-1966:

Presidente: Luís Roberto Veiga de Brito
Títulos:
Futebol: Troféu Associação de Futebol de Guaiaquil (Equador)
         Torneio Ibsen Rossi de Aspirantes 

Atletismo: Troféu General Elói
           Troféu Gilberto Cardoso
           Torneio de Revezamentos
           Campeonato Carioca Feminino de Principiantes
           Campeonato Carioca Masculino de Sêniores
           Campeonato dos Jogos Infantis

Basquete: Torneio Internacional de Chiclayo (Peru)
          Torneio Internacional de Lima (Peru)
          V Torneio Internacional de Estrelas Feminino
          Campeonato Carioca Masculino Juvenil

Remo: Campeonato Carioca
      Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro
      Regata Fita Azul

Natação: Campeonato Carioca Infantil
         Campeonato Carioca Juvenil
         Campeonato Carioca Infanto Juvenil
         Campeonato dos Jogos Infantis

Tênis: Campeonato Carioca de Estreantes

Jogos Infantis.

Em 1966, o Flamengo mantém a base campeã de 1965, para tentar bicampeonato carioca. O time inicia o ano realizando amistosos pelo Brasil até fevereiro, quando inicia a disputa do Torneio Rio-São Paulo. Apesar de vencer o Botafogo por 2 x 1, a Portuguesa por 2 x 0  e o Fluminense por 4 x 1, o time não consegue manter os bons resultados e não consegue chegar ao título. Logo a seguir, o Flamengo viaja para o Equador, onde disputa amistosos e o Torneio Internacional de Guaiaquil.
No primeiro jogo, o Flamengo empata em 1 x 1 com o Barcelona local, levando a decisão para a vaga na final para os pênaltis. O Flamengo vence por 4 x 2 nos pênaltis. A seguir enfrenta  o Corinthians, valendo o Troféu Associação de Futebol de Guaiaquil. O time paulista enfrenta o Flamengo em 17 de abril, no Estádio Nacional de Guaiaquil. O time rubro-negro foi a campo com Marco Aurélio, Merrinho, Paulo Lumumba, Jaime, Leon, Nelsinho, Jarbas, Juarez, Paulo Alves, Fio(Almir) e Osvaldo. Com gols de Paulo Alves aos 5 minutos do primeiro tempo e Almir aos 15 minutos do segundo tempo, o Flamengo vence por 2 x 0 e conquista mais um título internacional.  Dando prosseguimento ao Torneio Internacional de Guaiaquil, o Flamengo enfrenta o Emelec e ao empatar por 2 x 2 acaba ficando em segundo lugar neste torneio.
Foi nesse ano que começou a carreira de um jogador folclórico, que marcou época e até virou música, na voz do rubro-negro Jorge Ben. João Batista Sales era um atacante que conseguia no mesmo jogo realizar jogadas antológicas e logo depois realizar um lance bisonho. Aquele negro alto, com seus dentes desalinhados conseguiu ter uma relação muito importante com a torcida do Flamengo. Ficou conhecido na história como Fio, ou Fio Maravilha, como cantava a torcida ao lembrar o sucesso de Jorge Ben. Música que foi inspirada numa jogada sensacional que Fio faria em 1972, no Torneio Internacional do Rio de Janeiro, contra o Benfica, no Maracanã, quando driblou a zaga e o goleiro português e "só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol". Pois bem, em 1966, Fio ainda era jovem e ingressava no time profissional, vindo dos juvenis.
Ao retornar ao Brasil, o Flamengo realiza uma série de amistosos pelo país, começando contra o Belenenses de Portugal, no Maracanã, vencendo o time português por 4 x 1. Num desses amistosos, o Flamengo enfrenta o Fluminense em Goiânia, vencendo por 3 x 2, com dois gols de César e um de Fio. César pertencia a família Lemos, de onde despontariam Caio Cambalhota e Luisinho Lemos, artilheiro no América e também no Flamengo, na década de setenta. Porém, César só foi conseguir fazer sucesso no Palmeiras.
A partir de agosto, o Flamengo inicia a disputa da Taça Guanabara. Após vencer o Vasco por 1 x 0 e o Bangu por 2 x 1,  empatar em 0 x 0 com o Botafogo e em 2 x 2 com o Fluminense, o time decide o título com o tricolor, perdendo por 3 x 1. Logo após, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Carioca. O time realiza uma grande campanha, vencendo a maioria dos adversários. O destaque do primeiro turno ficou por conta do jogo contra o Bangu, em 30 de outubro. O jogo foi realizado no Maracanã e o Flamengo jogou com Franz, Murilo, Jaime, Itamar e Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho e Gildo, Silva, Almir e Osvaldo. Paulo Borges faz 1 x 0 para o Bangu aos 11 minutos. Silva empata para o Flamengo aos 28 minutos do segundo tempo. Aos 40 minutos, ocorre uma falta na meia direita do ataque do Flamengo. A falta é cobrada em centro sobre a área do Bangu, pelo jogador Nelsinho. O jogador Almir corre em direção a bola e de peixinho cabeceia. O goleiro Ubirajara espalma a bola que fica parada sobre a linha do gol, na grama molhada pela chuva que caía. Almir dá um pulo e esfregando a cara na lama, dá um leve toque na bola, com  a cabeça. Ela entra poucos centímetros no gol do Bangu. A foto do lance foi parar na primeira página dos jornais da Europa, ganhando inclusive um prêmio da revista France Football.
Dois dias depois, o Flamengo jogava com a Seleção Argentina , em Buenos Aires. O jogo foi realizado no Estádio de Avellaneda. A Seleção Argentina marcou 1 x 0 com Bernao aos 37 minutos do primeiro tempo. Porém, Silva empata para o Flamengo aos 28 minutos do segundo tempo, cabeceando uma bola de peixinho. A atuação do Flamengo ganhou manchetes de todos os jornais argentinos, que exaltaram o time do Flamengo como um dos melhores do Brasil.
Ao retornar ao Brasil, o Flamengo começa a disputar o segundo turno do Campeonato Carioca. O time continua a fazer boa campanha e chega ao final empatado com o Bangu. O Bangu possuía um grande time, que tinha jogadores como Ubirajara, Mario Tito, Paulo Borges, Ladeira, Cabralzinho e Aladim. Um grande time. O Flamengo entra para a decisão com Valdomiro, Murilo, Jaime, Itamar e Leon, Carlinhos e Nelsinho, Carlos Alberto, Almir, Silva e Osvaldo. O jogo é cercado de grande interesse, com o Maracanã recebendo grande público. Logo no início do jogo, Carlos Alberto é atingido violentamente na perna esquerda e como na época não havia substituições, o Flamengo fica com praticamente menos 1 jogador. Logo depois, Carlinhos também é atingido violentamente e fica em campo fazendo número. O time do Bangu bateu a vontade e Almir foi um dos que mais apanhou. Com sua garra, partia para cima do time do Bangu e só era parado na pancada. O árbitro Airton Vieira de Morais, conhecido como Sansão, não tomou qualquer atitude para coibir a violência e o jogo prosseguia. O Flamengo ainda colocaria uma bola na trave do Bangu. Porém, Ocimar faz 1 x 0, após falha grotesca do goleiro Valdomiro,  aos 23 minutos e Aladim faria 2 x 0 três minutos após. O Flamengo fazia o que podia, já que eram nove jogadores rubro-negros contra onze do Bangu. No intervalo, Almir prometia que o Bangu não daria volta olímpica. Aos 2 minutos do segundo tempo, o Bangu faria o terceiro gol. Aos 23 minutos, após falta violenta de Ladeira em Paulo Henrique, Almir enfurecido, dá início a uma pancadaria, acertando Ladeira com as travas da chuteira em seu peito, o que fez o jogador do Bangu desabar no gramado. Daí em diante, todo mundo brigou. O juiz expulsou 9 jogadores e o jogo acabou ali mesmo. Como prometera, Almir não deixaria o Bangu dar a volta olímpica. O caso parou nos tribunais e o Bangu, foi declarado campeão carioca.  A frustração pela perda do bicampeonato carioca deixou a torcida do Flamengo enfurecida, o que levou a torcida do Bangu a passar sufoco para sair do Maracanã. O goleiro Valdomiro foi tido como venal e não mais jogou no Flamengo.
No Basquete, o Flamengo conquista dois torneios internacionais no Peru, nas cidades de Chiclayo e Lima. A delegação que disputou os torneios foi chefiada pelo Grande Benemérito Ruy dos Santos Baptista. Participaram também a Diretora Bertha Glenadel Duarte, o Técnico Ary Vidal e a Roupeira Conceição. As atletas que conquistaram os torneios foram: Norma Pinto de Oliveira(Norminha), Edir Maruqes Soares(Didi), Angelina Bizarro, Delcy Ellender Marques, Marlene José Bento, Ivanira Lemos Magdal, Regina Machado, Luiza Helena Miceli, Norma Rosa Vaz, Maria Amélia (Amelinha), Miltes, Angélica e Ingelborg Frieck. Os torneios foram disputados na primeira quinzena de março. No Torneio Internacional de Chiclayo os resultados foram os seguintes: 64 x 57 Colo Colo (Chile), 57 x 32 Seleção de Lima (Peru), 60 x 38 Seleção de Chiclayo (Peru), 84 x 45 Olímpia (Paraguai) e 68 x 31 Boca Juniors (Argentina). No Torneio Internacional de Lima os resultados foram os seguintes: 72 x 46 Olímpia (Paraguai), 70 x 50 Colo Colo (Chile) e 87 x 37 Seleção de Lima(Peru). O time também realizou duas partidas amistosas, com mais duas vitórias. Com isso, o time realizou dez partidas no Peru e voltou invicta. Outra conquista memorável ocorreu no V Torneio Internacional de Estrelas, realizado anualmente em Piracicaba, interior de São Paulo. O Flamengo derrotou a Pirelli, o São Bento e o Sport Praga da Tchecoslováquia. Nesse ano, o Flamengo também conquista o Campeonato Carioca Masculino Juvenil.
O Atletismo rubro-negro conquista os Troféus General Elói e Gilberto Cardoso. Também conquista o Campeonato Carioca Feminino de Principiantes, o Torneio de Revezamentos e o Carioca Masculino de Seniores.
No Remo, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca, tendo como destaques os grandes remadores Harry Klein e Edgard Gyjsen, conhecido como Belga. Também conquista o Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro. A Regata Fita Azul é organizada pelo Clube Espéria de São Paulo. É considerada a prova mais rápida do Remo brasileiro, sendo disputada na classe single scull. Neste ano, o Flamengo vence a regata pela primeira vez.
Na Natação, o Flamengo conquista os Campeonatos Carioca Infantil, Infanto Juvenil e Juvenil.
No Tênis, conquista o Campeonato Carioca de Estreantes.
O Flamengo conquista os Jogos Infantis, sagrando-se Tricampeão. Obteve 14 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 6 medalhas de bronze, conquistando as seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Hipismo, Patinação Artística, Esgrima, Arco e Flecha, Ciclismo e Ginástica Olímpica.     

