Copa do Brasil 1990
- Historia da Conquista:
A Copa do Brasil surgiu em 1989. A princípio foi considerada mais uma competição caça níqueis, que iria deixar o calendário ainda mais apertado. Somente os campeões e vice-campeões estaduais poderiam participar. O primeiro campeão foi o Grêmio.
Em 1990, o Flamengo começou a disputar a Copa do Brasil contra o modesto time do Capelense de Alagoas. Venceu com facilidade tanto no Rio de Janeiro, quanto em Alagoas. O próximo adversário foi o Taguatinga de Brasília. Venceu por 2 x 0 jogando no estádio da Gávea e empatou em Brasília, num jogo até certo ponto difícil. A seguir o time foi a Salvador e empatou por 1 x 1 com o Bahia. Jogando em Juiz de Fora, o Flamengo venceu por 1 x 0 e se classificou para a semi-final.
Em 13 de setembro, o Flamengo venceu o Náutico no Maracanã por 3 x 0. No jogo de volta, o Flamengo teve que enfrentar o Náutico duas vezes, pois coincidentemente, pelo Campeonato Brasileiro, Flamengo e Náutico também teriam que jogar. Em 13 de outubro, houve empate de 0 x 0 pelo Campeonato Brasileiro. Três dias depois, Flamengo e Náutico se enfrentaram pela Copa do Brasil e com um empate de 2 x 2, o Flamengo estava classificado para a final.
A primeira partida da decisão foi jogada em Juiz de Fora, em primeiro de novembro. Foi um jogo muito equilibrado e tudo levava a crer que o empate em 0 x 0 seria o resultado final, pois o Flamengo não conseguia furar a defesa goiana. Mas aos 16 minutos do segundo tempo, uma falta ocorre na lateral da área do Goiás, pela esquerda. Ailton cobra a falta, centrando a bola na área. O zagueiro Fernando sobe e cabeceia a bola para o gol. O time do Goiás reclama de falta no lance, mas o gol é confirmado. A partida continua muito equilibrada e muitas vezes disputada de forma mais ríspida, tanto que Fernando e Cacau são expulsos de campo. O Flamengo consegue manter o placar e leva a decisão para o estádio Serra Dourada.
Em 7 de novembro, o Flamengo jogaria pelo empate para ser campeão. Ao Goiás somente a vitória interessava. Com o incentivo da sua torcida, o Goiás partiu para cima do Flamengo, que jogou com o zagueiro reserva Vitor Hugo, no lugar de Fernando. O grande destaque do Goiás era Túlio, que era o artilheiro do time. Com uma grande atuação do goleiro Zé Carlos, o Flamengo conseguia manter o 0 x 0 no placar, mas a pressão era muito grande. Somente no segundo tempo, o Flamengo conseguiu realizar jogadas de perigo, onde inclusive, Zinho teve um gol mal anulado pelo péssimo árbitro Renato Marsíglia, que volta e meia vivia prejudicando o Flamengo em vários jogos.
O final da partida se aproximava e o Goiás não conseguia marcar um gol. O Flamengo começou a prender a bola e irritar os jogadores do Goiás. Com isso, Renato Gaúcho levou um soco ao final da partida, que não foi visto pelo árbitro. Após um grande acréscimo nos noventa minutos, o jogo termina e o Flamengo conquista o título de forma invicta e o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte.
- Numeros da Campanha:
Jogos: 10
Vitórias: 06
Empates: 04
Derrotas: 00
GP: 20
GC: 05
- Campanha:
1ª FASE
21/06 - Flamengo 5 x 1 Capelense (AL)
Local: Estádio de Moça Bonita, Bangu, Rio de Janeiro - Público: 187 pagantes
Gols: Norinho (3min1T), Gaúcho (45min1T) e (15min2T), Leonardo (22min2T), Zanata (32min2T) e Gaúcho (39min2T)
Time: Zé Carlos Paulista, Zanata, André Cruz, Vítor Hugo, Fernando e Leonardo; Ailton (Uidemar), Djalminha (Marcelinho Carioca) e Zinho; Alcindo e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
05/07 - Flamengo 4 x 0 Capelense (AL)
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió - Público: 3.620 pagantes
Gols: Zinho (15min1T) e (25min2T), Alcindo (29min2T) e Marcelinho Carioca (36min2T)
Time: Neneca, Zanata, Vítor Hugo, Fernando e Leonardo; Uidemar, Ailton, Djalminha (Marcelinho Carioca) e Zinho; Alcindo e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
OITAVAS DE FINAL
10/07 - Flamengo 2 x 0 Taguatinga (DF)
Local: Gávea - Público: 1.761 pagantes
Gols: Leonardo (42min1T) e Gaúcho (8min2T)
Time: Neneca, Zanata, Vítor Hugo, Fernando e Leonardo; Uidemar, Ailton, Djalminha (Marcelinho Carioca) e Zinho; Alcindo e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
15/07 - Flamengo 1 x 1 Taguatinga (DF)
Local: Estádio Serejão, Taguatinga, DF - Público: 9.721 pagantes
Gols: Leonardo (34min2T) e Chiquinho (41min2T)
Time: Neneca, Zanata, Vítor Hugo, Fernando e Leonardo; Uidemar, Ailton e Zinho; Renato Gaúcho, Gaúcho e Alcindo.
