-1945:
Presidente: Marino Machado de Oliveira
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca Juvenil
Campeonato Carioca de Reservas (Taça Fernando Loretti)
Remo: Prova Clássica Firmo Freire
Prova Clássica Joaquim Pereira Salgado Filho
Prova Clássica Prefeitura Municipal de Niterói
Prova Clássica Marinha Mercante Brasileira
Pugilismo: Campeonato Carioca.
Esgrima: Taça Eficiência
Torneio de Promoção
Torneio Início
Campeonato Metropolitano de Sabre
Campeonato Metropolitano de Espadas
O ano de 1945 começa ainda com o doce sabor da conquista do tricampeonato carioca. O time do Flamengo, porém, não consegue realizar uma campanha tão boa como a dos anos anteriores. Após a realização de amistosos no Espírito Santo e São Paulo, o time inicia a disputa do Torneio Relâmpago, que contou nesse ano com a presença do São Cristóvão, juntamente com os grandes times do Rio de Janeiro. A única vitória foi contra o Vasco da Gama, quando o Flamengo venceu por 4 x 3. Nos outros jogos apresentou 3 derrotas e 1 empate.
Imediatamente após, foi disputado o Torneio Municipal e os únicos resultados de destaque foram os 8 x 0 sobre o Bonsucesso e os 7 x 0 sobre o Fluminense, sendo este o maior placar já registrado nos Fla x Flus. O jogo foi disputado em 10 de junho, no Estádio de São Januário e o Flamengo jogou com Luíz Borracha, Newton, Quirino, Biguá, Bria, Jaime, Adilson, Zizinho, Pirillo, Tião e Jarbas. Os gols foram marcados por Pirillo aos 5 do 1º tempo, Pirillo aos 10, Adilson aos 13, Tião aos 14 e aos 28 e Pirillo aos 40 e 41 minutos do 2º tempo.
O time até que teve uma recuperação nas últimas rodadas, porém já era tarde para tentar o título. A partir de julho, é disputado o Campeonato Carioca e o Flamengo até que começa com vitórias, porém começa a perder pontos contra Vasco, Botafogo e América e se distancia do título. A vitória de maior destaque foi a goleada de 10 x 1 sobre o Bonsucesso.
Outro destaque foi o retorno de Perácio, em 09 de setembro, no Estádio da Gávea, quando o Flamengo venceu o Fluminense por 2 x 1. Com o final da 2ª Guerra Mundial, Perácio retorna dos campos de batalha da Itália, onde a Força Expedicionária Brasileira derrotara os alemães, para retomar seu lugar no time do Flamengo.
O último jogo do campeonato foi contra o Vasco da Gama, no Estádio da Gávea. Com o placar de 2 x 2, após estar vencendo por 2 x 0 no primeiro tempo, o jogador Biguá é expulso aos 26 minutos do 2º tempo e ocorre a partir daí um conflito generalizado. O jogo é interrompido e complementado quatro dias após, no Estádio das Laranjeiras, sem mudança do placar.
Foi em 1945, que o grande compositor Lamartine Babo escreveu o Hino do Flamengo, que apesar de não ser o oficial do clube, caiu no gosto popular e é, até hoje, o preferido de toda a Nação Rubro-Negra. Quem não se arrepia, ao cantar a plenos pulmões "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo, Flamengo sempre eu hei de ser. É o meu maior prazer, vê-lo brilhar, seja na terra, seja no mar. Vencer, vencer, vencer, uma vez Flamengo, Flamengo até morrer. Na regata ele me mata, me maltrata, me arrebata, de emoção, o coração. Consagrado, nos gramados, sempre amado, o mais cotado, nos Fla-Flus é o “ai Jesus”. Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no mundo. Ele vibra, ele é fibra, muita libra já pesou. Flamengo até morrer, eu sou".
Outro fato de destaque na história do Flamengo foi o lançamento do livro “Histórias do Flamengo”, do jornalista Mario Filho. Foi o primeiro livro sobre a história do Flamengo
No Campeonato Carioca de Juvenis, o Flamengo sagra-se Campeão Invicto.
De 1943 a 1948, foi realizado o Campeonato Carioca de Reservas, também conhecido como Taça Fernando Loretti. Os jogos eram disputados nas preliminares do Torneio Municipal. Em 1945, o Flamengo sagrou-se campeão desta competição.
No Remo, o Flamengo conquista as Provas Clássicas Firmo Freire, Joaquim Pereira Salgado Filho, Prefeitura Municipal de Niterói e Marinha Mercante Brasileira.
Nos ringues, o Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca de Pugilismo
-1946:
Presidente: Marino Machado de Oliveira (renunciou) e Hilton Gonçalves dos Santos.
Títulos:
Futebol: Torneio Início do Rio de Janeiro
Troféu Sport Club Recife x Flamengo (PE)
Campeonato Carioca Juvenil
Campeonato Carioca de Reservas (Taça Fernando Loretti)
Remo: Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth
Pugilismo: Campeonato Carioca
Tênis de Mesa: Campeonato Carioca
Pelota de Mão: Campeonato Carioca.
Esgrima: Taça Eficiência
Torneio de Promoção
No início do ano de 1946, o Flamengo forma dois times. O time principal realizou uma excursão pelo Brasil, disputando amistosos em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e São Paulo. Em 14 de abril, o Flamengo conquista o Troféu Sport Club do Recife x Flamengo, no empate de 1 x 1 com o clube rubro-negro pernambucano. Era comum o time visitante ficar com o troféu em caso de empate. O time reserva ficou no Rio de Janeiro para a disputa do Torneio Relâmpago. Obviamente, os resultados neste torneio não foram bons, só conseguindo 1 vitória em 5 jogos.
A partir de abril, o time principal inicia a disputa do Torneio Municipal e a única vitória de destaque foi a goleada de 12 x 1 sobre o Bonsucesso. O único título do futebol rubro-negro nesse ano foi no Torneio Início, que foi disputado antes do Campeonato Carioca, como já era tradicional. Após vencer o São Cristóvão por 1 x 0 e o Botafogo pelo mesmo placar, o Flamengo decidiu com o América e venceu por 2 x 1 . O detalhe importante dessa conquista: o Flamengo utilizou o seu time de Aspirantes e conquistou o título contra os times principais dos seus adversários.
Em julho, começa o Campeonato Carioca. Na primeira rodada, o Flamengo enfrenta o Bangu e apesar de vencer por 4 x 0, sofre a maior derrota do campeonato. O jogador Zizinho sofre fratura de tíbia e perônio, após entrada do jogador Adauto do Bangu. Com isso, o Flamengo fica sem seu principal jogador, que ficou afastado dos campos por seis meses. Mesmo assim, o time consegue vencer seus adversários e até apresenta uma boa campanha, com grandes possibilidades de conquistar o título.
Ao final do campeonato, o Flamengo encontrava-se empatado em primeiro lugar com América, Fluminense e Botafogo. Foi realizado um supercampeonato e o Flamengo chega em terceiro lugar. Com certeza, com Zizinho no time, o Flamengo teria uma melhor sorte no campeonato, já que se tratava do melhor jogador brasileiro daquela época. Os seus substitutos durante o campeonato foram Vaguinho e Tião, que não conseguiram ter o mesmo aproveitamento do titular.
O Flamengo conquista brilhantemente o Bicampeonato Carioca Juvenil de futebol e o Bicampeonato Carioca de Reservas.
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth.
No Pugilismo, o Flamengo conquista o Tetracampeonato Carioca.
Mesmo sendo esportes sem uma grande tradição, o Flamengo vence também os títulos cariocas de Tênis de Mesa e Pelota de Mão, provando que o Flamengo lutava pelo campeonato em qualquer competição em que se fizesse presente.
-1947:
Presidente: Orsini de Araújo Coriolano.
Títulos:
Futebol: Troféu Prefeitura Municipal de Salvador (BA)
Basquete: Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro
Campeonato da 2ª Divisão do Rio de Janeiro Masculino
Remo: Prova Clássica Quinze de Novembro
Prova Clássica Eurico Gaspar Dutra.
Vôlei: Campeonato Carioca Masculino Juvenil
Natação: Taça Clube de Natação e Regatas.
Tênis de Mesa: Campeonato Carioca.
Esgrima: Taça Oswaldo Rocha Masculino
Taça Lloyd Borman Masculino
Campeão das Armas
Torneio de Promoção
Torneio de Estreantes
Campeonato Carioca de Espadas
Campeonato Carioca de Sabre por Equipes
Campeonato Carioca de Espadas por Equipes
O Flamengo inicia a campanha de 1947 disputando amistosos em Minas Gerais, onde venceu o Atlético Mineiro por 2 x 0 e o Cruzeiro por 2 x 1. A seguir, disputa amistosos em São Paulo, obtendo 4 vitórias em 6 jogos. Ao retornar ao Rio de Janeiro, o Flamengo inicia a disputa do Torneio Municipal. Além de contar com a volta de Zizinho, o Flamengo apresenta uma grande novidade no time: o jogador Jair da Rosa Pinto, também conhecido por Jajá de Barra Mansa, que se tornou um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro.