-1967:

Presidente: Luís Roberto Veiga de Brito
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca Juvenil

Atletismo: Troféu Gilberto Cardoso
           Campeonato Carioca Masculino Juvenil
           Campeonato Carioca Masculino de Novíssimos
           Campeonato Carioca Feminino Infanto Juvenil
           Campeonato Carioca Masculino de Principiantes
           Campeonato Carioca de Decatlo Masculino Sêniores

Basquete: Campeonato Carioca Masculino Juvenil
          Torneio Internacional de Estrelas Feminino

Remo: Campeonato Carioca
      Torneio Rio-São Paulo
      Taça Roberto A. Santos
      Regata Fita Azul

Natação:  Campeonato Carioca Infanto Juvenil
          Campeonato Carioca Juvenil
          Campeonato Carioca de Aspirantes
          Troféu Wadih Helu
          Campeonato dos Jogos Infantis

Tênis: Campeonato Carioca de Estreantes

Bocha: Campeonato do Estado da Guanabara

Xadrez: Campeonato Brasileiro

Jogos da Primavera

Jogos Infantis.

O ano de 1967 não foi nada bom para o futebol do Flamengo. Para se ter uma idéia, o time venceu 22 jogos e perdeu 28 na temporada. Tal fato só havia ocorrido nas temporadas de 1929, 1930 e 1933. O time se enfraqueceu muito, principalmente pelas ausências de Almir e Silva, que deixaram o Flamengo.
O início do ano foi marcado por uma grande novidade no futebol brasileiro. Seria disputado pela primeira vez um torneio de âmbito nacional e que seria o precursor do Campeonato Brasileiro. O torneio recebeu o nome de Roberto Gomes Pedrosa, em homenagem ao antigo goleiro do São Paulo F.C. O Flamengo, após realizar alguns amistosos pelo Brasil, inicia a disputa desse torneio. A estréia foi com vitória, por 2 x 1, sobre a Portuguesa de Desportos. Após empatar com Internacional e Guarani e vencer o Cruzeiro por 2 x 0, o time cai verticalmente de produção, dando início a uma série de derrotas. Mesmo derrotando o Fluminense por 2 x 1 e o Botafogo por 4 x 2, o Flamengo não consegue se classificar para disputar o título, ficando em 6º lugar no grupo B.
Com o insucesso na competição nacional, o Flamengo arruma as malas e viaja para a Europa para realizar amistosos. Joga na Alemanha Oriental, União Soviética, Hungria e Espanha, perdendo 8 dos 10 jogos. O único destaque foi a vitória de 1 x 0 sobre o Barcelona, com um gol de Fio com 1 minuto de jogo, quando ficou com o terceiro lugar no Torneio Internacional de Badajoz. Ao retornar ao Rio de Janeiro, inicia a disputa da Taça Guanabara e tem outra desastrosa atuação, conseguindo apenas 1 vitória, de 1 x 0, sobre o Fluminense.
A partir de agosto, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Carioca. Após vencer Olaria por 3 x 0 , América por 2 x 0 e Portuguesa por 1 x 0, o time começa a perder pontos, muitas vezes para times pequenos, como Bonsucesso, Olaria e Campo Grande. Em setembro, em meio ao Campeonato Carioca, o Flamengo vai à Salvador para disputar o Torneio Quadrangular de Salvador. Vence o primeiro jogo contra o Galícia, por 2 x 1. Porém, perde a decisão para o Bahia, por 1 x 0, ficando em segundo lugar.
Após perder para o Olaria por 2 x 1, a pressão sobre o técnico Aymoré Moreira torna-se insuportável. O único destaque ficou para o último jogo, quando derrotou o Fluminense por 4 x 1, com gols de Dionísio, dois de Fio e Reyes. Por sinal, Reyes foi a grande contratação do Flamengo. Mantendo a tradição de sempre ter grandes jogadores paraguaios em seus times, o Flamengo traz o quarto zagueiro Reyes, que se transformaria em um dos maiores zagueiros da história do clube. Pena que veio a falecer prematuramente, vítima de Leucemia, em 1974. Jogou pelo Flamengo até 1972. Dionísio também fez sucesso. Jogador raçudo e que possuía uma cabeçada fulminante, foi logo apelidado pelo cartunista Henfil como Bode Atômico.
Abre-se um parêntese para a figura de Henfil. Foi um grande cartunista, que apresentava seus trabalhos no Jornal dos Sports, criando vários personagens, que retratavam o humor dentro do futebol carioca. Também foi um grande defensor da democracia numa época em que a ditadura militar escrevia a pior página da história do Brasil. Fez parte do famoso jornal Pasquim e criou personagens que mostravam a imagem de um país oprimido, mas sem perder o bom humor e a irreverência. Torcedor fanático do Flamengo, criou o personagem Urubu,  após um jogo contra o Botafogo, em 1969, quando a torcida do Botafogo soltou no gramado do Maracanã um urubu com a bandeira do Flamengo presa aos pés. O Flamengo já não vencia o Botafogo há alguns anos e nesse dia venceria por 2 x 1. A torcida, influenciada pelos quadrinhos de Henfil acaba por adotar a figura do urubu como seu mascote, o que acontece até hoje.
O time de futebol juvenil conquista o Campeonato Carioca, dando a única alegria da torcida do Flamengo nesse ano, no futebol.
O Atletismo conquista o Troféu Gilberto Cardoso, os Campeonatos Cariocas Masculino Juvenil, Masculino de Novíssimos, Feminino Infanto Juvenil, Masculino de Principiantes  e o Campeonato Carioca de Decatlo Masculino Sêniores.
No Basquete, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Masculino Juvenil. O time feminino, capitaneado pela grande jogadora Angelina, conquista o Bicampeonato do Torneio Internacional de Estrelas, realizado em Piracicaba, interior de São Paulo.
O Remo sagra-se Tricampeão Carioca, com o comando de Buck. Conquista também o Torneio Rio-São Paulo, derrotando clubes dos dois estados e a Taça Roberto A. Santos. Conquista também o bicampeonato da Regata Fita Azul.
A Natação conquista os Campeonatos Cariocas Infanto Juvenil, Juvenil e de Aspirantes. Também conquista o Troféu Wadih Helu. O Flamengo forma uma fantástica equipe de nadadores, que contava com os nomes de Pedro Carlos Carsalade, Maria Beatriz du Roche, Carmem Nery, Eliane Motta, Eliete Motta, Flavio Mantrol Gutsh, Alfredo Carlos Machado, Sérgio Waismamm, Roberto Davis, Ricardo Davis, Rosemary Ribeiro, Roberto Dorneles, Carlos Augusto Lima, Flavio Dutra Machado, Marta Mathias, Maria Inez Lacerda, Marcos Goldenstein, Paulo de Tarso Ferreira, Maria Cristina Albuquerque e Regina Célia de Oliveira Pinto, que sob o comando de Rômulo Arantes, conquistaria vários títulos nas piscinas cariocas e de todo o Brasil, conquistando no ano seguinte o Troféu Brasil.   
No Tênis, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca de Estreantes.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Campeonato do Estado da Guanabara.
No Xadrez, o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro.
Mais uma vez, o Flamengo sagra-se Campeão dos Jogos da Primavera 
Nos Jogos Infantis, o Flamengo sagra-se Tetracampeão. Obtém vitórias no Ciclismo, Ginástica Olímpica, Xadrez,  Natação e Arco e Flecha.

