Campeonato Estadual de 2014

Campeonato Estadual de 2014


- Historia da Conquista:

 O campeonato de 2014 não foi um grande campeonato. A fórmula utilizada não foi a mesma de antes, com Taça Guanabara e Taça Rio valendo como turnos. A Taça Guanabara foi um turno único e os quatro primeiros colocados fariam uma semi final. A Taça Rio ficou com o clube pequeno que chegasse em 5º lugar, no caso o Boavista. Começou muito esvaziado, pois Flamengo e Botafogo começaram e jogaram várias partidas com o time reserva, pois estavam disputando a Libertadores. Os públicos foram ridículos. O Flamengo sobrou no primeiro turno, conquistando-o com três rodadas de antecedência. O Fluminense foi o segundo colocado, o Vasco foi o terceiro e o Cabofriense foi o quarto. O Flamengo passeou contra o Cabofriense, vencendo as duas partidas. O Vasco surpreendeu o Fluminense e se classificou para a final contra o Flamengo. O Rubro-Negro jogava por dois empates. Na primeira partida, o Flamengo empatou com o Vasco por 1 x 1, onde o gol do Vasco foi marcado numa jogada em que o goleiro Felipe recebeu falta, não marcada pela arbitragem. Paulinho marcou o gol de empate e deixou tudo para a última partida.
 O Flamengo foi a campo depois de ser eliminado na Copa Libertadores, em pleno Maracanã. Enquanto o Flamengo levava a campo um time desgastado fisicamente, o Vasco descansou e treinou o tempo todo. O Flamengo jogou nitidamente para empatar, enquanto o Vasco tomou as rédeas da partida, pois somente a vitória lhe daria o título, que não conquistava há 11 anos. A única jogada polêmica ocorreu num contra ataque, onde Everton passou pelo último jogador da defesa do Vasco e foi calçado, O árbitro Marcelo de Lima Henrique, que já havia enfrentado durante a semana uma grande polêmica, causada por sua esposa, vascaína, que pelas redes sociais havia feito declarações inoportunas, marcou a falta, mas não deu o cartão vermelho ao jogador do Vasco.O primeiro tempo terminou em 0 x 0.
 No segundo tempo, o panorama não mudou, mas o Flamengo passou a atacar um pouco mais e levava perigo em contra ataques. Aos 21 minutos Chicão e um zagueiro do Vasco foram expulsos por trocarem tapas. Com isso, o Flamengo que já não contou com Samir, teve que colocar em campo Erazo. A torcida do Flamengo sentiu que coisa boa não iria acontecer. Aos 30 minutos, Erazo comete pênalti a favor do Vasco. A cobrança é perfeita e o Vasco ficava a quinze minutos da conquista tão sonhada. A torcida do Vasco gritava olé. Os jogadores da reserva dançavam, Torcedores já exibiam faixas de campeão. Os jogadores dentro do campo xingavam e gozavam os jogadores do Flamengo.
 Tá certo que seria muito difícil reverter a situação. O Vasco fazia o famoso cai cai. O jogo não andava e a torcida rubro-negra desesperada. Mas, verdade seja dita: ninguém arredou pé do Maracanã. Quando tudo parecia perdido, aos 45 minutos acontece um  corner a favor do Flamengo. Leonardo Moura se prepara para cobrar o escanteio. Nisso, dentro da área, o zagueiro vascaíno Rodrigo cai e é retirado de campo. Alguns acharam que era cera, mas na verdade, ele estava realmente contundido. A bola é alçada dentro da área, atrás da marca do pênalti. Wallace sobe e desfere uma linda cabeçada. A bola se choca entre o travessão e a trave. A torcida do Flamengo não acreditava no que via. A bola correu sobre a linha, passou por traz do goleiro do Vasco e foi na direção da outra trave. Nixon e Marcio Araújo vieram juntos. Marcio Araújo chutou, a bola ainda resvalou na trave e estufou as redes vascaínas. O que se viu naquele momento de quase incredulidade foi uma explosão incontida da torcida do Flamengo, dos jogadores, do banco de reservas, daqueles que assistiam pela televisão e daqueles que ouviam em seus rádios o desenrolar do lance. A alegria extrema dos rubro-negros contrastava com o desespero dos vascaínos, que viram seu tão sonhado título escapar de suas mãos, faltando apenas mais dois minutos de jogo. Mais uma vez eles tiveram que ouvir o coro que já virou moda há muitos anos: Ô ÔÔ ÔÔÔÔ Vice de Novo ! Somente depois dos gritos, abraços e comemorações, veio o fato: Marcio Araújo estava impedido. Foi uma choradeira do lado do Vasco, que chegou a dizer que iria tentar a anulação da partida. Só se esqueceram que na primeira partida o gol do Vasco saiu de uma falta em cima do goleiro Felipe, que não foi marcada. Choros a parte, o fato é que o Flamengo se sagrou campeão Estadual pela 33ª vez, abrindo vantagem sobre o Fluminense e se tornando cada vez mais o “Rei do Rio”.    
                      
