RUBRO NEGRO (DORIA)

 Tipo: Uniforme 1

Fornecedor: DORIA
Características: Rubro negro, com listras grossas e o CRF com as três estrelas verticais, sem patrocínio.

Estatísticas:

Jogos: 1

Vitórias: 1  

Empates: 0  

Derrotas: 0


Primeiro jogo: 23-11-1981 - C.R.Flamengo 2 x 0 Cobreloa (Chile), Taça Libertadores da America.
Último jogo: 23-11-1981 - C.R.Flamengo 2 x 0 Cobreloa (Chile), Taça Libertadores da America.

História: Em 23 de novembro de 1981, o Flamengo conquistou a Taça Libertadores da América ao vencer o Cobreloa do Chile, por 2x0, no terceiro e decisivo jogo, realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu no Uruguai. Mas, nesse jogo, uma grande curiosidade e até certo folclore e mistério envolveu a camisa Rubro-Negra utilizada por Zico e Cia.

Essa história começou três dias antes, quando o Flamengo disputou o segundo jogo da final contra o Cobreloa, na capital chilena. Um simples empate já seria suficiente para o Flamengo conquistar a Taça, mas, aos 33 minutos do segundo tempo, o meia Merello, do Cobreloa, cobrou uma falta com muito veneno, a bola acabou desviando na cabeça do lateral Leandro e enganando o goleiro Raul. O resultado de 1x0 provocou um jogo extra, em campo neutro, o Estádio Centenário, em Montevidéu.

A delegação rubro-negra seguiu de Santiago diretamente para Montevidéu no sábado, 21 de novembro, sem voltar ao Rio de Janeiro. Foi justamente nesta viagem que as bagagens extraviaram e os uniformes "sumiram" e o Flamengo precisou "providenciar" um uniforme as pressas. A equipe utilizou um modelo de uniforme Rubro-Negro, fabricado pela Dória que foi uma das várias fornecedoras do Flamengo durante os anos 70, similar ao utilizado em 1980 durante excursão da equipe à Europa, fabricado pela Adidas, que já era fornecedora de material esportivo desde agosto de 1980; com uma pequena diferença no tecido (algodão, em vez de meia-malha). Até então, este modelo só havia sido usado pelas categorias de base do clube. Os enormes números as costas, chamavam a atenção, talvez já adequados ao tamanho da conquista que estava por vir.

Para efeito de estatísticas de fornecedor DORIA somente este jogo é contabilizado, pois antes da chegada da Adidas no segundo semestre de 80, não é possível identificar com exatidão quais jogos a Doria foi utilizada. As estatísticas desse período estão contabilizadas no fornecedor “DIVERSOS”.

Extras: Ao longo do período, o uniforme, recebeu símbolos, selos, escudetos e outros detalhes estampados, descritos a seguir.

- Numeração: Nas costas, em tamanho grande.
- CRF: Na frente, lado esquerdo peito.
- 3 Estrelas: Na frente, a esquerda do CRF, na vertical.
- Logo Fornecedor: não há.

- Patrocínio: não há.

- Gola:
  Gola em “V” vermelha.