-1968:

Presidente: Luís Roberto Veiga Brito.
Títulos:
Futebol: Torneio Quadrangular Mohamed V de Marrocos
         Troféu Restelo (Portugal)

Atletismo: Troféu Gilberto Cardoso
           Campeonato Carioca Masculino Júnior
           Campeonato Carioca Masculino de Novíssimos
           Campeonato Carioca Feminino Adulto
           Campeonato Carioca Feminino Infanto Juvenil
           Campeonato Carioca Masculino de Principiantes
           Campeonato Carioca Feminino de Principiantes
           Campeonato Carioca Masculino Seniores

Remo: Campeonato Carioca

Natação: Campeonato Carioca Absoluto
         Troféu Brasil
         I Travessia da Enseada do Guarujá
         Campeonato Carioca Infanto Juvenil
         Campeonato Carioca Juvenil
         Campeonato Carioca de Aspirantes
         Troféu Wadih Helu

Tênis: Campeonato Carioca de Estreantes

Bocha: Campeonato do Estado da Guanabara

Jogos Infantis.

O ano de 1968 também não começa muito bem. O time inicia o ano disputando o Torneio Quadrangular de Campinas, perdendo por 5 x 2 para o Guarani e de 2 x 0 para o Grêmio. Logo após, o Flamengo vai à Argentina e perde para o Boca Juniors por 2 x 0 e vence o Rosário Central por 2 x 1. Ao retornar ao Brasil, o Flamengo realiza um amistoso contra o Cruzeiro no Maracanã. Silva estava de volta a sua casa e a sua gente. O time do Cruzeiro era um dos melhores do Brasil, contando com Raul no gol, Tostão, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Piazza e outros grandes craques, que marcaram época  no time mineiro. O Flamengo já contava com os jogadores Liminha, Rodrigues Neto, Carlinhos, Reyes, Paulo Henrique, Manicera, Luís Carlos, Dionísio e César, que juntamente com Silva, prometiam um ano melhor para o Flamengo. Nesse jogo, o Flamengo vence o Cruzeiro por 5 x 1 e dá um show no time mineiro, podendo ter marcado mais gols.
O Campeonato Carioca seria disputado no primeiro semestre e o Flamengo até que realizou uma boa campanha, muito diferente do ano anterior. Consegue vencer a maioria de seus adversários, porém teve no Botafogo, que seria bicampeão carioca ao vencer o Vasco por 4 x 0 na final, o seu grande adversário. O que a torcida do Botafogo não imaginava é que depois desse bicampeonato o time ficaria 21 anos sem conquistar o título carioca. O destaque ficou para a vitória sobre o Fluminense por 4 x 2, com grande atuação de Silva e Dionísio.
O Flamengo tinha na sua defesa dois jogadores que marcaram presença não  pelas grandes atuações, porém pelo folclore. O goleiro Marco Aurélio era considerado o jogador galã do futebol carioca. Muito assediado pelas mulheres, fez sucesso mais fora  do que dentro do campo. Já o zagueiro Onça, ficou conhecido pelas atuações pouco convincentes com a camisa do Flamengo. Era um zagueiro limitado, que volta e meia realizava jogadas que deixavam a torcida do Flamengo com o coração na mão. Ao final do campeonato, o Flamengo chegou em terceiro lugar. 
Após o Campeonato Carioca, o Flamengo disputou amistosos pelo Brasil e a partir de julho iniciou a disputa da Taça Guanabara.  A partir desse ano não seria mais disputado o tradicional Torneio Início. Houve somente mais uma edição, em 1977. Na Taça Guanabara, o Flamengo realiza uma grande campanha, vencendo o América por 2 x 1, o Bangu por 1 x 0, o Fluminense por 2 x 1  e o Vasco por 1 x 0.
Com o título praticamente ganho, o Flamengo viaja para a Espanha, Portugal e  Marrocos, para disputar torneios. O primeiro jogo foi em Barcelona, pelo Torneio Juan Gamper, contra o Atlético de Bilbao. Com um golaço de bicicleta de fora da área, marcado por  Silva, aos 34 minutos do segundo tempo, o Flamengo vence por 1 x 0. O time sai aplaudido de campo. No dia seguinte, joga contra o Barcelona, pela disputa do título. A torcida espanhola assiste a um grande jogo, que termina com a vitória do Barcelona por 5 x 4. Mesmo assim, o Flamengo sai de campo muito aplaudido e os jornais espanhóis registram a grande participação do time brasileiro no Torneio Juan Gamper. No Torneio Teresa Herrera, o Flamengo perde para o Racing da Argentina por 2 x 0 e é desclassificado. Após vencer o Belenenses por 3 x 2 em Portugal e conquistar o Troféu Restelo, o Flamengo viaja para o Marrocos, onde disputaria o Torneio Internacional Mohamed V de Marrocos, em homenagem ao rei Hassan II. O primeiro jogo foi contra o Far Rabat, time das forças armadas do Marrocos. O Flamengo vence por 2 x 1, com gols de Liminha e Silva. A torcida local vibra com a atuação do Flamengo e passa a torcer para o time brasileiro na final, que seria contra o Racing, da Argentina.
O Racing era o atual Campeão do Mundo e possuía um grande time. Aos 5 minutos, Cardenas faz 1 x 0 para o Racing. Aos 44 minutos, Luís Cláudio empata para o Flamengo. Liminha aos 23 e Silva aos 30 minutos do segundo tempo marcam 3 x 1 para o Flamengo. Salamone aos 40 minutos ainda faria o segundo gol do Racing, porém o Flamengo conquista o Troféu Mohammed IV. O Flamengo jogou com Claudinei, Murilo, Onça, Guilherme, Paulo Henrique, Cardosinho, Liminha, Luís Cláudio, Silva, Diogo, e Rodrigues Neto.
Ao retornar ao Brasil, o Flamengo empata com o Botafogo na penúltima rodada da Taça Guanabara e só faltava vencer o Bonsucesso para ser campeão. Porém, o Flamengo entra em campo se julgando campeão e com o famoso "salto alto", perde por 2 x 0 para o Bonsucesso. O time do Botafogo, que estava viajando, volta às pressas para decidir o título com o Flamengo em um jogo extra. A perda do título certo no jogo contra o Bonsucesso foi um golpe duro para o time do Flamengo. Em 18 de setembro, o Flamengo perde de 4 x 1 para o Botafogo,  perdendo o título da Taça Guanabara.
A seguir, o Flamengo disputa o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e com altos e baixos, não consegue  se classificar para decidir o título, ficando com o sexto lugar no grupo A.
A grande novidade no futebol ficou por conta da determinação da FIFA, que regulamentava que cada equipe poderia realizar duas substituições por jogo. Antes, as substituições só eram realizadas em jogos amistosos, onde as equipes acertavam quantas substituições poderiam ser feitas durante o jogo e em alguns torneios, que tinham seus regulamentos prevendo as substituições, como por exemplo no Roberto Gomes Pedrosa. Na Taça Guanabara e no Campeonato Carioca, até então, era totalmente proibido realizar substituições, ficando o jogador contundido muitas vezes fazendo número na ponta esquerda, mancando em campo.  
No Atletismo, o Flamengo conquista as categorias Masculino Júnior, Novíssimos, Principiantes e Seniores e Feminino Adulto, Infanto Juvenil e Principiantes do Campeonato Carioca.
No Remo, o Flamengo conquista o Tetracampeonato Carioca.
Na Natação, o Flamengo sagra-se Campeão Carioca Absoluto, Bicampeão Carioca Infanto Juvenil e Juvenil e Campeão Carioca de Aspirantes. Conquista o Troféu Wadih Helu pela segunda vez consecutiva.
No Tênis, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca de Estreantes.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Bicampeonato do Estado da Guanabara.
Nos Jogos Infantis, o Flamengo conquista o Pentacampeonato, vencendo nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Arco e Flecha, Ciclismo e Ginástica Olímpica.

