Copa dos Campeões Regionais 2001

Copa dos Campeões Regionais 2001

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES REGIONAIS 2001

 


- Historia da Conquista:

     Após a conquista do título de tricampeão estadual, com o famoso gol de Petkovic contra o Vasco da Gama, o Flamengo iria tentar voltar à Taça Libertadores, disputando a Taça dos Campeões, que seria realizada em João Pessoa e Maceió, com a participação de Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Coritiba, Bahia, Sport e São Raimundo. O Flamengo estréia contra o Bahia, em João Pessoa. Desde já, todos notam algo que ficou sendo a marca registrada deste campeonato. A grande e esmagadora torcida do Flamengo no Nordeste. Que o Flamengo é o time mais querido do Brasil, todos já sabem, porém o que se viu neste campeonato, foi de arrepiar e deixar qualquer um de boca aberta.
     O Flamengo venceu o Bahia por 4 x 2  e partiu para Maceió, onde venceu por 2 x 0. O time jogava um futebol bonito, objetivo e com Edilson, Petkovic, Beto e Reinaldo jogando um grande futebol. O próximo adversário seria o Cruzeiro. No primeiro jogo, em Maceió, o time do Cruzeiro abusou das faltas violentas e teve dois jogadores expulsos de campo. Porém o jogo ficou no 0 x 0. No segundo jogo com o Cruzeiro, o Flamengo fez a torcida da Paraíba vibrar. Venceu por 3 x 0 e deu show, inclusive com um golaço de Beto. O Flamengo estava classificado para decidir o título com o São Paulo.
     No primeiro jogo, em João Pessoa, o Flamengo faz um grande primeiro tempo, marca com Edilson, Reinaldo e Beto e vai para o intervalo vencendo por 3 x 1. Logo no início do segundo tempo, Edilson faz 4 x 1 e tudo parece que já está decidido. Ledo engano. O São Paulo parte para cima e faz 2 gols, perdendo outras chances. Com 4 x 3 e com o São Paulo apertando, o Flamengo voltou a atacar e depois de uma grande jogada de Edilson, ocorre o quinto gol, sendo do zagueiro Rogério Pinheiro contra. O Flamengo vai para Maceió, podendo até perder por 1 gol de diferença. A torcida do Flamengo mais uma vez dá um show.
     O Flamengo começa o jogo decisivo jogando bem e perdendo chances com Rocha e Petkovic. Porém, o São Paulo começa a se acertar e faz 1 x 0 com Kaká, no final do primeiro tempo. Na volta para o segundo tempo, no primeiro minuto, Petkovic cobra falta na lateral da área. Juan sobe no meio da zaga do São Paulo e marca o gol de empate do Flamengo. Logo após, Edilson sofre falta na chegada da área do São Paulo, porém um pouco distante. Começava a se repetir uma cena vista na decisão do Estadual.    
     Petkovic cobra a falta igual como havia feito contra o Vasco e marca outro golaço. Com o placar de 2 x 1, o Flamengo passa a jogar com o regulamento. Logo após, o juiz Márcio Rezende de Freitas marca um pênalti absurdo de Juan. França bate e empata o jogo. Aos 41 minutos, França chuta de fora da área e marca o terceiro gol do São Paulo. Porém, o Flamengo tinha as rédeas do jogo e quase empata no final com uma bola no travessão. Com o final do jogo, o Flamengo sagrava-se campeão da Copa dos Campeões e estava garantido na Libertadores de 2002. Zagalo vibrava, pois pela primeira vez era campeão na sua terra natal. Foi uma grande festa, para ficar na memória de todos.

- Numeros da Campanha:

Jogos: 06
Vitórias: 04
Empates: 01
Derrotas: 01
GP: 16
GC: 08

- Ficha dos Jogos:

1) C.R. Flamengo 4 x 2 Bahia (BA) - 23/06/2001 - Estadio: Almeidão (João Pessoa - PB)
Time: Júlio Cesar, Alessandro(Maurinho), Juan, Fernando, Cassio, Leandro Ávila, Rocha, Beto, Petkovic(Fabio Augusto), Reinaldo(Leandro Machado) e Edilson.
Gols: Reinaldo(2), Edilson e Rocha. 

2) C.R. Flamengo 2 x 0 Bahia (BA) - 27/06/2001 - Estadio: Rei Pelé (Maceió - AL)
Time: Júlio Cesar, Alessandro, Juan, Fernando, Cassio, Leandro Ávila(Jorginho), Rocha, Beto(Fabio Augusto), Petkovic, Edilson e Reinaldo(Roma).
Gols: Reinaldo(2). 

3) C.R. Flamengo 0 x 0 Cruzeiro (MG) - 30/06/2001 - Estadio: Rei Pelé (Maceió - AL)
Time: Júlio Cesar, Alessandro, Juan, Fernando, Cassio, Rocha(Maurinho), Leandro Ávila, Beto, Petkovic, Edilson e Reinaldo(Fabio Augusto). 

4) C.R. Flamengo 3 x 0 Cruzeiro (MG) - 04/07/2001 - Estadio: Almeidão (João Pessoa - PB)
Time: Júlio Cesar, Maurinho(Fabio Augusto), Juan, Gamarra, Cassio, Leandro Ávila, Rocha, Beto, Petkovic(Roma), Edilson e Reinaldo(Jorginho).
Gols: Petkovic, Edilson e Beto. 

5) C.R. Flamengo 5 x 3 São Paulo (SP) - 08/07/2001 - Estadio: Almeidão (João Pessoa - PB)
Time: Júlio Cesar, Alessandro, Juan, Gamarra, Cassio, Jorginho, Rocha, Beto, Petkovic(Maurinho), Reinaldo(Fabio Augusto) e Edilson.
Gols: Edilson(2), Reinaldo, Beto e Rogério Pinheiro(contra). 

6) C.R. Flamengo 2 x 3 São Paulo (SP) - 11/07/2001 - Estadio: Rei Pelé (Maceió - AL)
Time: Júlio Cesar, Alessandro, Juan, Gamarra, Cassio, Leandro Ávila(Jorginho), Rocha, Beto, Petkovic, Edilson e Reinaldo(Fabio Augusto)
Gols: Juan e Petkovic.