O Flamengo apresentava uma equipe, que mesmo possuindo jogadores do nível de Biguá, Bria, Jaime, Zizinho, Pirillo, Jair da Rosa Pinto e Perácio, não conseguia manter uma regularidade durante as competições. No Torneio Municipal, por exemplo, o Flamengo esteve próximo do título, chegando em segundo lugar, empatado com o Botafogo. Nesse torneio, o Flamengo teve como destaques as vitórias de 2 x 1 sobre o Fluminense, 5 x 2 sobre o América e 8 x 5 sobre o Bangu. O jogo mais difícil foi disputado em 18 de maio, em São Januário, contra o Botafogo, quando o Flamengo teve os jogadores Zizinho, Jair, Vevé e Newton expulsos e mesmo assim, conseguiu vencer por 1 x 0.
Logo após, o Flamengo inicia uma excursão pelo Nordeste do Brasil, onde vence o Vitória da Bahia por 5 x 2, o Guarani de Salvador por 2 x 1, onde conquista o Troféu Prefeitura Municipal de Salvador, e o Bahia por 2 x 1. Após disputar esses jogos em Salvador, o time vai para Recife, onde derrota o Sport por 5 x 1 e empata com o Santa Cruz por 1 x 1. O curioso, é que nessa excursão, o Flamengo disputa o primeiro Fla x Flu, fora do Rio de Janeiro. O jogo ocorre em 13 de julho, no Estádio da Ilha do Retiro, com o Flamengo empatando por 1 x 1, com gol de Perácio. Antes de retornar para o Rio de Janeiro, ainda vence o América de Natal por 6 x 2, na capital potiguar. Neste jogo, o Flamengo descobre Dequinha e o traz para o Rio de Janeiro, onde se transformou num dos maiores jogadores da história do Flamengo.
Após a invicta excursão, o Flamengo começa a disputar o Campeonato Carioca. Apesar de vencer os jogos contra os chamados pequenos, o Flamengo perde pontos na maioria dos clássicos, chegando ao final em 5º lugar. A torcida já começava a sentir saudades dos títulos, ainda mais por que o Vasco apresentava um grande time, que dominava o futebol do Rio de Janeiro.
No Remo, o Flamengo conquista as Provas Clássicas Quinze de Novembro e General Eurico Gaspar Dutra.
O Flamengo conquista os Campeonatos Cariocas de Basquete Masculino, da 2ª Divisão e de 2º Quadro.
A Natação rubro-negra, volta a sagrar-se Campeã . Foi na Taça Clube de Natação e Regatas.
O Flamengo conquista o primeiro título no Voleibol, sagrando-se Campeão Carioca Masculino Juvenil.
No Tênis de Mesa, o Flamengo sagra-se Bicampeão Carioca.
-1948:
Presidente: Orsini de Araújo Coriolano.
Títulos:
Futebol: Troféu Cezar Aboud (MA)
Campeonato Carioca de Reservas (Taça Fernando Loretti)
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca da 2ª Divisão Masculino
Campeonato Carioca da 3ª Divisão Masculino
Taça Macedo Soares Masculino
Torneio Zenóbio da Costa Masculino
Taça Guilhermina Guinle Masculino
Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes
Remo: Prova Clássica Comandante Ernani do Amaral Peixoto
Prova Clássica Companhia de Seguros Indenizadoras
Vôlei: Torneio Cidade do Rio de Janeiro Masculino juvenil
Tiro: Campeonato Carioca
Halterofilismo: Campeonato Carioca
Esgrima: Campeonato Brasileiro
O Flamengo inicia o ano de 1948, disputando o Torneio Quadrangular Internacional de Santiago do Chile. Na estréia, foi derrotado pela Seleção Universitária do Chile por 4 x 3 . No segundo jogo, empatou por 2 x 2 com o Magallanes do Chile. No terceiro, derrotou o Olímpia do Paraguai por 1 x 0, ficando com o vice-campeonato.
Ao retornar ao Brasil, realizou uma excursão ao Nordeste, jogando inicialmente em Fortaleza, onde conquistou quatro vitórias contra Ceará, Fortaleza e Ferroviário. A seguir, vai a São Luís e vence a Seleção do Maranhão por 3 x 1, conquistando o Troféu Cezar Aboud, e empata com o Moto Clube por 2 x 2, encerrando a invicta excursão.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, inicia a disputa do Torneio Municipal. Durante a competição, o Flamengo consegue bons resultados, porém chega em segundo lugar, atrás de Fluminense e Vasco que ficam empatados em primeiro lugar, o que levou o Torneio a um desempate, que foi ganho pelo Fluminense, ficando o Flamengo em terceiro lugar ao final da competição.
Em junho, o Flamengo disputa um amistoso contra o Southampton da Inglaterra, em São Januário, sendo derrotado por 3 x 1. Logo a seguir, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Carioca, tentando conquistar um título que não vencia desde o inesquecível tricampeonato. O time até que se empenha, porém não possuía ainda uma base que pudesse chegar ao título. Consegue vencer os adversários mais fracos, mas tropeça nos jogos com o Vasco da Gama e Botafogo. Sem contar com Pirillo e Perácio, o Flamengo teve em Zizinho e Jair da Rosa Pinto seus maiores nomes durante a competição. Também se destacaram Gringo e Durval, marcando vários gols. Mas, infelizmente, o Flamengo não conseguiu ser campeão carioca.
Foi em 11 de julho, na estréia do Campeonato Carioca, vencendo o Olaria por 5 x 0, na Gávea, que o Flamengo utiliza pela primeira vez números nas camisas de seus jogadores.
No Futebol, o time de reservas conquista brilhantemente e de forma invicta o Campeonato Carioca de Reservas, que foi disputado pela última vez neste ano.
Quem faz sucesso é o Basquete rubro-negro, que conquista o Bicampeonato Carioca Masculino da 2ª Divisão, o Campeonato Carioca da 3ª Divisão, o Campeonato Carioca Masculino Principal, a Taça Macedo Soares, o Torneio Zenóbio da Costa, a Taça Guilhermina Guinle e o Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes.
No Remo, o Flamengo conquista as Provas Clássicas Comandante Ernani do amaral Peixoto e companhia de Seguros Indenizadoras.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Torneio Cidade do Rio de Janeiro Masculino Juvenil.
No Tiro, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca
No Halterofilismo, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca.
-1949:
Presidente: Dario de Melo Pinto.
Títulos:
Futebol: Troféu Embaixada Brasileira na Guatemala
Troféu El Comitê Nacional Olímpico da Guatemala
Taça Câmara Municipal de Salvador (BA)
Taça Antonio Accioly (GO)
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Brasileiro Masculino.
Torneio Quadrangular de Belo Horizonte
Remo: Prova Clássica Presidente Getúlio Vargas
Prova Clássica Dr. Henrique Dodsworth
Prova Clássica Riachuelo
Vôlei: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Torneio Tabajuca Feminino Adulto
Torneio Aberto de Caxambu (MG) Masculino Adulto
Esgrima: Campeonato dos Jogos Infantis
Troféu Clube Ginástico Português Feminino
Troféu Bottino Masculino
Campeão das Armas
Campeonato Carioca de Espadas por Equipes
Campeonato Carioca de Florete por Equipes
Campeonato Brasileiro
Jogos da Primavera
Tênis de Mesa: Campeonato dos Jogos Infantis
Tiro: Campeonato Carioca
Halterofilismo: Campeonato Carioca
Em 1949, o Rio de Janeiro já vivia a expectativa da Copa do Mundo, que seria realizada no Brasil em 1950 e da construção de um estádio, localizado no bairro do Maracanã, no lugar onde existia o Derby Club, no qual ocorriam corridas de cavalos. O Prefeito General Mendes de Morais, com o apoio de políticos cariocas e com a grande campanha promovida pelo jornalista Mario Filho, inicia a construção do gigante de concreto, que seria o maior estádio do mundo, em maio de 1948. Para o espanto de todos os cariocas, muitos até incrédulos, as obras são iniciadas e aos poucos o estádio vai tomando forma, transformando os canteiros de obras em cartão postal da cidade. Para quem não viveu a época, é certamente curioso imaginar o Maracanã sendo construído, tomando forma no meio dos tapumes, madeira e concreto. Muitos achavam um exagero a construção de um estádio onde caberiam 200 mil pessoas. Muitos achavam também que ele não suportaria o peso de tanta gente e que desabaria. Enfim, era o comentário predileto dos cariocas e também um grande motivo de orgulho para o país, que preparava o palco para a grande conquista: ser Campeão do Mundo.