-1969:

Presidente: André Gustavo Richer
Títulos:
Basquete: Taça Gerdal Bôscoli Masculino

Remo: Campeonato Carioca

Natação: Campeonato Carioca Absoluto
         Campeonato Carioca Infanto Juvenil
         Campeonato Carioca Juvenil
         Campeonato Carioca de Aspirantes
         Campeonato Carioca de Petiz

Tênis: Campeonato Carioca de Estreantes

Bocha: Campeonato do Estado da Guanabara

Jogos Infantis

Jogos da Primavera.

Em 1969, a torcida do Flamengo vibra com a contratação de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Garrincha, o gênio das pernas tortas, a alegria do povo, finalmente vestia a camisa rubro-negra. Muitos dizem, inclusive, que Garrincha era torcedor do Flamengo em sua infância. Porém, foi no Botafogo que ficou famoso. A verdade é que Garrincha já não era mais o mesmo jogador, pois vivia com problemas nos joelhos, castigados pela própria natureza, devido à anormalidade de suas pernas e também aos dirigentes inescrupulosos, que mandavam aplicar infiltrações de corticóides nos joelhos do jogador, para que pudesse participar das partidas. Ele havia estreado em novembro de 1968, contra o Vasco, na última rodada do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e já havia realizado um amistoso contra o Atlético Mineiro, no último jogo do Flamengo no ano. Em 1969, joga um amistoso contra o América, sendo este o primeiro jogo do Flamengo no ano e marca 1 gol, o do empate em 2 x 2. Ao todo, jogaria 20 jogos pelo Flamengo e marcaria 4 gols. Sua despedida ocorreu na partida contra o Campo Grande, em 12 de abril, com vitória do Flamengo por 1 x 0  pelo Campeonato Carioca. No dia seguinte sofre grave acidente automobilístico, quando morre sua sogra. O acidente, somado ao alcoolismo e a depressão profunda que o abatera após o acidente, faz com que Garrincha deixe o Flamengo e comece a escrever os últimos capítulos de sua vida como jogador de futebol.
Após realizar amistosos no Suriname, vencendo o Robin Hood por 3 x 1 e 4 x 0 e perdendo para o Transvaal por 3 x 2, o Flamengo realiza amistosos pelo Brasil até o começo do Campeonato Carioca, em março. O Flamengo contrata um jogador argentino, que viria a fazer grande sucesso e se transformaria em um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra. Seu nome era Narciso Horacio Doval. Jogador raçudo, do jeito que a torcida gosta e artilheiro oportunista,  viria a marcar 92 gols com a camisa do Flamengo até 1975. Doval logo caiu nas graças da torcida do Flamengo ao marcar vários gols no início do campeonato.
O time realizou boas partidas, como nas vitórias de 3 x 0 sobre o Vasco, 1 x 0 sobre o América e 2 x 1 sobre o Botafogo. Porém, ao chegar a penúltima rodada, precisava ganhar do Fluminense para jogar pelo título na última rodada contra o Bangu. O jogo levou ao Maracanã um grande público, que lotou as dependências do estádio. O Flamengo jogou com Dominguez, Murilo, Onça, Guilherme e Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto e Doval, Fio, Dionísio e Arilson(Sidnei). O técnico Tim manda o Flamengo atacar para tentar marcar um gol logo no início do jogo. Porém, Wilton marca 1 x 0 para o Fluminense aos 9 minutos, após falha do goleiro do Flamengo. Aos 35 minutos, Liminha dá um chutão para cima, da intermediária do Fluminense e a bola cai dentro do gol tricolor, com Félix não podendo realizar a defesa. O gol coloca fogo no jogo e a torcida do Flamengo empurra o time. Aos 38 minutos, ocorre o lance capital do jogo. Cláudio, em total impedimento, marca o segundo gol do Fluminense. O goleiro Dominguez ao ver que o árbitro Armando Marques, que marcou sua carreira por atitudes no mínimo extravagantes, apontava para o meio de campo, saiu correndo em sua direção e ao reclamar que o lance era ilegal, foi expulso de campo. A revolta tomou conta do Flamengo, já que estava sendo prejudicado pela arbitragem de Armando Marques.
Vale a pena lembrar que foi o mesmo Armando Marques que validou um gol de Wilton do Fluminense  em outro Fla x Flu, quando driblou o goleiro do Flamengo dando um tapa na bola com a mão. Foi o mesmo Armando Marques que errou nas contas na decisão por pênaltis do Campeonato Paulista entre Santos e Portuguesa, levando à divisão do título paulista de 1973. Marcou época mais pela extravagância e pelas polêmicas do que como árbitro de futebol. Gostava muito de colocar o dedo em riste no rosto dos jogadores e sempre foi conhecido pela grande falta de educação e respeito para com a imprensa e todos que colocavam em dúvida suas atitudes.
Voltando ao jogo, o Flamengo ficava sem um jogador e inferiorizado no placar. Ao retornar para o segundo tempo, o Flamengo surpreendeu, pois encurralou o Fluminense, obrigando Félix a realizar defesas difíceis. Aos 16 minutos, Dionísio empata o jogo com uma cabeçada violentíssima e leva a torcida do Flamengo ao delírio. A pressão continuou e Fio quase desempata o jogo, forçando Félix a uma difícil defesa. Precisando vencer, o Flamengo vai todo para a frente. Aos 34 minutos, em um contra-ataque rápido, Flavio marca o terceiro gol do Fluminense e garante o título do tricolor. A torcida do Flamengo culpa a atuação do goleiro Dominguez, colocando em dúvida sua conduta. Muitos até disseram que o goleiro fora subornado e que o Flamengo havia perdido por sua causa. A verdade é que o Flamengo foi muito mais prejudicado pelo árbitro. No último jogo, o Flamengo derrota o Bangu por 3 x 1.
Após o Campeonato Carioca, o Flamengo disputa a Taça Guanabara. A perda do campeonato deixa o Flamengo meio para baixo e a campanha não é das melhores. O time consegue vencer o Fluminense e o Vasco por 2 x 1, porém perde pontos para Botafogo, América e Bangu. Imediatamente após, começa o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que nesse ano também ficou conhecido como Taça de Prata. A campanha também não foi das melhores e o único destaque foi a vitória de 3 x 1 sobre o Vasco, em 05 de outubro, com gols de Doval, Arilson e Nei. O ano termina com o Flamengo realizando amistosos pelo Brasil.
No Basquete, o time masculino conquista a Taça Gerdau Bôscoli.
O Remo conquista o Pentacampeonato Carioca.
A Natação conquista o Campeonato Carioca Absoluto e nas categorias  Infanto Juvenil, Juvenil e de Aspirantes. Também conquista o Campeonato Carioca na Categoria Petiz.
O Tênis conquista o Campeonato Carioca de Estreantes.
Na Bocha, o Flamengo conquista o Tricampeonato do Estado da Guanabara e fica com a posse definitiva do Troféu Reynaldo Carneiro de Barros.
Os Jogos da Primavera e os Jogos Infantis representavam uma grande oportunidade para jovens atletas mostrarem seus talentos. O Flamengo sagra-se Campeão dos Jogos da Primavera e Hexacampeão dos Jogos Infantis, conseguindo vencer no Atletismo, Natação, Ciclismo, Ginástica Olímpica, Arco e Flecha e Esgrima. 

