Taça Guanabara 2004

Taça Guanabara 2004

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2004

- Historia da Conquista:

  Para o início do Campeonato Estadual (Taça Guanabara), o Flamengo tinha um time muito desacreditado e via a imprensa eleger o Fluminense como o grande favorito. Estréia no campeonato, jogando em Cabo Frio, contra a Cabofriense, no Estádio Alair Correa, que teve toda a arquibancada descoberta interditada para os torcedores. Ao chegar do Rio de Janeiro, a torcida do Flamengo enfrenta a polícia e toma de assalto o estádio. O Flamengo vence por 2 x 0, com gols de Jean e Fabiano Eller. Em 24 de janeiro, o futebol brasileiro perde Leônidas da Silva, que morre em São Paulo, onde vivia internado em uma clínica, padecendo do Mal de Alzheimer. Leônidas da Silva foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, criador da "bicicleta" e sendo conhecido como Diamante Negro. Defendeu o Flamengo de 1936 a 1941 e se tornou um dos maiores ídolos que o Flamengo já teve.
  A seguir, o Flamengo empata em 1 x 1 com o Friburguense, em pleno Maracanã, com uma atuação muito ruim, principalmente de sua defesa. Em 01 de Fevereiro, o Flamengo vai a campo enfrentar o poderoso time do Fluminense, favoritíssimo para ganhar o estadual. O time joga com Júlio César, Rafael, Júnior Baiano, Fabiano Eller e Roger, Da Silva, Ibson(Jônatas), Fabio Baiano e Felipe, Jean(Igor) e Rafael Gaúcho(Flavio). No primeiro tempo, o Flamengo domina o Fluminense e marca 1 x 0, por intermédio de Jean, que após grande jogada de Felipe, recebe a bola na entrada da área e bate colocado. Não dá tempo nem para comemorar, pois Romário se aproveita de falha de Da Silva e Júnior Baiano para empatar. No segundo tempo, Fabiano Eller comete pênalti e Romário vira o placar. Poucos minutos depois, aos 23 minutos, Júnior Baiano rebate mal uma bola, que chega a Romário, que coloca Rodolfo cara a cara com Júlio César, marcando 3 x 1 para o Fluminense. A torcida do Fluminense faz uma festa nas arquibancadas e tudo levava a crer que o tal favoritismo era mesmo real. Romário pede para sair e a partir daí, o Flamengo faz história. Aos 25 minutos, Felipe recebe lançamento de Jean e chuta de direita. A bola entra no canto direito do goleiro Kleber. Aos 26 minutos, Rafael cruza e Roger entra pelo meio da zaga e cabeceia para empatar o jogo em 3 x 3 e fazer a festa mudar de lado na arquibancada. Finalmente aos 30 minutos, Roger recebe de Felipe, entra pela esquerda e desfere um tiro cruzado que morre no ângulo oposto do gol de Kleber, marcando uma virada histórica e heróica. Nas arquibancadas, a torcida do Flamengo lança moda, ao instituir como hino da campanha a música da cantora baiana Ivete Sangalo, que tem um refrão que diz "Poeira, poeira, levantou poeira". A vitória do Flamengo abre uma crise nas Laranjeiras, já que o grande time tricolor não mostrou  o futebol que sua torcida esperava e já havia a desconfiança que o tal quarteto fantástico não tinha condições de jogar junto, pois o time ficaria sem marcação  no meio de campo.
  Em 04 de fevereiro, o Flamengo inicia a disputa da Copa do Brasil, enfrentando o CRB de Alagoas, no Estádio Rei Pelé. O time vencia por 3 x 1 e vê o CRB virar para 4 x 3. Ao final, com 3 gols do estreante Diogo, o Flamengo empata em 4 x 4, mostrando que a sua defesa e principalmente Fabio Baiano, falhavam demais. O técnico Abel dá uma bronca nos jogadores, já demonstrando o seu estilo durão. Para piorar a crise, o Flamengo perde para o América por 4 x 3, com o América jogando uma grande e talvez a única grande partida neste campeonato. O Flamengo reclama contra a arbitragem que deixa de marcar 3 pênaltis escandalosos a favor do time, enquanto que o time do América batia à vontade, sem nenhuma providência do juiz. Júnior Baiano e Fabio Baiano são afastados do time e por incrível que pareça, a partir daí o Flamengo parte para ganhar a Taça Guanabara.
  Ao vencer o Madureira por 5 x 1, jogando em Édson Passos, o Flamengo se classifica em segundo lugar em seu grupo, que teve o Fluminense em primeiro. Com isso, o Flamengo disputaria uma semifinal com o Vasco da Gama, enquanto o Fluminense enfrentaria o Americano de Campos, no Maracanã. Em 15 de fevereiro, com grande atuação de Felipe, que já se tornava o maior jogador do Flamengo e do campeonato, o time vence o Vasco por 2 x 0, com gols de Felipe e Henrique, se classificando para a final contra o Fluminense, que havia vencido o Americano.
  Em 21 de fevereiro, sábado de carnaval, o Flamengo enfrenta o Fluminense, que vinha mordido e novamente com o favoritismo da imprensa. O time joga com Júlio César, Rafael, Henrique, Fabiano Eller, Roger, Robson, Ibson(Anderson Luiz), Zinho, Felipe, Jean(Rafael Gaúcho) e Diogo(Andrezinho). Com uma atuação sensacional no primeiro tempo, quando dominou totalmente o Fluminense, o Flamengo fez 1 x 0 aos 34 minutos, com gol de Fabiano Eller, que escora de cabeça falta cobrada por Zinho. Na volta para o segundo tempo, o Flamengo perde duas grandes chances de gol, com Rafael cabeceando para fora e com Jean mandando a bola no travessão. Logo após, Jean entra livre e o goleiro Kleber defende milagrosamente com os pés. O Flamengo perdia várias chances de gol e como diz o ditado, quem não faz, leva. Aos 20 minutos, o Fluminense empata com Antônio Carlos. Ao dar a saída, Diogo faz grande jogada na ponta direita, toca para Rafael que cruza. Jean entra de carrinho e faz o segundo gol. A torcida do Flamengo que havia levado um susto, vibra intensamente 1 minuto depois do empate tricolor. Porém, aos 25 minutos, Henrique acaba fazendo gol contra, levando o jogo novamente para o empate. Nessa altura do jogo, já devia ter gente passando mal, pois a emoção era tremenda. Aos 30 minutos, quando a torcida do Flamengo já esperava pelo pior, Ibson dá um passe sensacional para Roger, que entra no meio de dois zagueiros tricolores e dá um leve toque na bola, tirando totalmente o goleiro Kleber da jogada. A bola entra mansamente no gol do Fluminense, causando uma explosão de alegria na torcida do Flamengo, que "levantava poeira" no Maracanã. Roger se transformava no grande algoz do Fluminense, já que havia marcado duas vezes no primeiro jogo e agora dava o título de campeão da Taça Guanabara para o Flamengo, que assim a conquistava  pela décima sexta vez.  
 