O Flamengo inicia a campanha de 1949 realizando uma excursão pelo Nordeste e novamente realiza jogos com o Fluminense, fora do Rio de Janeiro. O primeiro jogo foi em Fortaleza e o Flamengo é derrotado por 5 x 2. Dois dias depois, em 08 de janeiro, o Flamengo enfrenta o Fluminense novamente, agora em Salvador, e vence por 5 x 0, conquistando a Taça Câmara Municipal de Salvador. Outra taça ganha em amistoso ocorreu na partida contra o Araguaia de Goiás, onde o Flamengo venceu por 4 x 1, conquistando a Taça Antonio Accyoli. Somente como curiosidade: o time do Araguaia é o atual Vila Nova.
Após a realização de amistosos no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Flamengo participa das comemorações do Dia do Trabalho, em 01 de maio, em São Januário, enfrentando o Botafogo. Todos os anos ocorriam comemorações do Dia do Trabalho em São Januário, onde Getúlio Vargas realizava seus comícios políticos e era exaltado pela multidão. Nesse ano, o Flamengo enfrenta o Botafogo e o derrota por 3 x 0.
Após vencer o Fluminense por 3 x 0 e o Bangu por 6 x 5, o Flamengo disputa um dos jogos mais importantes do ano. Em 29 de maio, o Flamengo recebe o time do Arsenal da Inglaterra para um amistoso em São Januário. O Flamengo vai a campo com Garcia, Juvenal, Job, Biguá, Bria, Beto(Jaime), Luisinho(Bodinho), Gringo(Luís Rosa), Durval, Jair da Rosa Pinto e Esquerdinha. São Januário recebe um público recorde para assistir ao jogo, tendo a torcida do Vasco, localizada nas sociais, torcendo descaradamente para o Arsenal. Nesse jogo, o grande goleiro Garcia fez sua estréia no Flamengo. Com 1 minuto de jogo, Goring faz 1 x 0 para os ingleses, dando a impressão de que o Flamengo seria facilmente goleado. Afinal, o Arsenal vinha com a banca de ser um dos maiores times da Europa e possuindo vários jogadores da seleção inglesa. O Flamengo, liderado em campo por Jair da Rosa Pinto, parte para cima do time inglês e empata o jogo aos 7 minutos, por intermédio do próprio Jair da Rosa Pinto. Com uma grande atuação do goleiro paraguaio Sinforiano Garcia, o Flamengo consegue terminar o primeiro tempo empatando por 1 x 1. Aos 8 minutos do segundo tempo, Jair da Rosa Pinto marca o segundo gol do Flamengo e quase coloca São Januário abaixo. Para consolidar a vitória, Durval marca o terceiro gol aos 35 minutos e fecha o placar em 3 x 1.
Outros amistosos internacionais realizados pelo Flamengo foram em 19 de junho contra o Rapid Viena da Áustria, onde o Flamengo derrota o time austríaco por 2 x 1; em 03 de agosto contra o Nacional do Uruguai, onde é derrotado por 2 x 1; em 08 de dezembro contra o Malmoe da Suécia, onde empata por 4 x 4 e finalmente contra o mesmo Malmoe, em 18 de dezembro, vencendo por 3 x 0.
Durante a realização do Campeonato Carioca, o Flamengo realiza uma excursão à Guatemala e realiza 5 jogos, contra a Seleção Principal e Olímpica desse país. Conquista os troféus Embaixada Brasileira na Guatemala e El Comitê Nacional Olímpico da Guatemala. O time inclusive realiza um jogo beneficente para ajudar as vítimas de chuvas torrenciais que assolaram o país.
O time consolida a esperança de sua torcida de ver o Flamengo novamente campeão carioca. A única coisa que atrapalhava o Flamengo era a grande fase do time do Vasco, que ficou sem perder para o Flamengo durante 6 anos, de 08 de abril de 1945 ( 5 x 1 pelo Torneio Municipal) a 25 de março de 1951(2 x 2 pelo Rio-São Paulo). O tabu só acabou quando o Flamengo venceu o Vasco por 2 x 1, em 06 de maio de 1951, com um time reserva, durante a realização do Torneio Municipal, já que o time do Flamengo titular realizava uma vitoriosa excursão a Europa. Mesmo sendo o Torneio Municipal de 1951 um torneio oficial, muitos consideram que o Flamengo só conseguiu acabar com o tabu em 16 de setembro de 1951, ganhando por 2 x 1, no Campeonato Carioca.
Durante a realização do Campeonato Carioca ocorre um fato que ficou marcado na história do Flamengo. A torcida rubro-negra, que sempre esteve ao lado do time e o empurrou várias vezes para a vitória, comete um grave erro. Durante partida contra o Vasco, o Flamengo é derrotado por 5 x 2 e a torcida do Flamengo pega no pé de Jair da Rosa Pinto, acusando-o de fazer corpo mole e não se esforçar pela vitória. Com a carga feita por Ary Barroso, que achava que Jair não suava a camisa durante as partidas, a torcida chega inclusive a queimar uma camisa do jogador. Com isso, Jair é vendido para o Palmeiras, onde seria várias vezes campeão. O Flamengo, assim, enfraquece seu time e vê mais uma vez o título de campeão fugir do seu alcance.
No Remo, o Flamengo conquista as Provas Clássicas Presidente Getúlio Vargas, Dr. Henrique Dodsworth e Riachuelo.
O time de Basquete do Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca Masculino e o Campeonato Brasileiro, com campanhas sensacionais e formando a base do time que seria Decacampeão Carioca, de 1951 a 1960. Também conquista o Torneio Quadrangular de Belo Horizonte.
Nas quadras, o Flamengo conquista o seu primeiro título de Campeão Carioca Masculino Adulto de Vôlei, com um time formado por Paulinho, Perácio, Gabriel, Isnaldo, Passarinho, John O’Shea, Corrente, Lito e Lúcio. Também conquista o Torneio Aberto de Caxambu (MG). No time Feminino, o Flamengo conquista o Torneio Tabajuca, organizado pelo Tijuca Tênis clube.
Nos jogos Infantis o Flamengo vence os Campeonatos de Tenis de Mesa e Esgrima.
No Tiro, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca
No Halterofilismo, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca.
-1950:
Presidente: Dario de Melo Pinto.
Títulos:
Futebol: Taça Aloísio Melo Vieira (BA)
Taça Cidade de Ilhéus (BA)
Basquete: Campeonato Carioca da 2ª Divisão do Rio de Janeiro (Masculino)
IX Jogos Abertos de Cambuquira-MG Masculino
Remo: Prova Clássica Imprensa Carioca
Prova Clássica Comandante Midosi
Prova Clássica Pereira Passos
Vôlei: Taça Cidade do Rio de Janeiro Feminino
Campeonato Carioca Masculino Juvenil
Torneio do Clube Municipal Feminino Adulto
Jogos Abertos de Cambuquira (MG) Masculino Adulto
Esgrima: Taça Light A.C. Feminino
Taça Marechal Mascarenhas de Morais Feminino
Torneio Início
Campeonato Brasileiro
Jogos da Primavera
Tênis de Mesa: IX Jogos Abertos de Cambuquira (MG) Masculino
O ano de 1950, para a torcida rubro-negra, não foi nada bom no futebol. Para começar, o presidente do Flamengo, Dario de Melo Pinto, realiza um dos piores negócios da história do clube. Infantilmente, para não ficar desmoralizado e sem palavra, já que devia favores pessoais ao presidente do Bangu, ele vende o passe de Zizinho para o clube de Moça Bonita, o que revolta não somente Zizinho como a própria torcida. Após 10 anos defendendo o clube de seu coração, Zizinho se vê obrigado a se transferir para o Bangu, às vésperas da Copa do Mundo de 1950, onde era titular absoluto do time de Flavio Costa. O mesmo Flavio Costa que havia sido tricampeão carioca pelo Flamengo e depois foi treinar o Vasco da Gama, seduzido pelo dinheiro dos cruzmaltinos. Do time campeão, só restavam Biguá, Bria e Newton. E foi com um time enfraquecido que o Flamengo jogou a campanha de 1950 e por isso não obteve sucesso.
No início do ano, disputou o Torneio Rio-São Paulo e não foi bem. Terminado o Rio-São Paulo começa uma grande excursão pelo Brasil, obtendo várias vitórias contra adversários fracos. Como as atenções estavam todas voltadas para a Copa do Mundo e a construção do Maracanã, não houve nenhuma outra competição no primeiro semestre. O time realiza jogos em Belém, Macapá, Manaus, Fortaleza, Recife, Juiz de Fora, interior do Rio de Janeiro, Sergipe, Maceió e Bahia. Em Ilhéus, o Flamengo conquista a Taça Cidade de Ilhéus, ao derrotar o Bahia por 3 x 0. Em Itabuna, o Flamengo conquista a Taça Aloísio Melo Vieira, derrotando o Itabuna por 9 x 2.
Conta-se que em 22 de junho de 1950, isto é, dois dias antes do início da Copa do Mundo, o Flamengo entra pela primeira vez no Maracanã, que ainda estava em obras, para realizar um jogo-treino contra a Seleção Brasileira. Chegou a estar vencendo por 2 x 0, porém acabou cedendo a derrota por 3 x 2. Os trabalhadores que ali estavam, torceram freneticamente pelo Flamengo, o que causou uma certa indignação de parte da imprensa, que achou a atitude anti-patriótica.
