao final do Campeonato Carioca, o Flamengo ficou sem Perácio, que havia sido convocado pela Força Expedicionária Brasileira para embarcar para os campos de batalha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, o Flamengo disputa o Torneio Relâmpago e o Municipal, sem obter grandes resultados.
No Torneio Início, antes do Campeonato Carioca, o Flamengo fica em segundo lugar, atrás do Vasco, que já montava a base do time que ficaria conhecido anos mais tarde como Expresso da Vitória e dominaria o futebol carioca no final dos anos quarenta.
Durante o Campeonato Carioca, o Flamengo alternou bons e maus momentos, como na vitória sobre o Botafogo por 4 x 1 e na derrota para o mesmo Botafogo por 5 x 2, quando os jogadores revoltados com a marcação do quinto gol do Botafogo, porque segundo os jogadores do Flamengo a bola não teria entrado, sentaram em campo e não continuaram a partida. Após a vitória de 7 x 1 sobre o Bangu em 15 de outubro, com gols de Vevé(4), Pirillo, Jacir e Tião, o Flamengo ficou com dificuldades para escalar seu time titular, que já vinha com problemas médicos e com jogadores jogando no sacrifício. Durante uma pelada realizada na Gávea, o técnico Flavio Costa observa a grande participação de Valido e o convida a se reintegrar ao time para o final do campeonato. Mesmo estando fora de forma e sem jogar uma partida oficial há muito tempo, Valido prontamente responde ao chamado do treinador e entra em campo na partida contra o Fluminense, em 22 de outubro, no Estádio da Gávea. O Flamengo realiza uma grande partida, vencendo o Fluminense por 6 x 1, com gols de Pirillo(2), Tião, Bria, Jaime e Zizinho. Só restava um jogo para terminar o campeonato e seria contra o Vasco da Gama, que estava empatado em pontos com o Flamengo. Se não houvesse um vencedor, o título seria disputado numa “melhor de três”
Às vésperas do jogo decisivo, Pirillo aparece na Gávea com inflamação nos testículos, Valido apresentava-se com febre e muito gripado e Zizinho estava lesionado na perna. Flavio Costa quase foi à loucura para escalar o time para a grande final.
No dia 29 de outubro, dia do jogo, pela manhã, Valido se apresenta para jogar, visivelmente fora de forma, Pirillo ainda com dores e sob efeito de medicamentos prontificou-se para jogar e Zizinho estava pronto para a batalha. Mostrando um grande amor ao Flamengo, seus jogadores foram para o campo enfrentar o Vasco, que era considerado o grande favorito, com a seguinte escalação: Jurandir, Newton, Quirino, Biguá, Bria e Jaime, Valido, Zizinho, Pirillo, Tião e Vevé.
A partida começa com o Flamengo jogando cuidadosamente para não sofrer o primeiro gol e partindo apenas em alguns contra-ataques. O Vasco da Gama perdeu algumas chances, principalmente por intermédio de Lelé. A partida chega ao final do primeiro tempo empatada em 0 x 0 e com as torcidas apreensivas para o segundo tempo. O Estádio da Gávea recebia uma verdadeira multidão para presenciar o jogo e constantemente havia brigas entre torcedores rubro-negros e vascaínos. No segundo tempo, o Flamengo começa a se soltar mais ao ataque, já que somente a vitória interessava. O Vasco, por sua vez, começava a querer deixar o tempo passar.
A partida vai chegando ao seu final e o Flamengo começa a apertar mais o Vasco. Aos 40 minutos, o ponteiro esquerdo Vevé dribla seu marcador e é derrubado ao lado da grande área. Os jogadores se postam no interior da área vascaína e com o apito do juiz, Vevé cobra a falta, que é rebatida pela defesa vascaína. Vevé pega o rebote, vai à linha de fundo e faz um cruzamento alto sobre a área. Juntando as últimas forças, Valido sobe e na entrada da pequena área, desfere a cabeçada fatal, que vence o goleiro Barqueta do Vasco. Ao cair, após a cabeçada, Valido se choca com Argemiro, zagueiro do Vasco. A bola já dentro do gol, provoca uma verdadeira explosão nas arquibancadas, com torcedores invadindo o campo, apesar da tentativa dos policiais presentes, que tentam conter a invasão. Aqueles que não estavam presentes, ouviram a narração emocionada e vibrante de Ary Barroso pelo rádio, anunciando o gol do Flamengo.
Valido é sufocado pelos abraços e beijado por vários jogadores do Flamengo. Após alguns minutos de paralisação devido à comemoração, a partida recomeça e ainda faltavam 4 minutos para o término do jogo. Foram minutos intermináveis, porém quando o árbitro trila o apito e termina o jogo, uma verdadeira loucura acontece na Gávea. A torcida invade o campo e os jogadores são abraçados por todos.
A comemoração invade as ruas do Rio, liderados pela Charanga do Jayme, que em passeata percorre as ruas da cidade, com verdadeira multidão acompanhando. Pirillo, devido ao esforço e ao problema de saúde que apresentara antes do jogo, é internado e fica hospitalizado por 1 semana. Valido, o grande herói do primeiro Tri, escreve definitivamente seu nome na história do Flamengo. No dia seguinte, nas primeiras páginas dos jornais, a grande conquista do Flamengo estava estampada. No “O Globo”, a foto do time do Flamengo estava na primeira página, ao lado de notícias sobre as conquistas do Brasil na Segunda Guerra, em campos de batalha na Itália.
A torcida do Vasco até hoje reclama de falta no lance do gol de Valido, dizendo que ele se apoiou nas costas do zagueiro Argemiro. Perguntado sobre o que achou sobre o lance polêmico, Ary Barroso, que havia narrado o jogo, respondeu que não viu nenhuma anormalidade no lance, porém gostaria que o gol fosse marcado com a mão e em impedimento. Só isso já mostrava que a rivalidade já era grande naquela época. Foi a primeira vez que Flamengo e Vasco decidiam um campeonato e essa conquista foi a primeira de várias sobre o Vasco
No esporte amador, o Flamengo conquistou o Bicampeonato Carioca de Pugilismo, a Taça Thomaz Carrilho e o Campeonato Carioca Individual de Florete e Sabre na Esgrima e no Remo, conquistou as Provas Clássicas Pereira Passos, Luiz Aranha e General Firmo Freire. Também conquistou a Prova Clássica Firmo Freire de Estreantes.