- Numeros da Campanha:

Jogos: 19
Vitórias: 14
Empates: 04
Derrotas: 01
GP: 44
GC: 19

- Campanha

Turno Único (Taça Guanabara)

1ª Rodada - 19/01/2014 - Flamengo 1 x 0 Audax Rio
Local: Maracanã (Público: 12.829 espectadores)
Gol: Welinton (5min1T)
Fla: Paulo Victor, Digão, Welinton, Frauches e João Paulo; Victor Cáceres, Val, Matheus (Carlos Eduardo) e Gabriel (Feijão); Negueba (Muralha) e Nixon.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Audax Rio: Yamada, Adriano, Leandro Camilo, Aderaldo e Jorginho Paulista; Arthur, Kláuber (Michel), Lucas Casotti (Alê) e Wellington Soares; Willian (Adílson) e Washington.
Téc: Válber

2ª Rodada - 22/01/2014 - Flamengo 1 x 0 Volta Redonda
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 3.413 espectadores)
Gol: Welinton (40min2T)
Fla: Paulo Victor, Digão, Welinton, Frauches e João Paulo; Victor Cáceres (Muralha), Val, Gabriel e Rodolfo (Darlan); Negueba e Nixon (Matheus).
Téc: Jayme de Almeida Filho
Volta Redonda: Gatti, Jéfferson Feijão, Marcelo, Gilberto e João Paulo; Bruno Barra, Laionel (Sassá), Zé Augusto e Gláuber; Preto (Marcus Vinícius) e Tiago Amaral (Rodrigo Dantas).
Téc: Tarcísio Pugliesi

3ª Rodada - 25/01/2014 - Flamengo 2 x 2 Duque de Caxias
Local: Maracanã (Público: 13.528 espectadores)
Gols: Rodrigues (27min1T), Alex Terra (2min2T), Alecsandro (24min2T) e Gabriel (26min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos (João Paulo); Amaral, Muralha, Elano (Gabriel) e Carlos Eduardo (Alecsandro); Paulinho e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Duque de Caxias: Elinton Andrade, Dudu, Alan Henrique, Luiz Felipe, Rodrigues e Lenon; Leandro Teixeira, Juninho e Angulo (Leandro Cruz); Alex Terra (Washington) e Gleisson (Daniel Amorim).
Técnico: Mário Júnior

4ª Rodada - 29/01/2014 - Flamengo 2 x 0 Friburguense
Local: Estádio Eduardo Guinle, Friburgo (Público: 3.675 espectadores)
Gols: Samir (37min1T) e Elano (23min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano (Rodolfo) e Carlos Eduardo (Gabriel); Paulinho (Alecsandro) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Friburguense: Afonso, Sergio Gomes, Bruno Leal, Cadão e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo (Lohan) e Jorge Luiz; Ziquinha (Tojo) e Rômulo.
Téc: Gérson Andreotti