Porém, a estréia oficial do Flamengo no Maracanã ocorreu em 23 de julho, após a Copa, num amistoso contra o Bangu. O jogo foi apitado pelo folclórico Mario Gonçalves Vianna (com dois "enes", como fazia questão de enfatizar) e o Flamengo venceu por 3 x 1, jogando com Cláudio(Antoninho), Juvenal, Bigode, Biguá, Bria, Valter, Aloísio, Arlindo, Hélio, Lero e Esquerdinha. Os gols foram marcados por Aloísio aos 33 e 43 minutos do 1º tempo e Lero aos 6 minutos do 2º tempo.
Antes do Campeonato Carioca, disputou-se o Torneio Início e o Flamengo vence o Bonsucesso por 1 x 0 e empata por 0 x 0 com o Vasco, perdendo nos pênaltis. A estréia em um jogo oficial só ocorreu em 20 de agosto, pelo Campeonato Carioca, contra o Bangu. Comandado por Zizinho, o Bangu goleia o Flamengo por 6 x 0. Dá para imaginar a dor de cotovelo da torcida do Flamengo após o jogo.
As últimas participações do Flamengo no campeonato de 1950 só ocorreram em 14 de janeiro de 1951, vencendo o Fluminense por 5 x 2 e em 20 de janeiro contra o Bangu, perdendo de 4 x 3 e com outro gol de Zizinho.
É claro que após a Copa do Mundo e seu final trágico, com a derrota para os uruguaios, os ânimos não estavam muito grandes para o futebol. A derrota da Seleção e de todo o ufanismo dos brasileiros foi demais para os torcedores, que não acompanharam o campeonato com a mesma vontade de anos anteriores. Porém, a partir de 1951, novos ares soprariam em direção à Gávea, fazendo com que a torcida rubro-negra voltasse a sorrir.
A grande notícia para o esporte amador do Flamengo, foi a primeira conquista de uma equipe feminina de Vôlei, fazendo com que essas mulheres passassem a escrever as páginas de glória do Flamengo, juntamente com as grandes nadadoras do clube. A equipe feminina de Vôlei conquista a Taça Cidade do Rio de Janeiro e o Torneio do Clube Municipal. O time masculino juvenil se sagra Campeão Carioca. O time adulto masculino conquista os Jogos Abertos de Cambuquira (MG).
No Remo, o Flamengo conquista as Provas Clássicas Imprensa Carioca, Comandante Midosi e Pereira Passos.
O time de Basquete conquista o Campeonato Carioca de 2ª Divisão e o título dos IX Jogos Abertos de Cambuquira-MG com o time masculino.
No Tênis de Mesa, o Flamengo conquista o título de campeão dos IX Jogos Abertos de Cambuquira (MG) no masculino.
-1951:
Presidente: Gilberto Ferreira Cardoso
Títulos:
Futebol: Torneio Início do Rio de Janeiro
Elfsborg Cup (Suécia)
Taça Dr. Souza Ribeiro (RJ)
Remo: Prova Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes
Atletismo: Campeonato Carioca de Novíssimos
Campeonato Carioca de Estreantes
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro
Campeonato Brasileiro Masculino
Campeonato Carioca de 2ª Divisão Masculino
Vôlei: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Feminino Adulto
Torneio Tabajuca Feminino Adulto
Jogos da Primavera
Esgrima: Troféu Brooks Parker
Troféu Major Arêas Feminino
Troféu Salvador Cuffani Feminino
Troféu Tijuca T.C. Masculino
Campeonato Metropolitano de Sabre
Campeonato Carioca de Espadas
Jogos da Primavera
Campeonato Brasileiro
Campeonato Brasileiro de Espadas
Campeonato Carioca Individual de Florete
Um dos fatos mais importantes do Flamengo nesse ano ocorreu fora dos campos e quadras. Foi a eleição de Gilberto Cardoso para presidente. Iniciando sua administração com o Flamengo em baixa no futebol e até socialmente, Gilberto Cardoso montou a base do time que seria tricampeão carioca, montou equipes fantásticas de Vôlei, Basquete e Atletismo e melhorou o Flamengo como clube social, fazendo com que os sócios voltassem a frequentar o clube e a desfrutar de várias atividades. Transformou-se em um dos maiores presidentes da história rubro-negra.
O time de futebol apresentava como novidades os jogadores Pavão, Dequinha, Rubens e Índio. No início do ano, disputou o Torneio Rio-São Paulo alternando bons e maus momentos, como nas vitórias sobre Portuguesa, América e São Paulo, e nas derrotas para Bangu (com mais um gol de Zizinho), Palmeiras e Corinthians.
A partir de maio, o Flamengo monta dois times. O titular embarca para a sua primeira excursão à Europa, realizando 10 jogos na Suécia, Dinamarca, França e Portugal. O reserva fica no Brasil para a realização do Torneio Municipal, onde teve uma participação apenas regular e teve como destaque a vitória sobre o Vasco da Gama por 2 x 1. O time que seguiu para a Europa apresentou a seguinte formação: Garcia, Biguá, Pavão, Valter Miraglia, Dequinha, Bigode, Nestor, Hermes, Adãozinho, Índio e Esquerdinha. Também participaram Aloysio, Modesto Bria e Newton Canegal. A direção do time ficou por conta de Flavio Costa, que mais uma vez voltou a treinar o Flamengo.
A campanha na Europa foi histórica, com o Flamengo conseguindo 10 vitórias em 10 jogos. A relação dos jogos é esta: 1 x 0 sobre o Malmoe (Suécia), 6 x 1 sobre o AIK (Suécia), 2 x 0 sobre o Malmoe (Suécia), 2 x 1 sobre o Combinado do Norte da Suécia, 3 x 0 sobre o Elfsborg (Suécia) onde conquistou a Elfsborg Cup, 2 x 0 sobre a seleção principal da Dinamarca, 2 x 0 sobre o Halmia (Suécia), 6 x 1 sobre o Norrkoping (Suécia), 5 x 1 sobre o Racing Paris (França) e 3 x 0 sobre o Belenenses (Portugal). A excursão foi um sucesso total e o Flamengo abre de vez as portas para a Europa, onde começa a possuir um grande prestígio. O time vai formando uma base que futuramente iria dar muitas alegrias à torcida.
Ao retornar ao Brasil, o time é recebido com festa pelos torcedores e pela imprensa, que destacava em suas manchetes como o Flamengo elevou o nome do futebol brasileiro, principalmente após a derrota da seleção nacional um ano antes, na Copa do Mundo. A seguir, o Flamengo disputa o Torneio Início e após vencer o Madureira por 2 x 0, o América por 1 x 0, o Fluminense por 2 x 0 e o Bangu por 2 x 1, comemora a conquista do Torneio e da Taça Dr. Souza Ribeiro. A partir de agosto, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Carioca e a torcida já começa a acreditar em um título, que não ocorria desde 1944. Porém, o Flamengo realiza uma campanha apenas regular e não consegue ser campeão carioca. O time ainda disputa mais dois jogos internacionais, contra argentinos, empatando com o Boca Juniors por 2 x 2 e com o Independiente por 5 x 5, ambos no Maracanã.
No Atletismo, o Flamengo começava a apresentar uma equipe fantástica, que viria a sagrar-se campeã várias vezes no Rio de Janeiro e no Brasil, composta pelos atletas Waldomiro Monteiro, José Teles da Conceição, Sebastião Mendes, Adilton Luz, Carlos Geraldo Moscheu, Geraldo Caetano Felipe, João Alves dos Santos e Ulisses Laurindo dos Santos. A equipe simplesmente foi Pentacampeã Carioca (1954 a 1958) e Campeã do 3º Troféu Brasil. Em 1951 o Flamengo sagrou-se Campeão Carioca de Novíssimos e Estreantes.
No Basquete, o Flamengo também montava uma equipe inesquecível, contando com Zeny de Azevedo (Algodão), Alfredo da Motta, Mario Hermes, Tião Gimenez, Zé Coqueiro, Morena, Raimundo Odin, Godinho, Gedeão, Zé Pinto, Guguta, Évora, Barone, Dobinha, Afonso e Waldir Bocardo. O time foi dirigido pelo inesquecível Togo Renan Soares, o Kanela, que viria a se tornar o maior técnico de Basquete do Brasil. Esse time fantástico simplesmente foi Decacampeão Carioca (1951 a 1960), Tricampeão Brasileiro (1949, 1951 e 1953) e Bicampeão Sul Americano (1953 e 1961). De 1951 a 1960, o time disputou 193 partidas e só foi derrotado 4 vezes. Em 1951, o Flamengo foi Campeão Carioca Masculino Adulto, Campeão Brasileiro e Campeão Carioca Masculino de 2º Quadro e de 2ª Divisão.