Téc: Jaír Pereira
QUARTAS DE FINAL
25/07 - Flamengo 1 x 1 Bahia (BA)
Local: Estádio da Fonte Nova, Salvador - Público: 23.452 pagantes
Gols: Zinho (40min1T) e Luís Fernando Flores (44min1T)
Time: Zé Carlos, Zanata (Rogério Lourenço), Vítor Hugo, Fernando e Piá; Uidemar, Ailton, Djalminha (Júnior) e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
28/07 - Flamengo 1 x 0 Bahia (BA)
Local: Estádio Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais - Público: 7.525 pagantes
Gol: Ailton (35min2T)
Time: Zé Carlos, Zanata, Vítor Hugo, Fernando e Piá; Uidemar, Júnior, Djalminha (Ailton) e Zinho; Bujica (Fernando Cruz) e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
SEMIFINAL
13/09 - Flamengo 3 x 0 Náutico (PE)
Local: Maracanã - Público: 3.616 pagantes
Gols: Bobô (28min1T), Gaúcho (22min2T) e Rogério Lourenço (41min2T)
Time: Zé Carlos, Zanata (Josimar), Vítor Hugo, Rogério Lourenço e Piá; Uidemar, Ailton, Bobô (Marcelinho Carioca) e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
16/10 - Flamengo 2 x 2 Náutico (PE)
Local: Estádio dos Aflitos, Recife - Público: 9.801 pagantes
Gols: Aroldo (11min1T), Djalminha (25min1T), Renato Gaúcho (43min1T) e Bizu (42min2T)
Time: Zé Carlos, Ailton, Vítor Hugo, Fernando, Rogério Lourenço e Nelsinho, Júnior (Marcelinho Carioca), Djalminha e Zinho; Renato Gaúcho (Nélio) e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
FINAL
01/11 - Flamengo 1 x 0 Goiás (GO)
Local: Estádio Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais - Público: 2.437 pagantes
Gol: Fernando (16min2T)
Time: Zé Carlos, Ailton, Fernando, Vítor Hugo e Piá (Rogério Lourenço); Marquinhos (Zanata), Júnior, Djalminha e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho.
Téc: Jaír Pereira
07/11 - Flamengo 0 x 0 Goiás (GO)
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia - Público: 45.504 pagantes
Time: Zé Carlos, Ailton, Vítor Hugo, Rogério Lourenço e Piá; Uidemar, Júnior, Bobô (Nélio) e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho (Marquinhos).
Téc: Jaír Pereira
- Dados da Campanha:
Time-base: Zé Carlos, Zanata, Vítor Hugo, Fernando e Piá; Uidemar, Ailton, Júnior e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho
Banco: Neneca, Rogério Lourenço, Marquinhos, Bobô, Djalminha, Marcelinho Carioca e Alcindo
Artilharia: Gaúcho (5), Zinho (3), Leonardo (3), Djalminha (1), Renato Gaúcho (1), Alcindo (1), Marcelinho Carioca (1), Ailton (1), Bobô (1), Rogério Lourenço (1), Zanata (1) e Fernando (1)
Participação:
10 jogos: Vítor Hugo, Ailton, Zinho e Gaúcho
9 jogos: -
8 jogos: Zanata, Fernando e Uidemar
7 jogos: Djalminha
6 jogos: Zé Carlos e Júnior
5 jogos: Rogério Lourenço, Piá, Marcelinho Carioca e Renato Gaúcho
4 jogos: Leonardo e Alcindo
3 jogos: Neneca
2 jogos: Marquinhos, Bobô e Nélio
1 jogo: Zé Carlos Paulista, Josimar, André Cruz, Nelsinho, Bujica e Fernando Cruz