5ª Rodada - 02/02/2014 - Flamengo 5 x 2 Macaé
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 3.359 espectadores)
Gols: Hernane (14min1T) e (25min1T), Marquinho (39min1T), Hernane (44min1T) e (7min2T), Waldir (41min2T) e Negueba (45min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Erazo e André Santos; Amaral, Muralha, Elano (Negueba) e Carlos Eduardo (Gabriel); Paulinho (Samir) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Macaé: Felipe Sanchez, Wallace, Cléber Carioca, Felipe Machado e Marco Goiano (Ernani); Gedeil, Digão, Dos Santos (Leozinho) e Marquinho; Waldir (Régis) e João Carlos.
Téc: Paulo Henrique Filho

6ª Rodada - 05/02/2014 - Flamengo 5 x 2 Boavista
Local: Estádio de Moça Bonita (Público: 1.286 espectadores)
Gols: André Luís (15min1T), Thiaguinho Silva (18min1T), Alecsandro (26min1T), Gabriel (28min1T), Alecsandro (10min2T) e (14min2T) e Léo (23min2T)
Fla: Felipe, Léo, Chicão, Marcos González e João Paulo; Victor Cáceres, Feijão, Lucas Mugni (Matheus) e Gabriel (Rodolfo); Negueba (Igor Sartori) e Alecsandro.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Boavista: Getúlio Vargas, Thiaguinho, Rômulo, Bruno Costa e Romarinho (Romário); Wéverton (Daniel), Douglas Pedroso, Thiaguinho Silva (Willian Maranhão) e Cascata; André Luís e Gilcimar.
Téc: Américo Faria

7ª Rodada - 08/02/2014 - Flamengo 0 x 3 Fluminense
Local: Maracanã (Público: 18.109 espectadores)
Gols: Michael (27min1T), Eliveltón (3min2T) e Wálter (40min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Erazo e André Santos; Amaral, Muralha, Elano (Lucas Mugni) e Éverton (Gabriel); Paulinho (Igor Sartori) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Flu: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Edwin Valencia (Wágner), Diguinho, Jean e Dario Conca; Rafael Sóbis (Chiquinho) e Michael (Wálter).
Téc: Renato Gaúcho

8ª Rodada - 16/02/2014 - Flamengo 2 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 16.792 espectadores)
Gol: Fellipe Bastos (37min1T), Elano (39min1T) e Gabriel (44min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Victor Cáceres, Amaral (Muralha), Elano (Alecsandro) e Éverton; Lucas Mugni (Gabriel) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Vasco: Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Walter Guiñazu, Eduardo Aranda (Pedro Ken), Fellipe Bastos e Douglas (Bernardo), Éverton Costa (Willian Barbio) e Edmílson.
Téc: Adilson Batista

9ª Rodada - 19/02/2014 - Flamengo 2 x 0 Madureira
Local: Maracanã (Público: 3.376 espectadores)
Gols: Leozão (contra, 11min1T) e Negueba (39min1T)
Fla: Paulo Victor, Léo, Chicão, Erazo e João Paulo; Feijão, Muralha, Rodolfo (Recife) e Gabriel; Negueba (Bruninho) e Alecsandro (Nixon).
Téc: Jayme de Almeida Filho
Madureira: Rodrigo Café, Aislan, André, Leozão (Rodrigo Lindoso) e Marquinhos; Bruno Tiago (Robert), Gílson, Victor Bolt e Luiz Paulo; Carlinhos e Vitor Borges (Romário).
Téc: Antônio Carlos Roy

10ª Rodada - 22/02/2014 - Flamengo 3 x 0 Resende
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 2.792 espectadores)
Gols: Alecsandro (22min1T) e (34min1T), e Éverton (24min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura (Léo), Wallace, Samir e André Santos; Victor Cáceres, Muralha, Elano (Negueba) e Lucas Mugni; Éverton e Alecsandro (Nixon).
Téc: Jayme de Almeida Filho
Resende: Mauro, Admilton, Marcelo, Thiago Sales e Gérson; Léo Silva, Hiroshi (Felipe Alves), Marcel e Dudu; Clébson (Bruno Gallo) e Geovane Maranhão (Marcelo Régis).
Téc: Paulo Campos