No Vôlei, o Flamengo também montou uma grande equipe, tanto no Masculino, quanto no Feminino. No Masculino, o Flamengo conquistou os campeonatos cariocas de 1951, 1953, 1955, 1959, 1960 e 1961. O time feminino foi campeão carioca em 1951, 1952, 1954 e 1955. Em 1951, o Flamengo foi Campeão Carioca Masculino Adulto e Feminino Adulto. Neste ano, o time feminino também conquistou o Torneio Tabajuca, organizado pelo Tijuca Tênis Clube e os Jogos da Primavera.
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes.
Dentre os grandes atletas que o Flamengo teve em seus esportes amadores, destacamos quatro mulheres fantásticas, que servem como o mais puro exemplo de amor e dedicação ao Flamengo. Seus nomes: Carmem Marques Pereira, Luiza Helena Miceli, Norma Vaz e Angelina.
Carmem Marques Pereira, também conhecida como Carmem Godinho, foi atleta de Basquete e de Vôlei, começando a jogar pelo Flamengo em 1949. No time de Vôlei formou a equipe que ficou conhecida como "Rolinho Compressor", alusão feita ao time de futebol, que era o "Rolo Compressor", vencendo os títulos cariocas de 1951, 1952, 1954 e 1955. No Basquete foi campeã em 1954.
Luiza Helena Miceli foi atleta de Basquete, Atletismo, Vôlei e Patinação, dando títulos e vitórias ao Flamengo em todos os esportes citados, com destaque no Vôlei.
Norma Vaz foi atleta de Vôlei, Basquete e Atletismo. No Vôlei, jogou no time campeão dos anos 50. No Basquete foi campeã carioca de 1965 e 1966, da I Copa Brasil e Campeã Mundial de Clubes em 1966. No Atletismo, foi recordista estadual de lançamento de disco, dardo e peso.
Angelina foi considerada a maior jogadora de Basquete do Brasil, na década de 60. Foi campeã carioca invicta em 1965 e bicampeã em 1966, conquistando o Campeonato Mundial de Clubes em 1966. Certa vez, soube da morte da avó, antes de entrar em quadra, para defender o Flamengo. Jogou toda a partida chorando copiosamente, porém não abandonou a batalha e levou o Flamengo a mais uma vitória.
Na Esgrima, o Flamengo conquista o Troféu Brooks Parker.
-1952:
Presidente: Gilberto Ferreira Cardoso
Títulos:
Futebol: Torneio Início do Rio de Janeiro
Torneio Quadrangular do Peru
Troféu Cidade de Arequipa (Peru)
Troféu Carlos Renaux x Flamengo (SC)
Troféu Francisco Roman (RJ)
Remo: Prova Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes
Atletismo: Prova Rústica do Grajaú
Prova Rústica do Horto Florestal
Campeonato Carioca Masculino Júnior
Campeonato Carioca de Novíssimos
Campeonato Carioca de Principiantes
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca da 3ª Divisão
Torneio de Lances Livres do Rio de Janeiro (Masculino)
Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes
Vôlei: Troféu dos Campeões Brasileiros Masculino Adulto (Campeonato Brasileiro Interclubes)
Campeonato Carioca Feminino Adulto
Campeonato Carioca Feminino de 2º Quadro
Torneio do Clube Central de Niterói Feminino Adulto
Torneio Tabajuca Feminino Adulto
Jogos Abertos de Cambuquira (MG) Adulto Masculino
Tiro ao Alvo: Campeonato Metropolitano
Tênis de Mesa: Campeonato dos Jogos da Primavera
Esgrima: Campeonato dos Jogos da Primavera
Ciclismo: Campeonato dos Jogos da Primavera
Tênis: Campeonato dos Jogos da Primavera
O Flamengo inicia o ano de 1952 realizando amistosos. Os primeiros foram em Santa Catarina, quando conquistou o Troféu Carlos Renaux ao vencer o time de mesmo nome por 3 x 0 e a seguir venceu a Seleção de Florianópolis por 4 x 1. Posteriormente, o Flamengo voltou ao Rio de Janeiro, onde jogou contra o Deportivo Cali, da Colômbia, no Maracanã, vencendo por 3 x 1 e conquistando o Troféu Francisco Roman. O time já apresentava reforços, como o ponta direita Joel, que só não foi titular na Copa da Suécia, devido à presença de Garrincha; Jordan, que ficou conhecido como o mais leal marcador do próprio Garrincha; Benitez, atacante paraguaio que fez muitos gols pelo Flamengo e Zagallo, ponta esquerda que ajudava na marcação do meio campo.
A primeira competição do ano foi o Torneio Rio-São Paulo, onde o Flamengo mais uma vez não teve grande participação. A seguir, o Flamengo embarca para uma excursão ao Peru, Colômbia e Equador. No primeiro jogo, ao derrotar o Sport Boys por 5 x 1, o Flamengo quebra o recorde de vitórias sobre times estrangeiros, com 21 jogos invictos. Esse jogo fazia parte do Torneio Quadrangular do Peru, que o Flamengo conquistou ao empatar em 4 x 4 com o Deportivo Municipal e vencer o Alianza por 3 x 1. A excursão teve continuidade com o empate de 1 x 1 com o Alianza, vitória de 7 x 4 contra a Seleção de Arequipa, onde conquistou o Troféu Cidade de Arequipa e vitória de 2 x 0 sobre o Deportivo Municipal.
A delegação segue para a Colômbia, onde perde de 4 x 1 para o Millonarios, empata em 1 x 1 com o Deportivo Cali, vence o Deportes Quíndio por 1 x 0 e vence o Boca Juniors de Cali (Colômbia) por 6 x 3. Para encerrar a excursão, o time segue para o Equador e vence o Barcelona de Guayaquil por 3 x 1. Nesse mesmo tempo, um time reserva fica no Rio de Janeiro e disputa o Torneio Municipal. Apesar de jogar com um time reserva, o Flamengo realiza ótima campanha e chega em segundo lugar, perdendo a decisão para o América, por 1 x 0.
Antes de disputar o Campeonato Carioca, o Flamengo participa do Torneio Início e após vencer o Oriente por 2 x 0 e o Botafogo por 2 x 0, decide o título com o Vasco, vencendo por 1 x 0, gol de Jadir, ficando com o bicampeonato do Torneio.
No Campeonato Carioca, o Flamengo realiza boa campanha, já mostrando a força do time que em breve iria encantar a sua torcida e ganhar o título de Rolo Compressor. Pecou apenas por perder pontos para alguns times pequenos, como o Olaria, onde perdeu por 2 x 1 no 1º turno e empatou por 0 x 0 no 2º turno. O destaque ficou para a goleada de 9 x 0 sobre o São Cristóvão, com show de Benitez. Devido à falta de datas e à falta de organização, o campeonato de 1952 só terminou em 1953, quando o Flamengo vence o Botafogo por 6 x 3 e o Fluminense por 3 x 1. Porém, não foi o suficiente para ser campeão. O time fica com o vice-campeonato.
No Remo, o Flamengo conquista o bicampeonato da Prova Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes.
No Atletismo, o Flamengo vence as Provas Rústicas do Grajaú e Horto Florestal. Também conquista os Campeonatos Cariocas de Júnior, de Novíssimos e de Principiantes.
No Basquete, o Flamengo conquista o Bicampeonato Carioca Masculino Adulto, o Campeonato da 3ª Divisão, o Torneio de Lances Livres e o Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes. O time, inclusive, realiza uma excursão para Bélgica, França, Espanha e Portugal, realizando 11 jogos Não perdeu nenhum jogo.
No Vôlei, o Flamengo conquista o troféu dos Campeões Brasileiros, o Campeonato Carioca Feminino de 2º Quadro, o Bicampeonato Carioca Feminino Adulto, o Bicampeonato do Torneio Tabajuca Feminino Adulto e o Torneio do Clube Central de Niterói Feminino Adulto . O time masculino adulto conquista os Jogos Abertos de Cambuquira (MG)
Na competição de Tiro, o Flamengo conquista o Campeonato Metropolitano.
Nos Jogos da Primavera, competição de esporte amador feminino criado pelo Jornal dos Sports, o Flamengo consegue vencer as competições de Tênis de Mesa, Esgrima, Ciclismo e Tênis.