-1970:

Presidente:André Gustavo Richer
Títulos:
Futebol: Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro
         Taça Guanabara
         Campeonato Carioca de Aspirantes
         Troféu General Mendes de Morais (RJ)
         Troféu Aspirantes da Marinha do México (RJ)
         Troféu Ary Barroso (RJ)
         Taça Rádio Globo (RJ)

Basquete: Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes

Bocha: Campeonato Carioca por Equipes de Bocha Sul-americana

Jogos Infantis.

O Mengão 70, como ficou conhecido o time do Flamengo nesse ano, tentaria conquistar os títulos que ficaram distantes da Gávea nos últimos anos. Desde o Campeonato Carioca de 1965, o Flamengo não conquistava um título carioca.
O início do ano foi muito promissor. Após realizar amistosos pelo Brasil e vencendo todos os adversários, o Flamengo participa do Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro. O primeiro jogo foi em 15 de fevereiro, contra a Seleção da Romênia e o Flamengo vence por 4 x 1, com 2 gols de Arilson, 1 gol de Doval e 1 gol de Dionísio. O time tinha como novidade a presença de Zanata, no meio de campo. Jogador habilidoso e que despontava como ídolo da torcida. Em 18 de fevereiro, o Flamengo derrota o Independiente da Argentina por 6 x 1, com 2 gols de Doval, 2 gols de Dionísio, 1 gol de Fio e 1 gol de Liminha. Para decidir o torneio contra o Vasco, o Flamengo entra em campo, no dia 22 de fevereiro, no Maracanã,  com Sidnei, Murilo, Washington, Tinho, Tinteiro, Zanata, Liminha, Doval (Ademir) (Bianchini), Dionísio, Fio(Nei) e Arilson. Com gols de Liminha aos 6 minutos  e Arilson aos 18 minutos do segundo tempo, o Flamengo vence o Vasco por 2 x 0 e conquista o título de Campeão do Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro.
Imediatamente após, o Flamengo participa da Taça Guanabara e inicialmente não realiza grande campanha. No segundo turno, o Flamengo se recupera e vence o Vasco por 2 x 0, o Bangu por 3 x 1  e o Botafogo por 2 x 1, precisando de apenas um empate contra o Fluminense no último jogo, para ser campeão. Em 31 de maio, o Flamengo jogou com Adão, Murilo, Washington, Reyes, Paulo Henrique, Zanata, Liminha, Ademir(Rodrigues Neto), Adãozinho, Fio e Arilson. Com gol de Fio, aos 45 minutos do primeiro tempo, o Flamengo empata com o Fluminense por 1 x 1 e sagra-se campeão da Taça Guanabara pela primeira vez. As perspectivas para o Campeonato Carioca eram ótimas. O time até então realizava grande campanha e era considerado um dos grandes favoritos para a conquista.
Em 16 de junho, o Flamengo conquista o Troféu General Mendes de Morais, ao derrotar a Seleção Carioca, no Maracanã, por 1 x 0, gol de Adãozinho aos 21 minutos do primeiro tempo. Esse jogo ficou famoso por marcar a despedida de Carlinhos. Parecendo já prever o futuro, Carlinhos tira as suas chuteiras e as presenteia a um jovem que estava despontando nas categorias de base. Seu nome: Zico.
O ano de 1970 também ficou famoso pela Copa do Mundo, realizada no México. A torcida brasileira assistiria pela primeira vez a uma Copa do Mundo pela Televisão, via satélite. Outra novidade que foi lançada na Copa, foi a instituição dos cartões amarelos e vermelhos para advertir os jogadores. A Seleção Brasileira realiza uma campanha maravilhosa e a torcida embalada pala música "Pra Frente Brasil", vibrava com os feitos de Pelé, Tostão, Jairzinho, Rivelino, Carlos Alberto, Piaza, Félix, Everaldo, Clodoaldo, Gerson e o único rubro-negro do time, o zagueiro central Brito. O Brasil sagra-se Tricampeão do Mundo e conquista a Taça Jules Rimet definitivamente.
Apesar do clima político nada favorável, com a ditadura do General Garrastazu Médici fazendo com que brasileiros desaparecessem sem deixar vestígios e a opressão do AI - 5, o Brasil festejava a grande conquista da seleção canarinho.  E foi com essa euforia, que o Flamengo disputaria o Campeonato Carioca. A estréia foi contra o América e o Flamengo venceu por 1 x 0, com gol de Doval. Até a sétima rodada, o Flamengo vence seus jogos e ia bem, porém, o Flamengo sofre três derrotas e um empate e cai na classificação.
Durante a realização do Campeonato Carioca, o Rio de Janeiro recebe a visita de um navio escola da marinha mexicana, de nome Durango. A sua tripulação é homenageada no Maracanã, em 12 de julho, antes da partida contra o Bangu. Os mexicanos demonstraram durante a Copa do Mundo um grande carinho para com os brasileiros. Em agradecimento aos brasileiros, a tripulação do navio mexicano colocou em disputa o Troféu Aspirantes da Marinha Mexicana, vencido pelo Flamengo ao derrotar o Bangu por 2 x 1.
Durante o Campeonato Carioca, os jogadores começavam a não aceitar os métodos do treinador Yustrich, o mesmo que fora goleiro do Flamengo nas décadas de trinta e quarenta. Com seu jeito autoritário e até mesmo violento, o Homão, como ficou conhecido, foi deixando os jogadores do Flamengo insatisfeitos e o rendimento do time foi caindo verticalmente. Criou caso com os cabelos longos de Doval e as camisas de cor berrante do zagueiro Onça, entre outras desavenças. Criou uma confusão grande com o treinador João Saldanha, que, certa vez, chegou a invadir a concentração do Flamengo de arma em punho, para tirar satisfações com o treinador do Flamengo. A situação ficou tão complicada, que até o Diretor de Futebol George Helal entregaria o cargo ao presidente Richer. Porém, Yustrich ainda ficaria no Flamengo até maio de 1971. Ao final do Campeonato Carioca, o Flamengo fica no quinto lugar, frustrando a torcida, que no início do ano acreditava na conquista do título.
A seguir, o Flamengo disputa a Taça de Prata, que seria o último campeonato nacional realizado antes do Campeonato Brasileiro, que começaria em 1971. Até a sétima rodada, o Flamengo permanece invicto, com vitórias sobre o São Paulo por 2 x 0, sobre o Vasco por 3 x 1, sobre o  América por 2 x 1 e Santa Cruz por 5 x 1. Ainda conseguiu derrotar durante o campeonato o Santos por 2 x 0, o Internacional por 1 x 0 e o Atlético Mineiro por 1 x 0. Porém, não consegue se classificar para tentar decidir o título. No jogo contra o Santos, o Flamengo conquista o Troféu Ary Barroso. O ano termina com o time realizando amistosos no Nordeste, vencendo o Santa Cruz por 3 x 0, o ABC por 4 x 0 e o Combinado de Maceió por 6 x 1.
O time principal não conseguiu o título, porém o time de Aspirantes consegue conquistar o Campeonato Carioca.
No esporte amador, o Flamengo não conseguiu conquistar muitos títulos. Ficou apenas com o Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes no Basquete. Vale também lembrar a conquista num esporte desconhecido por muitos brasileiros, mas que é muito praticado na Gávea. O Flamengo conquista o Campeonato Carioca de Bocha. Desde 1961, quando são construídas duas canchas de Bocha na Gávea, o Flamengo começa a praticar este esporte e torna-se um grande vencedor nas décadas de 70, 80 e 90.
Nos Jogos Infantis, o Flamengo sagra-se campeão     

-1971:

Presidente: Luís Roberto Veiga de Brito
Títulos:
Futebol: Taça Presidente Médici (DF)
         Troféu Pedro Pedrossian (MT)