11ª Rodada - 01/03/2014 - Flamengo 2 x 1 Nova Iguaçu
Local: Maracanã (Público: 13.845 espectadores)
Gols: Jorge Fellipe (contra, 17min1T), Hernane (10min2T) e Erick Foca (21min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Victor Cáceres, Muralha, Elano (Márcio Araújo) e Gabriel; Éverton (Negueba) e Hernane (Alecsandro).
Téc: Jayme de Almeida Filho
Nova Iguaçu: Jéfferson, Peter, Rodrigo Almeida, Jorge Fellipe e Amarildo; Rodrigo César, Paulo Henrique (Carlos Henrique), Geovani (Uallace) e Dieguinho (Vinicius); Zambi e Erick Foca.
Téc: Édson Souza

12ª Rodada - 05/03/2014 - Flamengo 2 x 0 Bonsucesso
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 450 espectadores)
Gols: Alecsandro (26min2T) e Nixon (30min2T)
Fla: Felipe, Léo, Chicão, Samir e André Santos; Márcio Araújo, Amaral, Gabriel (Nixon) e Lucas Mugni (Carlos Eduardo); Éverton (Negueba) e Alecsandro.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Bonsucesso: Rodrigo Viana, Iago Soares (Marquinhos), Luiz Otávio, China e Marlon Matheus; Victor Hugo, Alexandre Carioca, Fernando (Lipe) e Nil; Marlon Silva e Somália (Rômulo).
Téc: Alfredo Sampaio

13ª Rodada - 09/03/2014 - Flamengo 2 x 0 Botafogo
Local: Maracanã (Público: 12.648 espectadores)
Gols: Gabriel (10min1T) e Léo (45min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura (Léo), Wallace, Samir e João Paulo; Victor Cáceres (Feijão), Márcio Araújo, Muralha e Éverton; Gabriel (Paulinho) e Hernane.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Botafogo: Hélton Leite, Lucas, Dankler, André Bahia e Júnior César; Airton, Mário Bolatti, Renato (Fabiano) e Daniel (Gegê); Pablo Zeballos e Henrique (Yguinho).
Téc: Eduardo Húngaro

14ª Rodada - 16/03/2014 - Flamengo 2 x 2 Bangu
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (Público: 997 espectadores)
Gols: Willen (43min1T), Christiano (3min2T), e Nixon (14min2T) e (20min2T)
Fla: Luan, Digão, Fernando, Frauches e Jorge; Márcio Araújo, Léo Henrique, Rodolfo (Luiz Antônio) e Matheus (Cafu); Igor Sartori (Douglas Baggio) e Nixon.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Bangu: Rafael Silva, Felipe Foca (Thiago), Vágner Eugênio, Heitor e Christiano; Raphael Azevedo, Rodrigo Dantas (Douglas Tuchê) e Juninho; Almir, Rodrigo Pinho (Geovani) e Willen.
Téc: Mário Marques

15ª Rodada - 23/03/2014 - Flamengo 5 x 3 Cabofriense
Local: Maracanã (Público: 6.598 espectadores)
Gols: Alecsandro (16min1T), Paulinho (22min1T), Lucas Mugni (44min1T), Luiz Antônio (1min2T), Éberson (13min2T) e (18min2T), Alecsandro (20min2T) e Fabrício Carvalho (42min2T)
Fla: Felipe, Digão, Chicão, Erazo e João Paulo (Frauches); Márcio Araújo, Feijão, Luiz Antônio e Lucas Mugni (Matheus); Paulinho (Negueba) e Alecsandro.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Cabofriense: Cetin, Rodrigo Dias, Luizão, Victor Silva e Leandro; Jardel, Tijolo, Silvano (Pará) e Éberson (Arthur Farias); Bruno Veiga (Keninha) e Fabrício Carvalho.
Téc: Alexandre Barroso