-1953:
Presidente: Gilberto Ferreira Cardoso
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca
Torneio Quadrangular da Argentina (Troféu General Juan Perón)
Torneio Triangular de Curitiba (PR)
Troféu Régis Pacheco (BA)
Atletismo: Prova Rústica do Grajaú
Troféu Imprensa
Prova Rústica da Lagoa
Prova Rústica do Horto Florestal
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Masculino Adulto de 2º Quadro
Campeonato Brasileiro Masculino
Campeonato Carioca da 2ª Divisão Masculino
Campeonato Carioca da 3ª Divisão Masculino
Campeonato Sul Americano de Times Campeões Masculino
Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes
Remo: Campeonato Carioca de Novíssimos
Vôlei: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Masculino da 2ª Divisão
Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro
Campeonato Carioca Feminino da 2ª Divisão
Campeonato Carioca Feminino de 2º Quadro
Torneio Tabajuca Feminino Adulto
Jogos da Primavera
O ano de 1953 marca o início do segundo tricampeonato carioca do Flamengo. O time inicia o ano disputando o Torneio Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro, quando empata por 1 x 1 com o Racing da Argentina e vence espetacularmente o Boca Juniors por 4 x 2. Porém, perde a decisão para o Vasco da Gama, ficando com o vice-campeonato. A seguir, o Flamengo embarca para a Bahia e vence o Troféu Régis Pacheco ao vencer o Vitória por 8 x 2. Também vence o Bahia por 2 x 1, e ao empatar com o Internacional por 2 x 2, o Flamengo fica em segundo lugar no Torneio Quadrangular Régis Pacheco, ao perder pelo “gol average” (saldo de gols) para o próprio Internacional
Em março, o Flamengo embarca para Buenos Aires, onde disputa o Torneio Quadrangular da Argentina. A estréia é contra o San Lorenzo e o Flamengo empata por 2 x 2, com gols de Adãozinho e Rubens. A seguir, o Flamengo empata com o Boca Júniors por 1 x 1 , jogando no famoso estádio La Bombonera, com gol de Índio. Para a última rodada, devido a combinação dos resultados, o Flamengo precisaria vencer o Botafogo para ser campeão. O time jogou com Garcia, Leone, Pavão, Jadir, Dequinha, Marinho, Joel, Rubens, Adãozinho, Índio e Esquerdinha. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Joel marca 1 x 0 para o Flamengo. Rubens, aos 12 e 26 minutos do segundo tempo, fecha o placar em 3 x 0 e o Flamengo conquista mais um título em torneios internacionais.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, o presidente Gilberto Cardoso contrata o treinador Fleitas Solich. Solich era o treinador da Seleção do Paraguai, que disputava o Sul Americano. Com ele, o Flamengo completou a engrenagem do que seria a grande equipe tricampeã.
O Flamengo inicia a disputa do Torneio Rio-São Paulo, que se tornou durante o correr dos anos, um campeonato em que o Flamengo não conseguiria bons resultados. E como não seria diferente, o Flamengo não realiza boa campanha, inclusive sendo derrotado por 6 x 0 pelo Corinthians. Após terminar o Rio-São Paulo, o Flamengo vai a Curitiba e disputa o Torneio Triangular da cidade, onde vence a Portuguesa de Desportos de São Paulo por 2 x 0 e ganha o título ao empatar com o Coritiba por 1 x 1.
O Flamengo dá início a conquista do tricampeonato em 12 de julho, ao vencer o Madureira por 4 x 0, no Maracanã. Durante o Campeonato Carioca, o Flamengo leva uma verdadeira multidão aos seus jogos, lotando o Maracanã, que já mostrava ser a casa predileta da torcida do Flamengo, grande como o próprio estádio. O campeonato foi realizado em três turnos e novamente devido à falta de datas, só foi encerrado em 1954. Obteve ao todo, 21 vitórias, sendo derrotado apenas 2 vezes. O time base foi Garcia, Marinho, Pavão, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Benitez e Esquerdinha.
Foi em 1953 que o Flamengo perde um de seus maiores jogadores. Biguá encerra sua carreira, depois de 12 anos defendendo a camisa rubro-negra. Ao final do ano, o Flamengo inicia o terceiro turno, vencendo o Fluminense por 2 x 1 em um jogo memorável e o América por 2 x 0. Ainda faltavam 3 jogos, porém devido à falta de datas, foram jogados em janeiro de 1954. Em 03 de janeiro, o Flamengo vence o Bangu por 2 x 0. Em 10 de janeiro, derrota o Vasco por 4 x 1, com gols de Jorge(contra), Índio e dois de Benitez, assegurando o título de Campeão Carioca com uma rodada de antecedência. Em 20 de janeiro, o Flamengo derrota o Botafogo por 1 x 0, com gol de Rubens e ratifica o título de campeão carioca de 1953. Benitez é o artilheiro do campeonato com 22 gols.
No Atletismo, o Flamengo conquista as Provas Rústicas do Grajaú, da Lagoa e do Horto Florestal e o Troféu Imprensa.
No Basquete, o Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca Masculino Adulto, o Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro, o Campeonato Brasileiro Masculino, o Campeonato Carioca Masculino da 2ª Divisão, o Campeonato Carioca Masculino da 3ª Divisão, o Campeonato Carioca Masculino de Aspirantes e o maior título, que foi o Sul Americano de Clubes Campeões. Este foi o primeiro título internacional do basquete brasileiro. Foi realizado entre os dias 12 e 21 de dezembro de 1953 na cidade de Antofagasta, no Chile. Participaram os campeões sul-americanos e o anfitrião. A campanha foi a seguinte:
Flamengo 45 x 36 Antofagasta (Chile)
Flamengo 57 x 36 Bilis (Peru)
Flamengo 66 x 51 Olímpia (Paraguai)
Flamengo 43 x 32 Palestino (Chile)
Flamengo 76 x 64 Paysandu (Uruguai)
Flamengo 56 x 74 Santa Fé (Argentina)
Flamengo 55 x 45 Universidad (Equador)
No Vôlei, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca Masculino Adulto, o Campeonato Carioca Masculino da 2ª Divisão, o Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro, o Campeonato Carioca Feminino de 2ª Divisão e o Bicampeonato Carioca Feminino de 2º Quadro. Também conquistou o Tricampeonato do Torneio Tabajuca Feminino Adulto, conquistando o troféu de forma definitiva e os Jogos da Primavera. O time de voleibol feminino realizou uma excursão ao Peru, onde jogou 17 partidas, voltando invictas ao Brasil. Devido a isso, o time ganhou o título simbólico de “Invictas do Peru”. As jogadoras que participaram dessa campanha invicta foram: Leila, Carmem Pereira, Pequenina, Marlene, Marina, Carmem Castelo Branco, Dayse, Celma Maria Lúcia Rabelo e Rosinha.
No Remo, o Flamengo volta a conquistar um título, depois de muitos anos sem conquistas: foi no Campeonato Carioca de Novíssimos. O Remo do Flamengo ficou 20 anos sem conquistar o Campeonato Carioca principal, onde foi campeão pela última vez em 1943 e só voltou a conquistar o título em 1963.
-1954
Presidente: Gilberto Ferreira Cardoso
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca
Torneio Internacional do Rio de Janeiro
Atletismo: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Prova Rústica da Lagoa
Prova Rústica da Ilha do Governador
Prova Rústica do Grajaú
Prova Rústica do Horto florestal
Campeonato Carioca Masculino Junior
Campeonato Carioca Feminino Júnior
Campeonato Carioca de Novíssimos
Campeonato dos Jogos Infantis
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Masculino da 2ª Divisão
Campeonato Carioca Feminino Adulto
Vôlei: Campeonato Carioca Feminino Adulto
Campeonato dos Jogos Infantis
Campeonato Carioca Masculino de 2º quadro
Jogos da Primavera
Hockey: Troféu Moreira Leite
Torneio Triangular do Rio de Janeiro
Esgrima: Troféu Jornal dos Sports
Arco e Flecha: Campeonato dos Jogos Infantis
Ciclismo: Campeonato dos Jogos Infantis
Natação: Campeonato dos Jogos Infantis
Tênis: Campeonato Feminino dos Jogos Infantis
Campeonato Masculino dos Jogos Infantis
Tênis de Mesa: Campeonato Aberto da Cidade do Rio de Janeiro
Jogos da Primavera.
Após a conquista do Campeonato Carioca de 1953, em janeiro de 1954, o Flamengo realiza alguns amistosos em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em abril, o Flamengo viaja para a Europa, para realizar uma série de amistosos. Em 07 de abril, o Flamengo joga no Estádio San Siro, em Milão, Itália, empatando por 2 x 2 com o Combinado de Milão, formado por jogadores de Milan e Internazionale. A seguir, o time segue para Frankfurt, Alemanha, onde em 11 de abril enfrenta o Eintracht Frankfurt, empatando por 1 x 1.
O Flamengo torna-se o primeiro time brasileiro a jogar em um país do bloco socialista, quando em 16 de abril enfrenta o Kinizsi (também conhecido com Ferencvaros) da Hungria, em Budapeste, vencendo por 5 x 0. A seguir, o time vai para a Áustria, onde joga em 19 de abril com o Rapid Viena, empatando por 2 x 2 e perde para o Linzer ASK (atual LASK Linz) por 1 x 0 em 21 de abril. O Flamengo segue para a Alemanha, na época Ocidental, onde empata pelo placar de 2 x 2 com o Nuremberg, com o Stuttgart e também com o Combinado de Mannheime / Ludwigshafen . Perde de 4 x 3 para o Saarbrucken, vence de 3 x 0 o Reutlingen, empata por 1 x 1 com o Hamburgo e vence o Werder Bremen por 4 x 1, encerrando a excursão.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, o time inicia a disputa do Rio-São Paulo. Apesar das vitórias de 4 x 1 sobre o Vasco e 1 x 0 sobre o América, o Flamengo perde vários jogos e mais uma vez não consegue realizar uma boa campanha neste torneio. Em julho, é disputado o Torneio Internacional do Rio de Janeiro. Em 25 de julho, o Flamengo derrota o Deportivo La Coruña da Espanha por 4 x 1. Em seguida, em 01 de agosto, derrota o Fluminense por 5 x 2 e conquista o título do torneio.