Atletismo: Torneio Feminino do Rio de Janeiro

Remo: Campeonato Carioca

Natação: Campeonato Carioca Absoluto

Bocha: Campeonato Carioca por Equipes de Bocha Sul-americana

A situação do Flamengo nos primeiros cinco meses de 1971 não foi nada boa. Dando continuidade à crise com o técnico Yustrich, o Flamengo disputou nesse período 28 jogos e só conseguiu vencer 8.
A maior novidade no futebol brasileiro  foi a criação do Torneio do Povo. O Flamengo enfrentou em jogos de ida e volta o Atlético Mineiro, o Internacional e o Corinthians, obtendo 4 empates e 3 derrotas.  Logo a seguir, o Flamengo vai à Campo Grande , hoje capital do Mato Grosso do Sul, mas que naquele tempo  pertencia apenas ao Estado de Mato Grosso, para enfrentar o Corinthians. Seria  disputado o Troféu Pedro Pedrossian. O Flamengo vence o Corinthians por 3 x 1, com gols de Buião, Murilo e Liminha, conquistando o troféu.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Carioca. O time não consegue manter um padrão de jogo e a insatisfação com o técnico já é flagrante. Empata jogos com times pequenos e perde a maioria dos clássicos. Em 25 de maio, após derrota para o Bangu, por 2 x 1, o técnico Yustrich é demitido. Para o seu lugar é chamado o veterano técnico Fleitas Solich, já com setenta anos. Na sua quarta passagem pelo time do Flamengo, El Brujo consegue acalmar os ânimos e faz o Flamengo  vencer os cinco jogos seguintes, depois de sete jogos sem vitória. Após vencer o Bonsucesso por 3 x 0, o América por 1 x 0, o Vasco por 1 x 0 e o Botafogo por 2 x 0, o time consegue melhorar sua situação na tabela, porém insuficiente para tentar chegar ao título. Ao final, o Flamengo chega em quarto na tabela.
Este seria o último Campeonato Carioca disputado por pontos corridos nos dois turnos. A partir de 1972, os campeões dos dois ou três turnos decidiriam o campeonato. A Taça Guanabara também deixaria de ser disputada à parte, sendo considerada o primeiro turno do Campeonato Carioca a partir de 1972. Só haveria uma única Taça Guanabara disputada à parte após esse período. Foi em 1980 e o Flamengo foi o campeão. Nos anos de 1994, 1995, 2002 e 2003, a Taça Guanabara fez parte do campeonato, mas não valeu como o primeiro turno. A partir de 1982, o segundo turno passou a se chamar Taça Rio e o primeiro campeão foi o América.
A partir de julho, o Flamengo disputa a Taça Guanabara e tenta o bicampeonato. Vence o Bangu por 1 x 0 na estréia, porém perde de 1 x 0 para o Botafogo no segundo jogo. Após, empata em 0 x 0 com o América, o que o deixa mais distante do título. Em 29 de julho, o Flamengo enfrentaria o Vasco da Gama, no Maracanã. Em princípio, seria mais um jogo da Taça Guanabara. Porém, o técnico Fleitas Solich manda a campo um jogador vindo do time de juvenis (naquele tempo ainda não existia a categoria de juniores), para jogar pela primeira vez no time profissional. A torcida do Flamengo que compareceu neste dia ao Maracanã até já havia visto esse jogador franzino, que vestia a camisa 10 nas preliminares, jogar e ser bastante elogiado pela crítica esportiva. Mas, certamente, não poderia imaginar que nesse dia estaria vendo o primeiro jogo profissional do maior jogador que o Flamengo já teve em todos os tempos. Seu nome: Zico.
Em 1965, o radialista Celso Garcia foi convidado a assistir  um jogo de futebol de salão em Quintino, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Ao ver um jogador magrinho, pequenino marcar vários gols e jogar com tamanha desenvoltura juntamente com outros meninos maiores, ficou perplexo. Perguntando sobre o menino, descobriu que o mesmo era o irmão mais novo da família Antunes, que já havia formado dois craques. O primeiro era Antunes, que jogava no Fluminense. O segundo era Edu, craque do América. O mesmo Edu, muitas vezes ao ser entrevistado, falava que o maior craque da família  ainda estava por vir. Era o irmão caçula, chamado Arthur e carinhosamente conhecido pelo apelido Zico, que ganhara na infância. Após ter o consentimento de Seu Antunes, pai do menino, Celso o leva  para treinar na Gávea. Chegando lá, o técnico Modesto Bria comandava um treino de meninos, que tentavam ganhar uma vaga nas escolinhas do Flamengo. Ao ver aquele menino raquítico, Bria reclama com Celso, perguntando se era alguma brincadeira. Celso pediu para que lhe desse uma oportunidade. Ao final do treino, Bria chama o menino e manda que entre em campo. O menino franzino deixa a todos boquiabertos com seu toque e sua classe. Bria ainda argumenta que ele não aguentaria as jogadas com os meninos maiores. Porém, Celso mais uma vez intercede e pede para que olhasse com carinho por aquele menino. Assim, Zico começa a treinar no Flamengo. Vendo o grande potencial que aquele garoto possuía, o Flamengo começa a investir na saúde de seu novo atleta. Com a ajuda do dirigente George Helal, que pagava de seu bolso a alimentação e a passagem de ônibus, o menino Zico começa a fazer com o Preparador Físico José Roberto Francalacci um trabalho de aprimoramento físico, para ganhar corpo. Com a ajuda de médicos e fisiologistas que trabalhavam no Flamengo, Zico vai adquirindo um melhor preparo físico e começa a despontar nos jogos das categorias de base do Flamengo. Em 1970, o Flamengo se despedia de Carlinhos, seu grande meio campista, que ficaria conhecido como Violino. Ao final do jogo, ocorre um fato que ficaria marcado na história. Carlinhos retira suas chuteiras e dá para Zico, que entrara em campo, representando a nova geração de jogadores do Flamengo.
Em 1970, joga pela primeira vez no Maracanã e marca contra o Botafogo o seu primeiro gol naquele que seria o seu maior palco. O gol foi de pênalti, na preliminar de Flamengo e Botafogo. Em 1971, Fleitas  Solich escala Zico para jogar pela primeira vez no time profissional do Flamengo, contra o Vasco. O Flamengo jogou com Ubirajara Alcântara, Murilo Washington(Onça), Fred, Tinteiro, Liminha, Tales(Chiquinho), Nei, Zico, Fio e Rodrigues Neto. Aos  31 minutos, Nei marca 1 x 0 para o Flamengo. Rodrigues empata aos 44 minutos. Fio marca o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Deve ter sido uma sensação de vitória pessoal muito grande para Zico. Ele, que quando menino vibrava nas arquibancadas do Maracanã com seu ídolo Dida, se via em campo, no Maracanã, com a camisa de seu ídolo, defendendo seu time de coração.
Após a Taça Guanabara, seria disputado o primeiro Campeonato Brasileiro, nos moldes como conhecemos hoje. Zico marca seu primeiro gol como profissional do Flamengo no Estádio Fonte Nova, em Salvador, no empate de 1 x 1 com o Bahia, em 11 de agosto. Jogaria ao todo 17 jogos pelo Flamengo em 1971, marcando 2 gols. Outro jogador, que estrearia no time profissional do Flamengo e que ficaria para sempre marcado na história do clube, foi o zagueiro Rondinelli. Vindo do time de juvenis, participou de alguns jogos e marcou inclusive o gol da vitória por 1 x 0 sobre o Figueirense, em amistoso disputado em novembro, em Florianópolis. Em 2 de novembro, o Flamengo disputaria um jogo contra o Grêmio, em Brasília, valendo a Taça Presidente Médici. Após empatar em 2 x 2, ocorre um sorteio e o Flamengo fica com a Taça. No Campeonato Brasileiro, o Flamengo não consegue realizar uma boa campanha e fica em décimo quarto lugar.
No Atletismo, o Flamengo conquista o Torneio Feminino do Rio de Janeiro.
Na Natação, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Absoluto.
No Remo, o Flamengo escrevia uma história que ficaria para sempre marcada na grande lista de glórias do clube. Após conquistar o pentacampeonato em 1969, o Flamengo havia perdido o título em 1970. Em 1971, os comandados de Buck iniciariam uma série de conquistas que só seria interrompida em 1982, tendo continuação de 1983 a 1997. Ao todo, contando de 1965 a 1997, foram disputados 33 campeonatos. O Flamengo venceria 31 vezes. Dentre os grandes remadores que fizeram parte dessas conquistas, destacam-se Wilson Reeberg (Conhecido como Tarzan), Antonio Maria  de Moraes, Nelson Parente, Celenio Silva (o Carnaval), Harry Edmundo Klein, Érico Vicente de Souza, Raul Bagattini, Sérgio Brasil Staneza, Atalibo Magioni, Gilberto Gerhardt, Nilton Silva Alonso, José Cláudio Geret Lazarotto, Henrique Gustavo Johann, Walter Pinheiro Soares, Wandir Kuntze, Waldemar Trombeta, Manoel Terezo Novo, Lailo Ribeiro Machado, Ricardo Esteves de Carvalho, Ronaldo Esteves de Carvalho, Walter Luís Hime Soares, Ângelo Russo Neto e Dennis Antonio Marinho.    
Na Bocha, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca. 

