Taça Guanabara 2011

Taça Guanabara 2011

- C.R.FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2011

- Historia da Conquista:

  Em 19 de janeiro, o Flamengo estréia no Campeonato Estadual (Taça Guanabara) pela centésima vez em sua história enfrentando o Volta Redonda no Engenhão. A torcida ainda não iria ver Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves em campo, mas vibrou com a vitória de 2 x 0 e a grande participação do jovem Vander, autor do primeiro gol e que se firmava como titular. A seguir, o Flamengo vence o América por 3 x 1, em Édson Passos, sob um calor infernal. O time começava o campeonato muito bem. E ainda não havia contado com os reforços.
  Em 26 de janeiro, o Flamengo joga contra o Americano e ocorre a estréia de Thiago Neves. Numa partida muito difícil, com o Americano muito retrancado, o Flamengo vence de 2 x 0, gols de Vanderlei. Thiago Neves sai no segundo tempo, após uma atuação razoável. A vitória mantém o Flamengo líder de seu grupo na Taça Guanabara.
  Em 30 de janeiro, o Flamengo enfrenta o Vasco da Gama, que enfrentava uma grande crise, pois perdera as três primeiras partidas do campeonato, para Resende, Nova Iguaçu e Boavista. A torcida acreditava numa goleada, mas ela não veio. O Flamengo venceu por 2 x 1, gols de Deivid e Thiago Neves. Um golaço por sinal. Ele é lançado pelo meio, entra na área, dá um lençol no goleiro Fernando Prass e toca para o fundo do gol. Quando a torcida rubro-negra esperava que o time marcaria mais gols no segundo tempo, o Flamengo caiu muito de produção e quase complicou um jogo fácil. Mas, mesmo assim, o Flamengo permanecia com cem por cento na Taça Guanabara.
   Em 2 de fevereiro, a torcida do Flamengo lota o Engenhão para a estréia de Ronaldinho Gaúcho. A festa começou com um painel gigantesco formado pelos torcedores, que dizia: “Bem Vindo R 10”. O adversário era o Nova Iguaçu, que estava invicto na competição. E como deu trabalho o Nova Iguaçu. Jogando muito bem, o time da baixada não deixou o Flamengo ameaçar o seu gol e ainda perdeu uma grande oportunidade. Ronaldinho Gaúcho realizou boas jogadas e não decepcionou a torcida. Na segunda etapa, o Nova Iguaçu continuou fechado na defesa. O Flamengo foi apertando e aos 40 minutos, Vanderlei, que entrara em campo substituindo Deivid, que mais uma vez desagradou, acabou fazendo o gol da vitória, o quarto dele no campeonato. Vanderlei, aos poucos, ia caindo nas graças da Nação. Com este resultado, o Flamengo já estava classificado para a semifinal da Taça Guanabara. Ao final do jogo, Ronaldinho Gaúcho se emocionou e declarou que este jogo representava uma das maiores emoções da sua vida.
   A seguir, o Flamengo derrota o Boavista por 3 x 2, jogando em Macaé. O time faz 2 x 0 e novamente cai de produção. O Boavista empata e somente aos 40 minutos, Negueba faz o gol da vitória. Ronaldinho Gaúcho marca o primeiro gol com a camisa do Flamengo cobrando pênalti. O segundo gol do Flamengo foi marcado por Deivid. Também em Macaé, o Flamengo encerra a fase de classificação da Taça Guanabara vencendo o Resende por 1 x 0, gol de Deivid, não realizando boa partida. Para a semifinal, o Flamengo enfrentaria o Botafogo, enquanto o Fluminense enfrentaria o Boavista, que se classificou em segundo no grupo do Flamengo.
   Em 20 de fevereiro, Flamengo e Botafogo foram a campo para decidir uma vaga na final da Taça Guanabara, um dia após o Fluminense ter sido eliminado nos pênaltis pelo Boavista. O time jogou com Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz, Ronaldo Angelim(Diego Maurício), Fernando, Willians, Renato Abreu, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Negueba). Logo no início da partida, aos 15 minutos, Ronaldo Angelim faz o gol do Flamengo, escorando de cabeça um escanteio cobrado por Thiago Neves. O time teve mais domínio do jogo no primeiro tempo, mas não conseguiu marcar mais gols. Na segunda etapa, o Botafogo veio com tudo e empatou o jogo aos 4 minutos. Vendo que o time estava perdendo o meio de campo, Vanderlei Luxemburgo coloca em campo o jovem Negueba, que levou o lateral esquerdo do Botafogo à loucura. E ele quase marca o segundo gol no final da partida. Com o empate de 1 x 1, a decisão foi para os pênaltis. O Botafogo faz 1 x 0. Leonardo Moura empata. Felipe defende o segundo pênalti do Botafogo, cobrado pelo ex-rubro-negro Everton e a torcida rubro-negra delira. Renato Abreu bota o Flamengo na frente. Felipe defende mais uma cobrança, dessa vez de Somália. Fernando faz 3 x 1. Quando Renato Abreu Cajá manda a bola para fora, a torcida explode com mais vitória nos pênaltis contra o Botafogo. O torcedor alvi-negro que sofreu muito com Bruno, passa a sofrer a partir de agora com Felipe. Com isso, o Flamengo estava classificado para decidir a Taça Guanabara com o Boavista.
   O Flamengo conquista a sua 19ª  Taça Guanabara em 27 de fevereiro, derrotando o Boavista por 1 x 0, gol de Ronaldinho Gaúcho, cobrando falta. Foi uma partida muito difícil, com o Boavista todo fechado e criando dificuldades para o Flamengo. O time jogou com Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz, Egídio(Diego Maurício), Maldonado, Willians, Bottinelli(Negueba), Renato Abreu, Thiago Neves(Ronaldo Angelim) e Ronaldinho Gaúcho. O gol do título foi marcado aos 30 minutos do segundo tempo, após Thiago Neves sofrer uma falta que não era muito próxima à área. Ronaldinho Gaúcho cobrou a falta com a bola passando pelo lado de fora da barreira e entrando a meia altura do lado esquerdo do goleiro do Boavista. Com a conquista, o Flamengo estava classificado para a decisão do Campeonato Estadual. E só para lembrar, a conquista ocorreu de forma invicta.
 