O time já conta com os reforços de Tomires, um vigoroso zagueiro que não perdia uma dividida; Babá, um arisco e pequenino ponta esquerda e Evaristo de Macedo, grande jogador, que futuramente viria a fazer grande sucesso em gramados espanhóis, sendo ídolo no Barcelona e Real Madrid. Antes da disputa do Campeonato Carioca, mais uma vez foi disputado o Torneio Início e o Flamengo chegou em segundo lugar, perdendo o título para o Fluminense.
A campanha do Bicampeonato tem início em 22 de agosto, no Maracanã, numa apertada vitória de 4 x 3 sobre o Canto do Rio. Porém, o Flamengo vai derrotando a todos que se colocaram em seu caminho, tendo ao final do campeonato, 19 vitórias, sendo derrotado apenas 2 vezes. O time base foi Garcia, Tomires, Pavão, Jadir, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Evaristo e Zagallo.
Mais uma vez, o campeonato não termina no mesmo ano, sendo completado em 1955. Em 12 de fevereiro, um sábado à noite, o Flamengo concretiza o título, vencendo o Vasco da Gama por 2 x 1, com gols de Índio e Paulinho, transformando o Maracanã em um verdadeiro carnaval antecipado, já que estávamos às vésperas da festa popular. Antes de jogar a última partida, contra o Bangu, o Flamengo realiza um amistoso internacional, contra o Estrela Vermelha da Iugoslávia, vencendo por 4 x 1, no Maracanã. Em 27 de fevereiro, o Flamengo já entra em campo campeão, promovendo grande festa para a torcida rubro-negra, com direito a desfile de escolas de samba e carnaval em campo. Para coroar a festa, o Flamengo vence por 5 x 1 e encerra com chave de ouro a campanha de 1954.
No Atletismo, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Masculino Adulto, as Provas Rústicas da Lagoa, Ilha do Governador, Grajaú e Horto Florestal e o Campeonato Carioca Masculino Junior, Feminino Junior e de Novíssimos.
No Basquete, o Flamengo conquista o Tetracampeonato Carioca Masculino Adulto, o Campeonato Carioca Masculino da 2ª Divisão e o Campeonato Carioca Feminino Adulto.
No Vôlei, o time chamado "Rolinho Compressor" sagra-se Campeão Carioca Feminino Adulto e o Bicampeonato dos Jogos da Primavera. O Flamengo também conquista o Bicampeonato Carioca Masculino de 2º Quadro.
O Flamengo também possuía um time de Hockey sobre patins, conseguindo conquistar o Troféu Moreira Leite e o Torneio triangular do Rio de Janeiro.
O Flamengo participa com sucesso dos Jogos da Primavera, realização do Jornal dos Sports, onde eram realizadas competições de esporte amador feminino e que constituía em um grande acontecimento esportivo do Rio de Janeiro, desde 1949. Em 1954, o Flamengo conquista o título de Campeão dos Jogos da Primavera. Além de conseguir conquistar o título de campeão dos Jogos, o Flamengo conquista a Taça Jornal dos Sports na competição de Esgrima.
Desde 1951 os Jogos Infantis eram realizados no Rio de Janeiro, dando um grande incentivo aos jovens atletas amadores de vários clubes. O Flamengo conquista os campeonatos de Arco e Flecha, Atletismo, Ciclismo, Natação, Tênis Masculino e Feminino e Vôlei dos Jogos Infantis desse ano, ficando com o vice-campeonato dos Jogos.
Em 08 de agosto de 1954, o presidente Gilberto Cardoso implanta o Judô no Flamengo. É a primeira luta marcial praticada pelo clube, porém a primeira luta foi o Boxe, que rendeu grandes títulos ao Flamengo na década de 40.
-1955:
Presidente: Gilberto Ferreira Cardoso (morreu no exercício da presidência) e Antenor Coelho.
Títulos:
Futebol: Campeonato Carioca
Torneio Internacional do Rio de Janeiro (Taça Gilberto Cardoso)
Troféu Marechal Eurico Gaspar Dutra (RJ)
Taça Gilberto Cardoso
Taça da Amizade (BA)
Troféu Antonio Balbino (BA)
Troféu Flamengo x Combinado Ferroviário-Atlético (PR)
Campeonato Carioca de Aspirantes
Atletismo: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Troféu Brasil
Jogos da Primavera
Basquete: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Masculino juvenil
Remo: Prova Clássica Prefeitura de Niterói
Vôlei: Campeonato Carioca Masculino Adulto
Campeonato Carioca Feminino Adulto
Torneio Início Feminino Adulto
Campeonato Brasileiro Interclubes Feminino Adulto.
Campeonato Carioca Masculino de 2º Quadro
Torneio Início Masculino Adulto
Jogos da Primavera
Esgrima: Taça Jornal dos Sports
Torneio Estreante Individual
Troféu Dr. Alaor de Prata
Troféu Correio da Manhã de Florete Feminino
Campeonato de Aspirantes de Espada Masculino
Campeonato de Aspirante de Florete Masculino
Hipismo: Campeonato dos Jogos Infantis
Campeonato Estadual
Tênis de Mesa: Campeonato Carioca Estreantes Individual Masculino
Campeonato Carioca Juvenil Individual Masculino
Campeonato Carioca Estreantes Feminino por equipes
Campeonato Carioca 2ª Classe Feminino por equipes
Campeonato Carioca 3ª Classe Masculino por equipes
Boxe: Campeonato Luva de Ouro de Veteranos
Campeonato Luva de Prata de Novos
Campeonato Luva de Prata de Novíssimos
Ciclismo: Campeonato Estadual de Ciclismo por Equipes de 1955
Jogos Infantis.
Após a conquista do Bicampeonato, no início do ano, o Flamengo inicia o Torneio Rio-São Paulo, intercalando amistosos pelo Brasil. Em abril, realiza um amistoso internacional, no Estádio Centenário de Montevidéu, vencendo o Peñarol por 3 x 2. No Rio-São Paulo, mais uma vez o Flamengo não consegue uma boa campanha, com altos e baixos.
Disputa a seguir o Torneio Triangular de Belo Horizonte, sendo derrotado por América e Atlético Mineiro por 2 x 1.
Em abril o Flamengo disputa jogos amistosos na Bahia e conquista em 26 de abril, após derrotar o Bahia por 2 x 1, a Taça da Amizade e o Troféu Antonio Balbino. Em junho, Flamengo e Nacional de Montevidéu acertaram a disputa de um lindo troféu de mais de um metro, representado por uma mulher alada, denominado troféu Marechal Eurico Gaspar Dutra. Seriam dois jogos no Maracanã e dois jogos em Montevidéu. Ao final, quem fizesse mais pontos ficaria com o troféu. Nos dois jogos no Maracanã, o Flamengo venceu pelo placar de 3 x 2. Os jogos em Montevidéu não foram realizados e o Flamengo acabou ficando de posse do troféu.
Também em junho, é disputado o Torneio Internacional Charles Miller, com jogos disputados no Rio de Janeiro e São Paulo. O Flamengo derrota o Benfica de Portugal por 1 x 0, o Palmeiras por 5 x 3 e o Peñarol por 2 x 1, porém não consegue ficar com o título.
A partir de agosto, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Carioca. O início da campanha ocorre em 07 de agosto, no Maracanã, com uma vitória de 2 x 0 sobre o Canto do Rio. O time vai derrotando a grande maioria dos adversários, com destaque para as vitórias de 4 x 1 sobre o América e 6 x 1 sobre o Fluminense. Se no ano anterior os jogos finais do campeonato entraram pelo ano seguinte, nesse campeonato a coisa foi pior ainda, com seu final ocorrendo somente em abril de 1956.
O time do Flamengo apresentou para os jogos finais do campeonato o goleiro argentino Chamorro como titular. Ele foi apontado por Fleitas Solich como o nome para substituir Garcia no gol do Flamengo. Durante a maior parte do campeonato carioca de 1955, o Flamengo teve no gol Aníbal. Mas para os jogos decisivos, Chamorro tomou conta da meta rubro-negra. Fleitas Solich escreveu seu nome como um dos maiores técnicos que o Flamengo já possuiu. Realizou um grande trabalho, dando um padrão de jogo ao time e lançando-o ao ataque, o que proporcionou a grande conquista do Tricampeonato Carioca.