-1972:

Presidente: André Gustavo Richer
Títulos:
Futebol: Torneio do Povo
         Taça Guanabara
         Campeonato Carioca
         Taça Sesquicentenário da Independência do Brasil
         Troféu Rádio Globo (RJ)
         Troféu Rádio Clube do Pará (PA)
         Troféu Flamengo x Desportiva (ES)
         Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro
         Campeonato Carioca Juvenil

Remo: Campeonato Carioca
      Regata do Sesquicentenário da Independência do Brasil

Xadrez: Campeonato Sul-Americano
                                                              
Em 1972, o Flamengo reforçou seu time para a disputa do Campeonato Carioca. O time, que já contava com Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Arilson, Doval e Fio, passava a contar com Paulo César Lima ( ou Caju ), Zé Mário, Rogério e Caio. Na direção técnica, o Flamengo lançava Mário Jorge Lobo Zagallo, que fora seu atleta na década de cinquenta, quando foi tricampeão carioca e técnico tricampeão do mundo pela Seleção Brasileira, na Copa do Mundo do México. Ao assumir o time, Zagallo retira Zico do grupo de profissionais, por achar o jogador muito jovem para jogar no time principal. Zico, com isso, retorna para o time de juvenis. Como pretendia disputar as Olimpíadas de Munique e tinha como praticamente certa a sua convocação, até mesmo porque a Seleção Brasileira havia se classificado para a disputa dos Jogos Olímpicos vencendo a Argentina por 1 x 0, com gol seu, Zico aceita retornar ao time de juvenis, mesmo estando prestes a assinar seu primeiro contrato como profissional. O que Zico não contava era que o treinador Antoninho não o chamasse, provavelmente por pressões na CBD e das autoridades militares que determinavam o rumo da entidade, já que vivíamos a ditadura militar. Foi um golpe duro para Zico, que quase pensou em parar com o futebol, decepcionado com a não convocação.
O time do Flamengo começa o ano disputando o Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro, contra Benfica e Vasco da Gama. No primeiro jogo, contra o Benfica, o Flamengo não conseguia vencer a marcação da zaga portuguesa e ainda tinha em seu goleiro Ubirajara Alcântara, um paredão. A torcida passa a pedir a entrada de Fio. Zagallo atende a torcida e aos 33 minutos do segundo tempo, Fio faz "um gol de anjo, verdadeiro gol de placa", como ficou eternizado na música de Jorge Ben. O Flamengo vence por 1 x 0 e decide o título contra o Vasco da Gama. Em 20 de janeiro, o Flamengo entra em campo com Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Rogério, Caio(Fio), Paulo César e Arilson. Com um gol de Paulo César aos 32 minutos do primeiro tempo, o Flamengo vence por 1 x 0 e fica com o título do torneio, que já havia ganho em 1970.
Logo a seguir, o Flamengo disputa um amistoso com a Seleção da Hungria, no Maracanã, empatando em 2 x 2, com gols de Paulo César e Fio. Em fevereiro, o Flamengo disputa a segunda edição do Torneio do Povo. O primeiro jogo foi contra o Bahia, na Fonte Nova e o Flamengo vence por 1 x 0, gol de Caio. O segundo jogo foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã e o Flamengo vence por 2 x 0, gols de Paulo César e Doval. O terceiro jogo foi contra o Corinthians, no Pacaembu, com vitória do Flamengo por 2 x 1, gols de Paulo César e Doval. Em 20 de fevereiro, o Flamengo enfrenta o Internacional, no Maracanã e joga por um empate para ser campeão. O time joga com Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Zé Mário, Rogério, Caio(Dionísio), Doval(Zanata)e Paulo César. O jogo é equilibrado e ao final o Flamengo empata em 0 x 0, conquistando o título do Torneio do Povo.
Não deu nem tempo para comemorar, pois três dias após, o Flamengo começa a disputar o Campeonato Carioca. Logo na primeira rodada, o Flamengo tropeça contra o Olaria, empatando em 1 x 1. Porém, o time se recupera e vence a grande maioria dos seus jogos. Ao vencer o Vasco por 1 x 0 e o Bangu por 2 x 1, o Flamengo fica em igualdade de pontos com o Fluminense, seu adversário na última rodada. Nesse ano, o primeiro turno do campeonato valeria a Taça Guanabara e o seu vencedor estaria automaticamente classificado para a final do campeonato.
Em 23 de abril, o Maracanã recebe 137.002 torcedores para assistirem à decisão da Taça Guanabara. O espetáculo proporcionado pelas torcidas foi fantástico. O colorido e a vibração foram dignos do maior clássico de futebol do Brasil. Aqueles que não puderam comparecer ao Maracanã, puderam ter uma demonstração fiel do que foi esse jogo, nos cinemas cariocas, vendo mais uma apresentação do Canal 100, que semanalmente apresentava os lances dos jogos,  antes dos filmes. O Canal 100 foi uma realização do rubro-negro Carlos Niemeyer e, como a televisão não mostrava os jogos como hoje em dia, transformava-se assim numa grande atração dos cinemas cariocas. O Flamengo joga com Renato, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mário, Rogério, Caio, Doval, e Paulo Cesar. Logo aos 10 minutos, Liminha fazia 1 x 0, num chute cruzado, no canto direito do goleiro Félix. A partir daí começa o show de Caio. Aos 19 minutos, aproveita o rebote do goleiro tricolor e marca o segundo gol do Flamengo. Ao comemorar, sai dando várias cambalhotas, até ser sufocado pelos abraços dos companheiros. Aos 29 minutos, Caio marca o terceiro gol do Flamengo. E tome cambalhotas. A torcida do Flamengo vai à loucura. Caio ainda marcaria mais um gol, porém o juiz José de Assis Aragão marca impedimento.
No segundo tempo, Doval marca aos 18 minutos o quarto gol do Flamengo. Aos 31 e 35 minutos, o Fluminense marcaria dois gols, assustando a torcida do Flamengo. Porém, aos 45 minutos, Caio marca o quinto gol e sai como um louco dando cambalhotas. O Flamengo conquista a Taça Guanabara e o gramado é invadido por vários torcedores. Com isso o Flamengo estava classificado para disputar o título do Campeonato Carioca.
No segundo turno, o Flamengo perde alguns pontos bobos, como na derrota para o São Cristóvão, por 1 x 0. O campeão do segundo turno foi o Fluminense. Houve também o terceiro turno, que foi vencido pelo Vasco da Gama. Com isso, houve um triangular entre Flamengo, Fluminense e Vasco para  saber quem seria o campeão carioca. Em 31 de agosto, o Flamengo derrota o Vasco por 1 x 0, gol de Paulo César aos 15 minutos.
Em 7 de setembro, o Brasil comemorava o Sesquicentenário da Independência e nesse dia, Flamengo e Fluminense iriam disputar a grande final do Campeonato Carioca. O Maracanã recebe numa quinta feira 136. 829 pagantes, que realizam um grande espetáculo nas arquibancadas. O Flamengo entra em campo com Renato, Moreira, Chiquinho, Reyes(Tinho), Vanderlei, Liminha, Zé Mario, Rogério(Vicentinho), Caio, Doval e Paulo César. Vale apenas o detalhe que o lateral esquerdo Vanderlei é o atual técnico Vanderlei Luxemburgo. O Fluminense começa apertando o Flamengo, que conta com a segurança de Renato, goleiro que havia sido campeão brasileiro um ano antes pelo Atlético Mineiro e que agora fechava o gol rubro-negro. Aos poucos, o Flamengo equilibra o jogo e aos 23 minutos, Doval marca de cabeça o primeiro gol do Flamengo. Aos 38 minutos, Paulo César deixa Caio livre para marcar o segundo gol. A torcida do Flamengo vai ao delírio e praticamente já comemora o título. Porém, aos 15 minutos do segundo tempo, Jair faz o gol do Fluminense. A partir daí o jogo ficou dramático. O Fluminense tenta empatar e o Flamengo joga nos contra-ataques, para tentar marcar mais um gol. A torcida do Flamengo não via a hora de acabar o jogo e comemorar. Até o final, as torcidas não arredaram pé do Maracanã. Ao final, quando o juiz Oscar Scolfaro apita o fim do jogo, a torcida do Flamengo explode de alegria juntamente com seus jogadores no campo. Zagallo conquista seu primeiro título de campeão carioca pelo Flamengo. O time também conquista a Taça Sesquicentenário da Independência do Brasil e o Troféu Rádio Globo. Doval foi o artilheiro do Campeonato Carioca com 16 gols.
Para o Campeonato Brasileiro, o Flamengo entra como um dos favoritos. Porém, não consegue realizar uma boa campanha, com altos e baixos. O pior acontecimento do ano ocorre no dia do aniversário do Flamengo. Ao jogar contra o Botafogo, o Flamengo é goleado por 6 x 0, o que levaria a torcida botafoguense a gozar durante muitos anos a torcida rubro-negra. Ao final do ano, o  Flamengo ficaria em décimo segundo lugar no Campeonato Brasileiro, que foi vencido pela academia do Palmeiras.
No Campeonato Carioca Juvenil, o Flamengo contava com vários jogadores que futuramente dariam grandes alegrias a torcida. Com Cantarele no gol, o zagueiro Rondinelli, o meio campo Geraldo e Zico, o Flamengo conquista o título, numa decisão contra o Vasco, na Gávea, com vitória do Flamengo por 2 x 0, o segundo gol marcado por Zico. Assim, Zico começava a se firmar como o grande craque que futuramente daria ao Flamengo as suas maiores conquistas.
No Remo, o Flamengo conquistava o Bicampeonato Carioca e a Regata Sesquicentenário da Independência do Brasil. Com isso o Flamengo voltava a estampar o título de Campeão de Terra e Mar.