SEMI-FINAL

1º Jogo - 26/03/2014 - Flamengo 3 x 0 Cabofriense
Local: Maracanã (Público: 5.128 espectadores)
Gols: Éverton (17min1T), Paulinho (5min2T) e Alecsandro (28min2T)
Fla: Felipe, Digão, Wallace, Samir e João Paulo (Lucas Mugni); Márcio Araújo, Amaral, Luiz Antônio (Gabriel) e Éverton; Paulinho e Hernane (Alecsandro).
Téc: Jayme de Almeida Filho
Cabofriense: Luis Cetin, Rodrigo Dias, Victor Silva, Luizão e Leandro; Silvano, Jardel, Daniel Tijolo e Éberson (Anderson); Keninha (Arthur) e Fabrício Carvalho.
Téc: Alexandre Barroso

2º Jogo - 29/03/2014 - Flamengo 3 x 1 Cabofriense
Local: Maracanã (Público: 9.327 espectadores)
Gols: Lucas Mugni (8min1T) e 18min1T), João Paulo (19min2T) e Éberson (29min2T)
Fla: Felipe, Recife, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Muralha, Gabriel e Lucas Mugni (Márcio Araújo); Paulinho (Nixon) e Hernane (Alecsandro).
Téc: Jayme de Almeida Filho
Cabofriense: Cetin, Rodrigo Dias (Arthur), Luizão, Daniel Tijolo e Leandro; Jardel, Pará (Filipi), Silvano e Éberson; Keninha (Anderson) e Fabricio Carvalho.
Téc: Alexandre Barroso

FINAL

1º Jogo - 06/04/2014 - Flamengo 1 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 20.844 espectadores)
Gol: Rodrigo (11min1T) e Paulinho (15min2T)
Fla: Felipe, Léo (Negueba), Wallace, Samir e Frauches (Éverton); Márcio Araújo, Amaral, Luiz Antônio e Lucas Mugni (Gabriel); Paulinho e Alecsandro.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Vasco: Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Marlon; Walter Guiñazu, Pedro Ken, Douglas (Bernardo) e Reginaldo (Fellipe Bastos); Éverton Costa e Edmílson (Thalles).
Téc: Adilson Batista

2º Jogo - 19/01/2014 - Flamengo 1 x 1 Vasco
Local: Maracanã (Público: 49.139 espectadores)
Gol: Douglas (30min2T) e Márcio Araújo (45+1min2T)
Fla: Felipe, Leonardo Moura, Chicão, Wallace e André Santos (Nixon); Márcio Araújo, Amaral (Gabriel), Luiz Antônio e Éverton (Erazo); Paulinho e Alecsandro.
Téc: Jayme de Almeida Filho
Vasco: Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Walter Guiñazú, Fellipe Bastos (Bernardo), Pedro Ken e Douglas; William Barbio (Reginaldo) e Thalles (Eduardo Aranda).
Téc: Adilson Batista

- Dados da Campanha:

Time-base: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos (João Paulo); Márcio Araújo, Amaral, Luiz Antônio (Gabriel) e Éverton; Paulinho e Alecsandro
Banco: Paulo Victor, Victor Cáceres, Muralha, Lucas Mugni, Negueba, Nixon e Hernane

Artilharia: Alecsandro (10), Hernane (5), Gabriel (4), Nixon (3), Paulinho (3), Lucas Mugni (3), Elano (2), Negueba (2), Léo (2), Éverton (2), Welinton (2), Samir (1), Luiz Antônio (1), João Paulo (1), Márcio Araújo (1) e 2 gols contra

Participação:
19 jogos: --
18 jogos: --
17 jogos: --
16 jogos: Gabriel
15 jogos: Felipe
14 jogos: --
13 jogos: Alecsandro
12 jogos: Wallace Reis e Muralha
11 jogos: Samir
10 jogos: Amaral, Negueba e Paulinho
9 jogos: Leonardo Moura, André Santos, João Paulo, Márcio Araújo, Lucas Mugni, Éverton e Hernane
8 jogos: Nixon
7 jogos: Léo, Victor Cáceres e Elano
5 jogos: Digão, Frickson Erazo, Chicão, Frauches, Feijão, Luiz Antônio, Rodolfo, Matheus e Carlos Eduardo
3 jogos: Paulo Victor e Igor Sartori
2 jogos: Welinton, Recife e Val
1 jogo: Luan, Marcos González, Fernando, Jorge, Henrique, Bruninho, Cafu, Darlan e Douglas Baggio