A nota triste desse ano de tantas alegrias, foi a morte do presidente Gilberto Cardoso. Em 16 de novembro, dia em que o Flamengo disputava com o Syrio e Libanês o título do Campeonato Carioca de Basquete, no Maracanãzinho, o presidente estava no banco de reservas, acompanhando o jogo, como sempre fazia. Apaixonado pelo Flamengo, tendo praticamente dedicado sua vida ao clube, abandonando muitas vezes sua família e a Medicina, sua profissão, Gilberto sofria com o Flamengo, que perdia por 1 ponto de diferença a decisão, quando faltavam poucos segundos para o final da partida. Eis que, recebendo a bola na cabeça do garrafão, Guguta arremessa e faz a cesta decisiva, dando o Pentacampeonato Carioca de Basquete ao Flamengo. Na comemoração, os jogadores notaram que seu presidente não estava mais ali. Sentindo-se mal, com forte dor no peito, Gilberto Cardoso sai sem ser percebido e pega seu automóvel, seguindo em direção ao Hospital. Já na Avenida Presidente Vargas, sentindo que não teria condições de continuar dirigindo, pega um táxi. Ao chegar ao Hospital Miguel Couto, já estava morto. A notícia caiu como uma bomba no Flamengo. Foi uma grande comoção entre torcida, associados e atletas. O Flamengo perdia nesse dia o seu maior presidente.
Ao final do ano, com a interrupção do campeonato, que só voltaria a ser disputado em início de 1956, foi disputado mais uma vez o Torneio Internacional do Rio de Janeiro, valendo a Taça Gilberto Cardoso. O quadrangular seria disputado também por Vasco da Gama , Racing e Independiente. Em 27 de dezembro, o Flamengo vence o Racing da Argentina por 2 x 1 e conquista o torneio vencendo o Independiente da Argentina por 3 x 0, em 30 de dezembro. Também foi realizado um jogo entre um Combinado Flamengo/Vasco contra um Combinado Racing/Independiente, com a vitória do Combinado Flamengo/Vasco por 3 x 1. Neste jogo o Combinado Flamengo/Vasco utilizou o uniforme do Flamengo, que apresentava uma tarja preta sobre o escudo.
Podemos observar uma coisa: os jogadores de futebol dessa época jogavam com muito mais amor à camisa, não importavam se os jogos fossem em véspera de Natal ou Ano Novo, não tinham férias nem diretos trabalhistas. Hoje, com o profissionalismo e leis trabalhistas, que sem dúvida foram um grande direito adquirido pelos atletas, grande parte desse amadorismo, dessa visão romântica e heróica que o futebol tinha, acabou. O jogador vestia com orgulho a camisa de seu time por muitos anos, se identificava com a torcida e não media sacrifícios pelo clube, ganhando muito pouco. Hoje, vemos jogadores, muitos com futebol medíocre, que ganham fortunas, que jogam a cada ano em um time diferente, que visam ir à Europa para ficarem ricos e que no final, tornam o futebol cada vez mais pobre de emoção e orgulho. Que inveja dos torcedores daquele tempo, em que o jogador era antes de tudo apaixonado pela sua camisa e suas cores...
Em 1956, nos primeiros dias de janeiro, volta a ser disputado o campeonato carioca. Em 18 de março, o Flamengo joga fora a chance de ser campeão carioca no último jogo do terceiro turno. Vale a pena lembrar que os campeonatos daquela época eram por pontos corridos e somente a partir de 1972 é que os campeões dos turnos passaram a decidir os títulos.
Em 18 de março, ao perder de 2 x 1 para o Vasco, o Flamengo se vê obrigado a decidir o título com o América, que chegava empatado ao final do campeonato com o Flamengo. O primeiro jogo da decisão ocorre em 26 de março, e o Flamengo vence o América com um gol de Evaristo de Macedo aos 43 minutos do segundo tempo, num chute de fora da área que entrou rente a trave direita do goleiro Pompéia. Se vencesse o próximo jogo, o Flamengo conquistaria o tão sonhado título. Em 01 de abril, o Flamengo é derrotado por inacreditáveis 5 x 1 pelo América e deixa a torcida com aquele grande receio de não conseguir o tricampeonato.
Para o terceiro e decisivo jogo, o Flamengo entra em campo com Chamorro, Tomires, Pavão, Servílio, Dequinha, Jordan, Joel, Duca, Evaristo, Dida e Zagallo. No ataque, o Flamengo contou com Dida, jovem reserva que veio de Maceió para o Flamengo, indicado pelos jogadores de vôlei rubro-negros que excursionavam pelo nordeste e viram uma partida da seleção alagoana de futebol e se encantaram com aquele jogador franzino e seu grande futebol. Pois bem, nesse jogo decisivo, a torcida do Flamengo praticamente vê o início da trajetória de glórias daquele que se transformaria no maior artilheiro da história do clube, antes de Zico, e um de seus maiores ídolos.
Em 04 de abril, o Flamengo entra em campo vestindo calções negros, em homenagem ao presidente Gilberto Cardoso. O jogo foi apitado por Mario Vianna e desde seu início foi muito disputado. O Maracanã recebe um público recorde e até o Presidente Juscelino Kubistcheck estava presente. Aos 15 minutos, Joel chuta a bola na trave. A bola vem para Duca que chuta. Dida vem na sobra e abre o marcador, deixando a torcida do Flamengo enlouquecida. Aos 40 minutos, Joel recebe falta de Hélio. Tomires cobra a falta, tocando para Evaristo. Ele cruza a bola na área. O goleiro Pompéia não segura a bola. Dida cabeceia e novamente marca, deixando o Flamengo com a mão na taça. Acontece que o América marca por intermédio de Romeiro e deixa a torcida apreensiva. Aos 18 minutos do segundo tempo, Evaristo vai ao fundo e cruza. Duca e Dida vão no lance. Dida gira o corpo e chuta no canto do goleiro Pompéia, fazendo 3 x 1. A torcida do Flamengo já comemora nas arquibancadas do Maracanã. Aos 44 minutos, com a torcida já gritando campeão, Pavão desfere um chute de longe. A bola bate no travessão. Dida vem na corrida e chuta para dar números finais ao jogo e ao campeonato. O Flamengo conquista o tão sonhado Tricampeonato Carioca. Ficou apenas uma única dúvida. Muitos afirmam que o terceiro gol do Flamengo foi marcado por Duca, porém, não importando o fato, o Flamengo conquista brilhantemente e com heroísmo o tão sonhado título, honrando, inclusive, a memória do querido presidente Gilberto Cardoso. O jogador Paulinho foi o artilheiro do campeonato com 23 gols.
O time de futebol de aspirantes conquista o Campeonato Carioca. Esse time era formado por jogadores jovens, que muitas vezes jogava reforçado pelos profissionais que por alguma razão não poderiam jogar no time principal.
No Atletismo, o Flamengo conquista com sua fantástica equipe, o Bicampeonato Carioca Masculino Adulto. Também conquista o Troféu Brasil e os Jogos da Primavera.
No Basquete, o Flamengo conquista o Pentacampeonato Carioca de Basquete Masculino Adulto e o Campeonato Carioca Masculino Juvenil.
No Vôlei, o Flamengo conquista o Campeonato Carioca Masculino Adulto, o Bicampeonato Carioca Feminino Adulto, o Torneio Início Feminino Adulto, o Tricampeonato dos Jogos da Primavera e o Tricampeonato Carioca Masculino de 2º Quadro. Conquistou também o Torneio Início Masculino Adulto. O time feminino adulto conquista brilhantemente o Campeonato Brasileiro Interclubes. De 1950 a 1955, o Flamengo formou uma equipe de Voleibol Feminino fantástica, onde despontavam as seguintes jogadoras: Rosa Maria Bastos O’Shea (esposa do grande jogador de vôlei masculino John O’Shea), Carmem Marques Pereira, Carmem Silva Castelo Branco, Gilda Boettcher Salles, Leila Fernandes Peixoto, Lygia Coussenza Rodrigues, Marina Conceição Celistre, Marlene Guedes Shenkel, Helena Fernandes Martins, Martha Numberg e Norma Teles Pires
No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Prefeitura de Niterói.
Na Esgrima, o Flamengo conquista a Taça Jornal dos Sports, o Torneio Individual de Estreantes, o Troféu Correio da Manhã de Florete Feminino, o Troféu Dr. Alaor de Prata, o Campeonato de Aspirantes de Espada Masculino e o Campeonato de Aspirantes de Florete Masculino.
No Hipismo, o Flamengo sagra-se Campeão dos Jogos Infantis e Campeão Estadual, com destacada atuação de Nélson Pessoa Filho.
No Boxe, o Flamengo conquistou o Campeonato Luva de Ouro de Veteranos e o Campeonato Luva de Prata de Novos e Novíssimos. Essas competições foram organizadas pelo jornal O Globo, para incentivar o Boxe no Rio de Janeiro.
No Ciclismo, o Flamengo conquistou o título de Campeão Estadual por equipes
Nos Jogos Infantis, o Flamengo também se destaca e sagra-se Campeão pela primeira vez, desde o início dos jogos em 1951.