-1973:

Presidente: André Gustavo Richer
Títulos:
Futebol: Taça Guanabara
         Taça Cidade do Rio de Janeiro
         Troféu Rede Tupi de Televisão (RJ)
         Taça Doutor Manoel dos Reis e Silva (RJ)
         Taça Araribóia (RJ)
         Taça Cidade de Campo Grande (MT)
         Campeonato Carioca Juvenil

Remo: Campeonato carioca

Natação: Campeonato Carioca Absoluto

Vôlei: Taça Disciplina
       Campeonato Carioca Feminino infantil

Tiro: Campeonato Brasileiro

Bocha: Campeonato Carioca por Equipes de Bocha Sul Americana

Xadrez: Torneio Interzonal de Petrópolis

O ano de 1973 começa e finalmente Zico é integrado ao time de profissionais, assinando seu primeiro contrato com o Flamengo. O primeiro jogo é contra o Vasco da Gama, em São Januário, na disputa da Taça Rio de Janeiro e do Troféu Rede Tupi de Televisão. O Flamengo vence por 1 x 0, gol de Paulo César e conquista os títulos no campo do Vasco.
Logo a seguir, começa a terceira edição do Torneio do Povo, onde o Flamengo tentaria o bicampeonato. Para reforçar o time, o Flamengo contrata Dario, atacante artilheiro e folclórico, que ficou famoso devido a sua convocação para a Copa de 1970, onde muitos dizem que foi por intermédio do presidente Médici. Zagallo até hoje jura que não, porém, a história conta até hoje que, quando João Saldanha era o técnico da seleção, o convocado seria Dirceu Lopes, do Cruzeiro. Quando soube da preferência do presidente, Saldanha, que não levava desaforos para casa, disse que do mesmo jeito que ele não escalava os ministros, o presidente também não escalaria a seleção. João Saldanha caiu e Zagallo assumiu o comando técnico do time. Dario foi convocado e foi Campeão do Mundo sem jogar nenhuma partida. Porém, Dario tinha seus méritos. Era goleador, e provavelmente o primeiro jogador “marqueteiro” do futebol brasileiro. Com sua frases folclóricas, como " se o treinador tem a problemática, eu tenho a solucionática" e "três coisas param no ar: helicóptero, beija flor e Dadá", Dario conquistava a simpatia da torcida. Em 1973, "o peito de aço", como era conhecido, defendeu as cores rubro-negras.
No Torneio do Povo, o Flamengo não conseguiu o mesmo sucesso do ano anterior, sendo o título conquistado pelo Coritiba. No jogo contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, o Flamengo vence por 3 x 2 e Zico marca dois gols. Logo a seguir, o Flamengo disputa o Campeonato Carioca, tentando também o bicampeonato. Na Taça Guanabara, a base do time foi mantida, com Dario sendo o titular e o menino Zico na reserva, sendo um curinga para o ataque, jogando em todas as posições. Em primeiro de maio, o Flamengo vence o Fluminense por 2 x 1, com gols de Paulo César e Silveira contra, precisando apenas vencer o Vasco da Gama para conquistar o Bicampeonato da Taça Guanabara, na última rodada. Em 6 de maio, o Flamengo manda a campo Renato, Moreira, Chiquinho, Fred, Rodrigues Neto, Liminha, Paulo Cesar, Vicentinho, Doval, Dario e Arilson. Com gol de Arilson aos 30 minutos, o Flamengo vence por 1 x 0 e conquista o primeiro turno.
No segundo turno, apesar da sensacional goleada de 8 x 0 sobre o Bangu, o Fluminense conquista o returno. Em 10 de junho, a cidade de Niterói comemorava o quarto centenário de sua fundação e realizou no Estádio Caio Martins uma partida entre Flamengo e Vasco da Gama, valendo a Taça Araribóia. O Flamengo vence o Vasco por 2 x 1, com gols de Doval e Sérgio e conquista a Taça.
No terceiro turno, novamente o Fluminense sagra-se campeão. A decisão do campeonato foi jogada em  22 de agosto, numa quarta feira chuvosa, com o Maracanã  recebendo apenas um público regular. Com gols de Manfrini e Toninho, o Fluminense termina o primeiro tempo ganhando por 2 x 0. Em reação sensacional, Dario marca aos 25 e 33 minutos do segundo tempo, sendo o segundo gol marcado após cruzamento de Zico, que jogou como ponta direita. Quando a torcida do Flamengo passou a acreditar na virada, Manfrini aos 35 e Dionísio aos 37 minutos, marcaram mais dois gols e o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca, vencendo por 4 x 2. Dario foi o artilheiro do Campeonato Carioca com 15 gols. 
Em 24 de junho, o Flamengo disputa um jogo com o Goiás, no Estádio da Gávea, valendo a Taça Doutor Manoel dos Reis e Silva. O Flamengo vence por 1 x 0, gol de Arilson e conquista a Taça.
Foi em 1973, que jogadores juvenis que fariam sucesso mais adiante começam a ter chance no time principal. Além de Zico, que já jogava desde 1971, começaram a jogar   Cantareli, Rondinelli, Jaime e Geraldo. Eles entravam em jogos amistosos.  
O Campeonato Brasileiro começa a partir de agosto e o Flamengo estréia com vitória de 1 x 0 sobre o Comercial de Mato Grosso, onde conquista a Taça Cidade de Campo Grande. Porém, a campanha do Flamengo não foi boa, perdendo vários jogos. O Flamengo contrata o veterano jogador Toninho Guerreiro, que foi artilheiro por vários anos em São Paulo, mas que estava em final de carreira e acabou  não fazendo sucesso com a camisa do Flamengo. Ao final do campeonato, o Flamengo fica em 24º lugar e teve em Zico seu artilheiro, com 6 gols.
No Campeonato Carioca Juvenil, o Flamengo conquistou o Bicampeonato Carioca, mantendo a base que conquistou  o campeonato do ano anterior. O destaque era o meio campo Geraldo.
No Remo, o Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca, dominando amplamente as regatas realizadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente a sede do Flamengo.
Na Natação, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Absoluto.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Feminino Infantil e também a Taça Disciplina.
No Tiro, o Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro.
O Flamengo também conquista o Campeonato Carioca de Bocha.