- Numeros da Campanha:

Jogos: 07
Vitórias: 05
Empates: 01
Derrotas: 01
GP: 20
GC: 11

- Ficha dos Jogos:

1º Turno (Taça Guanabara):

1) C.R.Flamengo 2x0 Cabofriense (RJ) - 25/01/2004 - Estádio: Alair Correa (Cabo Frio - RJ)
Time: Julio Cesar, Rafael, Henrique, Fabiano Eller, Roger (Nielsen), Da Silva, Juliano (Jonatas), Fabio Baiano, Felipe, Jean, Rafael Gaucho (Igor).
Gols: Jean, Fabiano Eller.

2) C.R.Flamengo 1x1 Friburguense (RJ) - 28/01/2004 - Estádio: Maracanã (RJ)
Time: Julio Cesar; Rafael, Henrique, Fabiano Eller, Roger (Julio Cesar Moraes); Da Silva, Juliano (Flavio), Fabio Baiano, Felipe; Jean, Rafael Gaucho

(Igor).
Gol: Felipe.

3) C.R.Flamengo 4x3 Fluminense (RJ) - 01/02/2004 - Estádio: Maracanã (RJ)
Time: Julio Cesar, Rafael, Junior Baiano, Fabiano Eller, Roger, Da Silva (Jonatas), Ibson, Fabio Baiano, Felipe, Jean (Igor), Rafael gaucho (Flavio).
Gols: Jean, Felipe, Roger(2).

4) C.R.Flamengo 3x4 America (RJ) - 08/02/2004 - Estádio: Giulite Coutinho (Edson Passos - RJ)
Time: Júlio César, Gaúcho (Zinho), Júnior Baiano, Henrique, Roger; Da Silva, Fábio Baiano, Íbson e Felipe; Jean (Diogo), Andrezinho (Rafael Gaúcho).
Gols: Jean, Roger, Diogo.

5) C.R.Flamengo 5x1 Madureira (RJ) - 11/02/2004 - Estádio: Giulite Coutinho (Edson Passos - RJ)
Time: Julio Cesar, Gaucho, Henrique, Anderson Luis (Renan), Roger, Da Silva (Jonatas), Ibson, Zinho (Juliano), Felipe, Jean, Diogo.
Gols: Ibson, Zinho, Felipe, Jean, Jonatas.

Semi Final

6) C.R.Flamengo 2x0 Vasco (RJ) - 15/02/2004 - Estádio: Maracanã (RJ)
Time: Julio Cesar, Rafael, Henrique, Fabiano Eller, Roger, Da Silva, Ibson, Zinho (Jonatas), Felipe, Diogo (Juliano), Jean (Andrezinho).
Gols: Felipe, Henrique.

Decisão

7) C.R.Flamengo 3x2 Fluminense (RJ) - 21/02/2004 - Estádio: Maracanã (RJ)
Time: Julio Cesar, Rafael, Henrique, Fabiano Eller, Roger, Robson, Ibson (Anderson Luiz), Zinho, Felipe, Jean (Rafael Gaucho), Diogo (Andrezinho).
Gols: Fabiano Eller, Jean, Roger.