- Numeros da Campanha:

Jogos: 09
Vitórias: 08
Empates: 01
Derrotas: 00
GP: 16
GC: 05

- Ficha dos Jogos:

1) C.R. Flamengo  2  x  0  Volta Redonda (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
19/01 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio, Willians, Fernando, Fierro(Marquinhos), Renato, Vander e Deivid(Wanderley).
Gols: Vander e Wanderley.

2) C.R. Flamengo  3  x  1  América (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
22/01 – Estádio: Giulite Coutinho – Édson Passos – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio, Willians, Fernando, Marquinhos(Wanderley), Renato, Vander(Ronaldo Angelim) e Deivid(João Vitor).
Gols: Renato, David e Deivid.

3) C.R. Flamengo  2  x  0  Americano (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
26/01 – Estádio: Cláudio Moacyr de Azevedo – Macaé – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio(Wanderley), Willians, Fernando(Fierro), Renato, Thiago Neves(Marquinhos), Vander e Deivid.
Gols: Wanderley(2).

4) C.R. Flamengo  2  x  1  Vasco da Gama (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
30/01 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio, Willians, Maldonado, Renato Vander(Fierro), Thiago Neves(Marquinhos) e Deivid(Wanderley).
Gols: Deivid e Thiago Neves.

5) C.R. Flamengo  1  x  0  Nova Iguaçu (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
02/02 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Renato, Willians, Maldonado(Egídio), Thiago Neves, Vander(Bottinelli), Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Wanderley).
Gol: Wanderley.    

6) C.R. Flamengo  3  x  2  Boavista (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
06/02 – Estádio: Cláudio Moacyr de Azevedo – Macaé – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio(Jean), Willians, Maldonado(Fernando), Renato, Thiago Neves, Ronaldo Gaúcho e Deivid(Negueba).
Gols: Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Negueba.  

7) C.R. Flamengo  1  x  0  Resende (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara
13/02 – Estádio: Cláudio Moacyr de Azevedo – Macaé – RJ
Time: Felipe, Leonardo Moura, David, Jean, Ronaldo Angelim, Fernando, Willians(Fierro), Marquinhos(Negueba), Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho(Luiz Philipe Muralha) e Deivid.
Gol: Deivid.

8) C.R. Flamengo  1  x  1  Botafogo (RJ)
Pênaltis   3  x  1
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara – Semifinal
20/02 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Ronaldo Angelim(Diego Maurício), Fernando, Willians, Renato, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Negueba).
Gols: Ronaldo Angelim. Nos pênaltis: Leonardo Moura, Renato e Fernando

9) C.R. Flamengo  1  x  0  Boavista (RJ)
Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara – Final
27/02 – Estádio: Engenhão – Rio de Janeiro
Time: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David, Egídio(Diego Maurício), Maldonado, Willians, Bottinelli(Negueba), Renato, Thiago Neves(Ronaldo Angelim) e Ronaldinho Gaúcho.
Gol: Ronaldinho Gaúcho.